Resumo
- TVs LG de gerações passadas receberão suporte a Google Cast por meio de atualização gratuita, incluindo modelos como QNED e OLED.
- Atualização habilita transmissão de conteúdos de dispositivos Android, iPhone e computadores para as TVs.
- Desde 2023, a LG concede cinco anos de atualizações para o webOS.
- A versão mais recente do sistema, chamada de webOS 24, inclui portal de esportes, reconhecimento de voz e chatbot.
As TVs LG vendidas no Brasil também vão ganhar a atualização de software que habilita suporte ao protocolo Chromecast. A gigante eletroeletrônica confirmou ao Tecnoblog com exclusividade que modelos lançados por aqui em 2023 receberão a novidade, a exemplo do que vem acontecendo no exterior.
Os donos de televisores do ano passado irão notar a presença do nome Google Cast, uma vez que o Google optou por abandonar o termo Chromecast para o sistema de transmissão sem fio de imagens. O protocolo Google Cast é uma alternativa ao AirPlay e ao DLNA, entre outras tecnologias.
Posso dar meu depoimento: tenho uma LG OLED C4 de 55 polegadas em casa. A presença do Chromecast gera a facilidade de transmitir conteúdos diretamente do celular (tanto Android quanto iPhone) para o televisor, bem como do computador (principalmente por já ter Google Cast no navegador Chrome). Outras fabricantes possuem tecnologias similares.
Quais TVs LG recebem o Google Cast?
A LG nos contou que as seguintes linhas receberão a novidade até o final do ano:
- UHD
- NanoCell
- QNED
- OLED
Por outro lado, a empresa não divulgou o cronograma exato de atualizações no mercado brasileiro. Há relatos no exterior de que os recentes modelos C3 e G3 começaram a receber a atualização.
A LG anunciou em dezembro de 2023 que as TVs passariam a receber cinco anos de atualizações de sistema. A versão mais recente, batizada de webOS 24, traz um portal dedicado a esportes; reconhecimento de voz; e chatbot para resolução de problemas.
TVs antigas da LG ganham atualização com Google Cast (inclusive no Brasil)