O World Wide Web Consortium (W3C), entidade responsável por definir padrões para a web, atualizou sua recomendação sobre cookies de terceiros: eles têm que acabar. O posicionamento, publicado nesta segunda-feira (29), vêm em resposta à decisão do Google de semana passada. A empresa anunciou que não vai remover do Chrome o suporte a este tipo de rastreamento.
Além de um comunicado, o W3C atualizou um documento conhecido como “TAG finding”, ou seja, uma conclusão do grupo técnico. Em 2023, a página tinha o título “Aprimorando a web sem cookies de terceiros”. Agora, isso mudou para “Cookies de terceiros devem ser removidos”.
“Cookies de terceiros não são bons para a web”, escreve Hadley Beeman, integrante de um dos grupos técnicos do W3C, em um comunicado. “Eles podem ser úteis em casos como login e autenticação única, ou colocar produtos em um carrinho.”
Beeman, no entanto, faz um alerta. “[Cookies de terceiros] também podem ser usados para rastrear, de forma invisível, sua atividade de navegação em diferentes sites, para fins de vigilância e segmentação de anúncios. Esta coleta oculta de dados pessoais fere a privacidade de todos.”
A W3C diz ter trabalhado com a equipe de Privacy Sandbox do Chrome, projeto responsável por melhorar a privacidade no navegador. “Embora nem sempre tenhamos concordado, tivemos progressos substanciais juntos”, diz o comunicado do consórcio. “O anúncio [de que os cookies de terceiros vão continuar] veio do nada e prejudica grande parte do trabalho que fizemos juntos para fazer a web funcionar sem cookies de terceiros.”
Google não vai seguir outros navegadores
Na segunda-feira da semana passada (22), o Google anunciou que não vai mais descontinuar os cookies de terceiros, adotando outras proteções de privacidade no lugar disso.
Um cookie é um pequeno arquivo de texto, usado por um site para identificar usuários. Eles podem servir para salvar configurações ou manter contas logadas. Um cookie de terceiros é aquele que não pertence ao domínio que o usuário está visitando, mas sim a um banner de publicidade ou uma ferramenta de medição de audiência, entre outros exemplos.
Ao longo dos anos, muitos navegadores passaram a oferecer ferramentas para bloquear cookies. Geralmente, elas vêm configuradas por padrão para impedir os cookies de terceiros. Firefox, Safari e Edge são alguns exemplos.
O caso do Google, porém, é mais delicado. Como o Google fatura muito com publicidade, abdicar dos cookies de terceiros pode ter impacto na segmentação de anúncios e, portanto, nos negócios. Substituí-los por uma solução proprietária, como a empresa propôs algumas vezes, também levanta questões de concorrência justa.
Para completar, o Chrome é o navegador mais usado no mundo, o que significa que qualquer mudança nele tem um impacto muito maior.
Com informações: W3C
W3C critica Google e diz que cookies de terceiros precisam acabar