Quando discutimos jogos retrô, muitos revisitam a experiência do passado e descobrem que ela já não é mais tão agradável quanto games atuais – seja em quesito de seus recursos, gameplay ou várias outras razões. Porém, alguns jogos envelhecem como vinho e até hoje são vistos com muito amor pelo público.

  • 15 jogos que completam 15 anos em 2025
  • 20 jogos que completam 20 anos em 2025

E é justamente isso que o trouxe nesta lista: 15 jogos antigos que envelheceram muito bem e ainda trazem uma grande aventura. Claro que há evoluções gráficas com o passar dos anos, servindo como um aspecto muito importante. Porém falamos aqui de gameplay e da verdadeira emoção que alguns títulos no passado ainda provocam – sejam para grandes franquias ou títulos até “esquecidos”. 

Outro ponto que reforçamos é que mesmo que plataformas atuais, como o PS5, Xbox Series, Nintendo Switch e PCs consigam trazer títulos “tecnicamente superiores”, existem sentimentos nostálgicos que vão sempre puxar uma legião de apaixonados para os games antigos. E é justamente o que vamos ver aqui, com alguns exemplos que permanecem como excelentes experiências.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

15 jogos que envelheceram muito bem

Veja a seguir a seleção com os 15 jogos que envelheceram bem apesar de terem sido lançados há mais de 10 anos.

15. Metal Gear Solid: envelhecer bem é sinônimo da franquia

Em 1998 a Konami surgiu com Metal Gear Solid e revolucionou todo o gênero de jogos de espionagem, trazendo consigo uma das maiores obras-primas de Hideo Kojima no primeiro PlayStation. Como Solid Snake, seu papel é se infiltrar em uma grande base militar para neutralizar o grupo terrorista FOXHOUND.

Hoje é possível dizer que o game fez milagres com o poder do PS1, permitindo uma experiência como nenhuma outra. Usar fumaça para identificar proteção de laser, tranquilizantes que amenizavam o uso da mira de seu rifle e várias opções de gameplay que continuam revolucionárias até os dias atuais. Um verdadeiro clássico. 

Solid Snake
Metal Gear Solid continua tão bom quanto você se lembra (Imagem: Reprodução/Konami)

14. Super Mario World: diversão sem limites

O icônico Mario Bros teve várias experiências marcantes ao longo dos anos, mas se tem algo que Super Mario World trouxe foi a possibilidade de jogá-lo sempre e ainda ver graça e ter uma ótima experiência no gênero plataforma. Ele evolui, é acompanhado por Yoshi, voa, solta chamas e tudo mais em um design que não envelheceu um dia sequer.

O personagem já era famoso e tinha uma grande fatia de fãs, mas foi ali que toda uma geração se apaixonou ainda mais pelo personagem. Não é à toa que o título foi fornecido pela Nintendo em sua assinatura online recentemente e qualquer um que se arrisca a jogá-lo não acaba arrependido. O game continua extremamente rico e é a diversão que ele proporciona que realmente importa, certo?

Fase de Super Mario World
Super Mario World é referência em jogo de plataforma (Imagem: Reprodução/Nintendo)

13. Diablo II: um clássico que permanece nos corações

As décadas se passaram e Diablo II continua sendo um dos principais jogos que envelheceram muito bem pelas mãos da Blizzard. Tanto que, mesmo com um terceiro e quarto games em andamento, eles ainda se preocupam em atualizar o antigo e até mesmo uma versão remasterizada lançou para atrair mais pessoas à experiência.

O ARPG é um grande marco para a indústria gaming, não perdendo o “fio da meada” com novas tecnologias e mantendo-se atemporal. Não é para menos que muitos outros se inspiraram nele para trazer seus games à tona, como é o caso de Path of Exile. É um daqueles jogos que vale seu tempo, mesmo pertencendo a um passado distante. 

Capa de Diablo II
Enfrentar as hordas de demônios em Diablo II se mantém divertido (Imagem: Divulgação/Blizzard)

12. Castlevania Symphony of the Night: Alucard vs Dracula

Os jogos metroidvania sempre atraíram legiões de jogadores e Castlevania: Symphony of the Night foi um dos maiores ápices que o gênero teve nos anos 90. Alucard está pronto para explorar o castelo de seu maléfico pai, buscando resgatar Richter Belmont. No entanto, até chegar ao seu topo, diversos desafios os esperam.

Seu gameplay se mantém simples, permitindo que o herói enfrente diversos monstros, se transforme e crie novos caminhos para atingir seu objetivo. Nem mesmo seus gráficos envelheceram mal, trazendo um grande charme que apenas aquela época era capaz de proporcionar. 

Capa de Castlevania: Symphony of the Night
Alucard tenta impedir o avanço das forças malignas de Drácula (Imagem: Divulgação/Konami)

11. Left 4 Dead 2: zumbis não envelhecem

Embora o primeiro Left 4 Dead tenha sido um grande marco na indústria gaming, foi no segundo que vimos grandes aprimoramentos e com um gameplay que realmente atraísse milhões de jogadores. Como resultado disso, ele segue até os dias atuais – 16 anos depois de seu lançamento – sendo um dos maiores jogos que envelheceram muito bem.

Este é um daqueles games que merecem ser jogados e rejogados, juntando os amigos para eliminar as hordas de zumbis que insistem em tentar te devorar. Tanto que tivemos vários jogos depois dele, como Back 4 Blood, multiplayer de Dying Light e outros, mas que vieram e se foram para o título da Valve continuar no topo do pódio.  

Print de Left 4 Dead 2
Reúna seus amigos para detonar zumbis em Left 4 Dead 2 (Imagem: Divulgação/Valve)

10. The Legend of Zelda Ocarina of Time: um jogo velho, mas atemporal

E não podíamos começar nossa lista de 10 jogos que envelheceram muito bem sem citar um dos melhores games de todos os tempos: The Legend of Zelda Ocarina of Time. Óbvio que hoje temos Breath of the Wild e Tears of the Kingdom no Switch, mas nada substituiu uma das maiores aventuras de Link pelo tempo e espaço.

A viagem do herói pelos templos (assim como a memória do terrível Water Temple), a memória de como tocar algumas melodias na ocarina, confrontos lendários contra Shadow Link, Phantom Ganon e até contra o próprio Ganondorf, os mapas, tudo continua com um alto nível de excelência até os dias atuais. A interatividade entre o passado e o futuro também continuam encantando quem ousa retornar para o game. 

Link em Ocarina of Time
Link e Epona viajam entre presente e futuro para impedir uma catástrofe (Imagem: Divulgação/Nintendo)

9. Pokémon FireRed & LeafGreen: o ápice do Game Boy

Lançados em 2004, Pokémon FireRed & LeafGreen representam o ponto mais alto da franquia no Game Boy Advance. Retornando para Kanto e incluindo conteúdo inédito, ambos os títulos foram referência quando se falava de “remake” e reapresentou diversos elementos clássicos para uma nova geração de jogadores. 

O jogo é todo pixelado, movimentação ocorrendo de forma reta para cima/baixo e para os lados e tem sons “rudimentares”. Porém, é aí que mora toda a graça deles – já que o gameplay nunca mudou. Você ainda tem que sair por aí e capturar tudo que aparecer em sua frente, usando seus Pokémon em batalhas por turnos e chegando até a posição de Campeão da região. 

Capa de Pokémon FireRed & LeafGreen
Remakes que inovaram nos anos 2000 (Imagem: Divulgação/Nintendo)

8. Street Fighter II: um campeonato épico

E daí que temos Street Fighter 6 com mapa aberto para exploração hoje em dia? Entre os jogos que envelheceram muito bem, há um lugar especial para Street Fighter II no coração dos fãs. Viajando o mundo atrás de oponentes poderosos, passamos por um verdadeiro torneio contra as maléficas forças de M. Bison e da Shadaloo.

Sua estrutura é o que manteve toda a força da Capcom nos games do gênero, atraindo milhões de pessoas para os fliperamas e as versões dele para console. E jogar ele atualmente não é nada ruim, o que deve garantir um grande apelo nostálgico para quem conseguia finalizar suas partidas sem perder um round sequer nos anos 90. 

Ryu versus Ken em Street Fighter 2
Ryu e Ken se tornaram grandes ícones dos jogos de luta após SF2 (Imagem: Reprodução/Capcom)

7. TMNT Turtles in Time: beat ‘em up de qualidade

Entre os diversos beat ‘em up das Tartarugas Ninjas que foram lançados com o passar dos anos, é inegável que Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time foi um dos títulos mais marcantes no passado. E, adivinhe só? Ele continua incrível até os dias atuais – movendo os jogadores por grandes desafios e batalhas contra os maiores chefões. 

No controle de um dos quatro irmãos, esse jogo prova que não envelheceu nada e te leva para uma viagem no tempo com Raphael, Donatello, Michelangelo e Leonardo. Seja no passado com os dinossauros ou em uma metrópole futurista, seu objetivo é explorar os cenários e impedir a dominância do Destruidor. 

Capa de TMNT: Turtles in Time
Em TMNT: Turtles in Time, as Tartarugas Ninjas viajam para diversas eras diferentes (Imagem: Divulgação/Konami)

6. Super Bomberman: jogo velho e bombástico

Jogos multiplayer para se divertir com os amigos e família sempre chamaram a atenção do público, com Bomberman se tornando um grande ícone do gênero nos anos 90. E Super Bomberman transmite isso muito bem, mostrando que os anos podem passar, mas o seu gameplay continua divertido e marcante até a atualidade.

Seu objetivo é simples: implantar bombas pelo cenário e tomar o máximo cuidado possível para não explodir no processo. Com vários mapas, power-ups e elementos interativos distintos, não é de se estranhar que qualquer pessoa que volte a jogá-lo atualmente sinta exatamente o que muitos sentiram enquanto abre caminho com os explosivos (principalmente o ódio por ser morto pelos aliados).

Fase de Super Bomberman
Em Super Bomberman, o formato clássico atinge seu ápice (Imagem: Reprdoução/Konami)

5. Counter-Strike: tiro, porrada e bomba

Hoje temos diversos jogos online que trazem o embate entre agentes e terroristas, mas nada se compara à sensação de ter vivido nos anos 2000 a “Era das Lan Houses” – com Counter-Strike instalado em cada PC e várias pessoas jogando simultaneamente o FPS. E te surpreenderia se eu dissesse que o game continua ótimo, até hoje?

Sua premissa continua a mesma, você tem de encontrar seus alvos e descer bala neles para obter a vitória na partida. O que muda do jogo velho para as versões mais recentes é apenas gráficos, já que toda a sua estrutura já estava muito bem-estabelecida naquela época, com o título sendo um dos maiores sucessos da Valve. 

Counter-Strike
Quem vivia em lan house reconhece muito bem esse rosto (Imagem: Reprodução/Valve)

4. Doom: o início de uma guerra

Assim como Counter-Strike, Doom segue os moldes de um FPS que tiveram seu formato sendo adotado pelos demais com o passar dos anos. Ele pode até ter se aperfeiçoado com as décadas, mas o game original continua dando uma verdadeira aula de como produzir um jogo de tiro em plena “Década de 20”. 

Doom é cheio de inimigos, alvos que nem sempre são tão fáceis de se enfrentar enquanto explora as profundezas do inferno. Ele é extremamente ágil, garantindo que aqueles que tiverem a reação mais veloz têm mais chances de sobreviver. E mesmo que seu gráfico não seja mais um atrativo tão grande, ao menos permite que você rode Doom nos locais mais inusitados possíveis.

Doom Guy atirando contra demônios
Doom continua sendo um excelente FPS até hoje (Imagem: Divulgação/Bethesda)

3. Resident Evil 4: o terror dos jogos que envelheceram

Acredito ser impossível falar de jogos que envelheceram muito bem em 2025 e não citar Resident Evil 4. Com um remake só para consolidar seu sucesso, a antiga versão continua um grande ícone dos games de terror e ação que foram lançados há 20 anos. E tudo isso com um dos personagens mais amados pelos fãs: Leon S. Kennedy.

O agente especial segue até a Europa, pronto para resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos. No entanto, o que ele encontra lá é mais uma tentativa dos vilões de controlar uma arma biológica – uma especialidade que ele aprendeu a enfrentar em Racoon City. Seu gameplay envelheceu como vinho, assim como os desafios que são apresentados. 

Leon e Ashley em Resident Evil 4
Leon não consegue viver longe de confusões (Imagem: Divulgação/Capcom)

2. Sonic the Hedgehog: o ouriço mais veloz dos jogos

Até os dias atuais não dá para iniciar Sonic the Hedgehog, ver a clássica Green Hill Zone e não esboçar um sorriso. Lançado no Mega Drive nos anos 90, até hoje o título da SEGA é um dos que mais se percebe o quanto a experiência era avançada demais para a época – com o ouriço azul correndo em alta velocidade por vários cenários.

Aperfeiçoando o que conhecemos dos jogos de plataforma, ele continua sendo uma excelente experiência. Não é à toa que Sonic Mania tenta resgatar justamente essa sensação entre o público, já que muitos queriam ver uma sequência dos games clássicos em estilo pixelado – ampliando o que o original já fazia com perfeição.

Sonic correndo na Green Hill Zone
Sonic The Hedgehog continua com um excelente gameplay e visuais (Imagem: Reprodução/SEGA)

1. Chrono Trigger: jogos de RPG que envelheceram como campeões

Apesar de ser mundialmente conhecida por Final Fantasy, a Square Enix tinha um grande RPG nos anos 90 que inovou de várias formas e segue “imbatível” no gênero: Chrono Trigger. O título tinha personagens cativantes, uma história que impressionava pela imersão, um grande mapa e um sistema de combate dinâmico que continua atraindo milhares de pessoas.

Se isso não soa bom o suficiente para você, vale se atentar que os seus personagens têm o design produzido por Akira Toriyama – pai da franquia Dragon Ball, o que torna seus visuais atemporais. Todos estes fatores, unidos, tornam o game em um dos principais jogos que envelheceram muito bem durante as últimas décadas e que vale a pena ser revisitado a qualquer momento. 

Arte de Akira Toriyama para Chrono Trigger
Chrono Trigger reina sobre os RPGs (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Jogos que envelheceram bem e não são esquecidos

Reunir todos os jogos que envelheceram muito bem em apenas uma lista é uma tarefa impossível, já que há centenas de experiências que se encaixam nessa categoria que não tiveram espaço para aparecer por aqui. Halo: Combat Evolved, BioShock, Half-Life 2, GoldenEye 007, Portal 2, Batman Arkham City, Shadow of Colossus e diversos outros são apenas alguns poucos nomes que acabaram de fora.

Além disso, limitamos a um nome de cada franquia para não soar tão injusto para os demais jogos. Super Mario Bros 3, por exemplo, é outro exemplo de um grande game que envelheceu muito bem. Metal Gear Solid 3: Snake Eater é outro exemplo que também merece a sua atenção nesta categoria. 

Enquanto tivemos muitos de fora, estes são os 15 jogos que envelheceram muito bem:

  1. Chrono Trigger
  2. Sonic the Hedgehog
  3. Resident Evil 4
  4. Doom 
  5. Counter-Strike
  6. Super Bomberman
  7. Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time
  8. Street Fighter II
  9. Pokémon FireRed & LeafGreen
  10. The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  11. Left 4 Dead 2
  12. Castlevania: Symphony of the Night
  13. Diablo II
  14. Super Mario World
  15. Metal Gear Solid

Vídeo: No YouTube, nós do discutimos o que causou o fim do Google Stadia e como a plataforma foi de grande promessa a um grande fracasso da indústria gaming.

 

Leia também no :

  • 10 jogos mais vendidos da história
  • GeForce RTX 4090 refrigerada por ar-condicionado funciona a 2°C
  • Comparativo de plataformas de streaming de jogos; veja qual é a melhor

Leia mais matérias no ItechNews .