Sucesso com o público, os filmes baseados em histórias reais são uma ótima opção para quem gosta de ver histórias verdadeiras retratadas em cena.
Prova disso é que Ainda Estou Aqui, filme que conta a história do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar e do caminho traçado por sua esposa, Eunice Paiva, após a tragédia, foi um dos longas brasileiros com a maior bilheteria de 2024, ultrapassando a marca de 3 milhões de espectadores no país.
Além deles, cinebiografias, tramas baseadas em grandes eventos e filmes sobre crimes brasileiros também costumam fazer sucesso. Prova disso é a popularidade de Carandiru: O Filme, lançado em 2003, e o mais recente A Menina que Matou os Pais, de 2021, ambos títulos inspirados em histórias que chocaram o país.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para quem está a fim de conhecer essas e outras produções que tem um fundo verídico, o montou uma lista de 10 filmes brasileiros baseados em histórias reais. Os longas estão ordenados por seu ano de laçamento e tem indicação e estão ou não disponíveis em plataformas de streaming.
1. Carandiru
Se tem um filme baseado em uma história real que merece ser assistido, esse filme é Carandiru, do diretor Hector Babenco. Lançado em 2003, a obra continua atual, e retrata com maestria os problemas carcerários enfrentados pelo nosso país.
Na trama, um médico sanitarista visita o famoso presídio para instruir os detentos sobre a prevenção do vírus HIV. Chegando lá, ele se depara com a superlotação das celas e a precariedade dos serviços prestados, o que culmina na animalização dos presos. Apesar disso, conhece também o lado frágil, romântico e sonhador de cada um dos que ali estão cumprindo pena.
Inspirado no livro homônimo do Dr. Drauzio Varella, o longa traz no elenco Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos, Caio Blat e Wagner Moura. Para quem quiser dar uma chance para essa obra de arte, Carandiru está disponível no Globoplay e na Netflix.
2. Zuzu Angel
Retratando os absurdos que aconteceram durante o período da Ditadura Militar brasileira, esse filme de 2006 conta a história de Zuzu, uma das estilistas mais famosas do país, que sempre teve embates ideológicos com seu filho Stuart.
Sem se importar muito com a situação do país, ela discordava do filho e da atitude dele de ingressar na luta armada para combater os militares. Até que, um dia, Zuzu é surpreendida com a notícia de que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica.
Sem saber o que fazer, ela inicia uma batalha para encontrar o corpo do filho e poder enterrá-lo — e quanto mais ela procura, mais se torna uma figura incômoda para o governo vigente.
Estrelado por Patrícia Pillar e Daniel de Oliveira, o longa está disponível para compra e locação no iTunes e Amazon.
3. Última Parada 174
Filme dirigido por Bruno Barreto (Flores Raras), Última Parada 174 conta a história de Sandro, um menino que cresceu marcado pela violência das ruas e testemunhou a chacina da Candelária, um evento que culminou na morte de oito crianças em situação de rua.
Revoltando com o seu destino, ele se une a outro rapaz vítima do tráfico e, juntos, sequestram um ônibus no Rio de Janeiro, fazendo uma mulher de refém.
Baseado no caso real que aconteceu no dia 12 de junho de 2000, o filme é uma crônica da vida urbana e retrata a violência enfrentada pelos cidadãos da Cidade Maravilhosa. O grande acerto está em discutir as causas do crime, não retratando o jovem como apenas um criminoso, mas uma vítima de um sistema bastante cruel.
Para contar essa história, o longa contou com Michel Gomes na pele de Sandro e Marcelo Melo Jr. como Alessandro, seu comparsa. Também completam o elenco os artistas Cris Vianna, Anna Cotrim, Douglas Silva (Cidade de Deus) e André Ramiro (Tropa de Elite).
Última Parada 174, atualmente, não está disponível em nenhuma plataforma de streaming, mas para quem ficou interessado na história, há ainda o documentário Ônibus 174, de 2002, disponível no Globoplay.
4. Tim Lopes: Histórias de Arcanjo
Lançado em 2014, este documentário conta a história de um dos crimes mais brutais cometidos contra profissionais da imprensa: o assassinato do repórter investigativo da Rede Globo, Tim Lopes.
Batizado de Arcanjo Antonio Lopes de Nascimento, Tim ganhou esse apelido devido às semelhanças físicas que tinha com o cantor Tim Maia. Ele foi um dos jornalistas investigativos mais respeitados pelos seus colegas de profissão e morreu no dia 2 de junho de 2002, executado a mando de Elias Maluco, um dos principais traficantes do Rio de Janeiro.
Na época, Tim estava investigando a prostituição infantil e o tráfico de drogas que aconteciam em um baile funk da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. No fatídico dia, ele foi perseguido e morto com requintes de crueldade.
Dirigido por Guilherme Azevedo, o documentário é contado sob o ponto de vista de seu filho, dez anos após a morte do repórter. Quem quiser assisti-lo, pode vê-lo no Prime Video.
5. Flores Raras
Drama romântico lançado em 2013, Flores Raras é um filme que deu bastante trabalho ao seu diretor, o cineasta Bruno Barreto, em obter fundos para o projeto. Tendo como tema central um romance entre duas mulheres, o longa foi recusado por muitos patrocinadores, que torceram o nariz para a temática.
Baseado no livro Flores Raras e Banalíssimas, de Carmen L. Oliveira, o título conta a história de amor vivida entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, durante os anos 1950 e 1960, em Petrópolis.
Além do romance entre as duas mulheres, o filme se embrenha também sobre as transformações vividas no Brasil na época, como o surgimento da Bossa Nova e a construção de Brasília.
Além de Glória Pires (Se Eu Fosse Você) e Miranda Otto (O Senhor dos Anéis) como as protagonistas da trama, o filme também conta com Treat Williams (Everwood: Uma Segunda Chance) e Marcelo Airoldi em seu elenco. Flores Raras, atualmente, não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
6. Trilogia A Menina que Matou os Pais
Quem está buscando filmes brasileiros baseados em histórias reais não pode deixar de assistir à trilogia A Menina que Matou os Pais, disponível no Prime Video.
Os longas contam a história de Suzanne von Richthofen e dos irmãos Cravinhos que, em 2002, assassinaram com requintes de crueldade Manfred e Marísia — os pais da garota — para ficarem com a herança milionária deles.
O primeiro longa é contado sob o ponto de vista dela, já o segundo (O Menino que Matou Meus Pais) é narrado sob o olhar dos irmãos. Ambos foram lançados em 2022 e, no ano seguinte, chegou ao streaming A Menina Que Matou Os Pais: A Confissão que mostra como se deu a investigação policial e o que aconteceu nos dias que sucederam o crime.
Todos eles foram dirigidos por Maurício Eça (Apneia), e estrelados por Carla Diaz, Leonardo Bittencourt e Allan Souza Lima. Os três filmes da franquia estão disponíveis no Prime Video.
7. Angela
Outro filme brasileiro baseado em um caso real que chocou o país é Angela, título lançado em setembro de 2023. O longa-metragem conta a história de vida e morte de Ângela Diniz, uma das socialites mais famosas dos anos 1980 e 1990.
Ângela foi assassinada com quatro tiros pelo seu namorado Doca Street (Gabriel Braga Nunes), que em um ataque de ciúmes acabou com sua vida e interrompeu todos seus sonhos.
Conhecida pelo seu espírito livre, Ângela sempre foi vítima de misoginia e do machismo da sociedade, ainda assim, sua morte trágica chocou o país no dia 30 de dezembro de 1976.
Na trama, é Isis Valverde quem dá vida à personagem, mas o elenco do filme ainda conta com Bianca Bin, Ângela Vieira e Emílio Orciollo Netto. Para quem ficou interessado, Angela está disponível no catálogo do Prime Video.
8. Isabella: O Caso Nardoni
É impossível falar em crimes que chocaram o Brasil sem citar o caso da Isabella Nardoni, menina de cinco anos que foi morta e arremessada da janela do apartamento do pai, Alexandre Nardoni, e da madrasta, Anna Carolina Jatobá, em 2008.
Nessa obra da Netflix, o foco fica nos depoimentos da mãe de Isabella, da polícia que ficou responsável pelo caso e também nas reportagens que foram exibidas na época do ocorrido.
Para produzir o documentário, a equipe responsável analisou mais de seis mil páginas de processo e gravou mais de 100 horas de entrevista. Quem quiser assistir à obra, já pode dar o play na Netflix.
9. O Sequestro do Voo 375
Retratando um dos crimes aéreos mais impactantes do Brasil, esse filme dirigido por Marcus Baldini (Bruna Surfistinha) conta a história de Nonato, um nordestino amargurado com a situação socioeconômica do país, que decide sequestrar um avião para derrubá-lo no Palácio do Planalto e matar José Sarney, então Presidente da República.
Acontece que Nonato encontra uma pedra em seu caminho: Murilo, um piloto experiente e que faz de tudo para dissuadi-lo dessa ideia absurda, salvando assim a vida dos mais de 100 passageiros que estão a bordo da aeronave. Impactado, Nonato vai pouco a pouco se deixando tocar pelo discurso de Murilo, e o que parecia uma tragédia anunciada se transforma em um final feliz com a ajuda do piloto.
O caso aconteceu em 1986 e é considerado até hoje como o “11 de setembro brasileiro” por causa das semelhanças com o atentado ao World Trade Center, em 2001. A diferença é que, no caso brasileiro, o ataque não se concretizou.
Com Jorge Paz, Danilo Grangheia e grande elenco, o filme traz um retrato de como o país estava nos anos 1980 e mostra, com sinceridade, como aconteceu um dos crimes mais importantes e esquecidos do Brasil. O Sequestro do Voo 375 está disponível no Disney+.
10. Ainda Estou Aqui
Por fim, um dos longa-metragens mais falados dos últimos tempos, Ainda Estou Aqui é um filme brasileiro de 2024 dirigido por Walter Salles. Baseado no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva, o título foi vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, rendeu a Fernanda Torres o Globo de Melhor Atriz e é o candidato do Brasil ao Oscar 2025.
Ambientado no início da década de 1970, em plena Ditadura Militar, o título conta a história de Eunice e Rubens Paiva, um casal da classe média carioca, pais de cinco filhos, que vê sua vida mudar drasticamente quando sua casa é invadida por militares à paisana.
Rubens, que fora eleito deputado federal em 1962, mas havia sido cassado após o golpe de 1964, é levado pelos milicos e nunca mais volta para casa, fazendo com que Eunice mergulhe em uma trajetória de mais de quarenta anos para provar a tortura e morte do marido, enquanto se também se envereda pela luta dos direitos humanos.
Protagonizado por Fernanda Torres e com Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco, Ainda Estou Aqui ainda está em exibição nos cinemas do país. O filme deve chegar em algum momento ao Globoplay, quando será exibido em formato de minissérie.
Boa maratona!
- Carandiru
- Zuzu Angel
- Última Parada 174
- Tim Lopes: Histórias de Arcanjo
- Flores raras
- Trilogia A Menina Que Matou os Pais
- Angela
- Isabella: O Caso Nardoni
- O Sequestro do Vooo 375
- Ainda Estou Aqui
Leia também:
- Ainda Estou Aqui: Quantos filmes brasileiros já foram candidatos ao Oscar?
- 15 melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix
- Dia do Cinema Nacional | Netflix lança coleção com filmes brasileiros
Leia mais matérias no ItechNews .