Sobrou comida em casa e não sabe como guardar tudo de forma correta, sem estragar os alimentos? algumas dicas simples e fáceis para conservar as sobras de comida.

Como devemos armazenar cebola, gema de ovo e frutas, e ainda alertou para alguns cuidados:

  • Se o produto for industrializado, tem que ficar de olho na data de validade e respeitar.
  • Outra coisa são os aspectos. Às vezes, pode estar dentro da data de validade ou é uma comida fresca, mas o cheiro não está bom. Desconfiou, cuidado. Ainda mais alimentos perecíveis.
  • Uma coisa importante é a questão da umidade. Quanto mais úmido o alimento, mais fácil ele estraga. Existem alimentos que precisam ser secos para ele durar mais tempo e evitar o desperdício.

Cebola

Cebola — Foto: Reprodução/Internet

Cebola

Depois de cortar a cebola, coloque-a em um pote de vidro com tampa ou recipiente próprio para cebola. Guarde-a na geladeira por até dois dias e lembre-se de manter a cebola fora da geladeira antes de usá-la. Isso porque a casca protege o alimento.

Gema de ovos

Gema de ovo pode ser congelada — Foto: Reprodução/Internet

Gema de ovo pode ser congelada

O ideal é que a gema seja armazenada na parte de cima da geladeira, por ser mais fria. O alimento estraga muito facilmente e é preciso ter muito cuidado. Lembre-se de não estourar a gema e guardá-la por um dia em pote vedado.

Se preferir, pode congelar esse alimento por até dois meses seguindo o seguinte passo: basta separar a gema da clara, estourar, bater com um garfo, acrescentar uma pitada de sal e congelar. Caso use a gema congelada em uma receita doce, troque o sal por açúcar.

Folhas

Folhas de couve podem ser congeladas — Foto: Reprodução/Internet

Folhas de couve podem ser congeladas

Assim que chegar da feira, hortifrúti ou supermercado, higienize as folhas das verduras, uma a uma, e seque tudo muito bem. Pode guardar em saquinhos com vedação própria ou aqueles de feira mesmo, desde que retire todo o ar do recipiente.

Você também pode congelar a couve, inclusive picada, e o espinafre, por exemplo.

Frutas

Limão evita que frutas como abacate e maçã oxidem  — Foto: Reprodução/Internet

Limão evita que frutas como abacate e maçã oxidem

Quanto mais contato a fruta tiver com o ar, mais rápido vai estragar. Ou seja, nada de cortar a fruta em pedaços muito pequenos. Se puder, mantenha a fruta na casca e em pedaços maiores, como no caso da melancia.

Você pode separar a melancia em porções menores, protegê-la com papel filme ou guardar em saquinhos com vedação própria ou os de feira. Dura por quatro dias na geladeira ou até seis meses no congelador.

Para as frutas que escurecem rapidamente, como o abacate e a maçã, o truque para conservar a sobra é pingar gotas de limão. A fruta não vai perder os nutrientes e ficará sem essa oxidação.

Mas e aí, o que fazer com a sobra do limão? Você pode envolvê-lo em plástico filme ou conservá-lo em um pote com tampa, com o mínimo de ar possível. Se quiser usar o limão depois, basta congelar a fruta por até 20 dias e fazer um belo suco ou usar as raspas dele no preparo da salada.

Enlatados

Milho e outros enlatados não podem ser armazenados própria lata depois de abertos — Foto: Reprodução/Internet

Milho e outros enlatados não podem ser armazenados própria lata depois de abertos

A dica principal de Mariana Ferri para os produtos enlatados é: não armazene o que sobrou na própria lata. Os metais pesados passam para o alimento e isso é um perigo.

A primeira coisa a ser feita quando abrir a lata para fazer uma receita é: tirar o líquido com a ajuda de uma peneira, lavar o produto em água corrente e deixar secar bem. Depois, é só conservar o alimento em um recipiente fechado. Isso serve para milho, ervilha, palmito e todos os outros enlatados.

Molho de tomate

Molho de tomate pode ser congelado por até três meses — Foto: Globo

Molho de tomate pode ser congelado por até três meses

molho de tomate pode ser deixado na própria embalagem, se for de vidro, desde que esteja fechando bem e com as bordas limpas. O ideal é usar em até quatro dias. Também é possível congelar o molho de tomate por até três meses.

Mas se o seu molho de tomate vier em lata, sachê ou outro tipo, é só tirar todo o produto da embalagem e guardar em um pote de vidro com tampa.