De acordo com estatísticas reveladas pelo 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, dois celulares são furtados ou roubados a cada minuto no Brasil. Os números foram revelados nesta quinta-feira (18), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 6 passos que você deve seguir ao ter seu celular roubado
Roubos e furtos de celulares caíram 4,7% em relação a 2022 (Imagem: Freestocks/Unsplash)

Pela primeira vez desde que os dados passaram a ser registrados, o número de furtos ultrapassou os roubos. No total, 494.295 ocorrências foram relatadas no primeiro caso, e 442.999 no segundo, para um total de 937.294 ocasiões.

Isso significa que a quantidade de roubos ou furtos caiu em 4,7%, quando comparados com relatórios realizados em 2022.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Proporcionalmente, os celulares da Apple são os mais visados pelos criminosos, já que representam 25% dos casos ao mesmo tempo que ocupam apenas 10% do mercado de smartphones.

Já em valores agregados, os roubos e furtos de aparelhos da Samsung são os mais comuns, com 37,4% das ocorrências. Em segundo lugar ficam os casos com aparelhos da Apple, seguidos pelos da Motorola com 23,1%.

De acordo com o coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, os roubos e furtos de celulares têm relação direta com outros crimes relacionados a informações sensíveis contidas nos smartphones:

“O celular tem o seu próprio valor, mas também se considera o que ele dá acesso, como informações pessoais, bancárias, redes sociais e mais. O fenômeno segue chamando atenção enquanto mudança de paradigma na dinâmica dos crimes patrimoniais.”

Proporcionalmente, celulares da Apple são os mais visados (Imagem: Ivo Meneghel Jr/)

O mesmo relatório também indica quais são as condições sob as quais cada um dos crimes é mais frequente:

  • 78% dos roubos ocorrem em vias públicas, proporção que cai para 44% no caso dos furtos
  • Roubos são mais comuns em dias úteis e horários de alta movimentação — entre 5h e 7h da manhã, e entre 18h e 22h
  • Furtos acontecem mais em fins de semana, quando os criminosos se aproveitam do movimento reduzido. Isso também se reflete nos horários, com maior proporção de ocorrências entre 10h e 11h, e das 15h até 20h

O Brasil tem uma taxa de 461 ocorrências registradas para cada 100 mil habitantes, e 15 das 50 cidades com mais roubos e furtos estão no estado de São Paulo.

A lista de cidades com maior incidência de casos está listada abaixo, com unidades proporcionais a cada 100 mil habitantes:

  1. Manaus (AM): 2.096 casos
  2. Teresina (PI): 1.866 casos
  3. São Paulo (SP): 1.781 casos
  4. Salvador (BA): 1.716 casos
  5. Lauro de Freitas (BA): 1.695 casos
  • Média nacional: 461 casos

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é compilado a partir de dados fornecidos pelos governos estaduais, pelo Tesouro Nacional e pelas polícias civil, militar e federal, entre outras fontes oficiais de Segurança Pública.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Vídeo mostra tribo isolada se aproximando de áreas de extrativismo na Amazônia
  • Tenacious D: Turnê de Jack Black é cancelada após piada infeliz do guitarrista
  • DC anuncia seu próprio “Universo Ultimate” com Absolute Universe
  • Cientistas descobrem microcontinente entre o Canadá e a Groenlândia
  • Pedaço de Mim | Novela da Netflix com Juliana Paes vira hit mundial
  • Instagram prepara botão para dar “Super Like” no Stories