Já se passaram 30 anos desde que a Sony lançou o primeiro PlayStation, que recebeu diversas versões com o passar dos anos – chegando aos atuais PS5 e PS5 Pro, avançando cada vez mais rumo à liderança dentro da geração.
- Clique e siga o no WhatsApp
- 10 melhores jogos da história do PlayStation
- Sony celebra 30 anos de PlayStation com homenagem aos jogadores
Com muitos consoles e portáteis em sua história, você sabe quais foram os melhores e mais vendidos? Para responder essa pergunta, vamos ver quais PlayStation tiveram a maior adesão popular – cativando tanto os gamers quanto pessoas que apenas queriam se divertir com um videogame.
É importante mencionar que a contagem de vendas não faz distinção entre os modelos Pro e os comuns – no caso do PlayStation 4 e PS5. A Sony divulga seus números de forma isolada, mas nos dados gerais não faz essa separação – tornando incerto de quantos realmente foram comercializados desde o seu lançamento.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Qual é o melhor PlayStation da história?
7. PSVita
O PSVita prometia bastante, com possibilidade de acesso remoto ao PS4, gráficos excelentes e até mesmo botões touch – que tinham tudo para aprimorar ainda mais a experiência dentro de seus jogos. Após um sucesso considerável do PSP, essa era a oportunidade de disputar espaço com a Nintendo no universo dos portáteis, certo? Errado.
Sem muito suporte das third-parties e até da própria Sony, o PSVita foi completamente deixado de lado com o passar do tempo. Ele pode não ter um número alto de vendas e muitos sequer chegaram a tocar em um desses, mas foi daí que surgiram grandes games como Gravity Rush, Uncharted: Golden Abyss e Tearaway.
- Data de lançamento: 17 de dezembro de 2011
- Vendas totais: 13,13 milhões de unidades vendidas
- Posição geral no ranking de vendas: 25º
6. PlayStation 5
Mesmo com quatro anos no mercado, o PlayStation 5 ainda não alcançou seus consoles de mesa “irmãos”, ficando atrás até do PSP. Isso pode ser atribuído a diversos fatores, como o lançamento limitado pela pandemia da covid-19 e a falta de grandes jogos exclusivos na plataforma.
Mesmo com muita lenha para queimar até o fim de seu ciclo de vida, o PS5 traz muitas melhorias em relação ao PS4 – tanto no próprio videogame quanto em seu controle -, elevando a experiência dos jogadores na plataforma.
Ainda que tenha gráficos e processadores melhores que seus antecessores e se mantenha na disputa contra a concorrência, uma coisa é certa: o PlayStation 5 ainda precisa mostrar ao que veio. E se isso não aconteceu nos últimos quatro anos, com a chegada do PS5 Pro não traz muitas esperanças de que isso vai acontecer.
- Data de lançamento: 12 de novembro de 2020
- Vendas totais: 63,58 milhões de unidades vendidas (em andamento)
- Posição geral no ranking de vendas: 13º
5. PSP
O PlayStation Portable, mais conhecido como PSP, chegou como uma resposta da Sony à liderança da Nintendo no mercado de portáteis. Sua proposta era bem interessante, utilizando discos no formato UMD e garantindo que os usuários teriam uma experiência similar à vista no PS3.
A Sony garantiu que o público se interessaria pelo dispositivo, com grandes franquias presentes como God of War: Ghost of Sparta, Crisis Core: Final Fantasy VII, Kingdom Hearts: Birth by Sleep, GTA Vice City Stories, Persona 3 Portable e diversos outros que cativaram os jogadores ao longo do tempo de vida do aparelho.
Posteriormente, muitos seguiram no PSP como um dispositivo de emulação – capaz de rodar diversas plataformas, até mesmo o primeiro PlayStation. Claro que a companhia não gostou nada disso, mas foi essa fama que impulsionou ainda mais a venda do portátil. Até hoje é possível encontrá-lo à venda.
- Data de lançamento: 24 de março de 2005
- Vendas totais: 82,52 milhões de unidades vendidas
- Posição geral no ranking de vendas: 10º
4. PlayStation 3
O PlayStation 3 precisou apenas de uma tech demo de Final Fantasy VII para convencer o público de que era possível superar os gráficos e desempenho do PS2. E ainda que não tenha sido tão marcante quanto seu sucessor, o console teve seus méritos e conseguiu manter a disputa contra o Xbox 360 com maestria.
Além de jogos como inFAMOUS, Final Fantasy XIII, God of War 3 e a chegada de novas franquias como Uncharted e The Last of Us, o PlayStation 3 se destacou por dar início à era de “jogos online”. Com a chegada dos servidores, que na época eram gratuitos, muitos tiveram em primeira mão a experiência de como era jogar com as pessoas ao redor do planeta em seu console.
Também foi no PlayStation 3 que vimos a primeira versão da PS Store, assim como as infames microtransações. Tudo isso auxiliou a Sony a estabelecer os serviços como conhecemos hoje, se tornando uma estrutura que replicava com precisão o que já era visto na loja Xbox. Apesar de também tentar trazer sensores de movimento (através do PS Eye e PS Move), essa tecnologia não foi tão popular e só retornou anos mais tarde no PSVR.
- Data de lançamento: 11 de novembro de 2006
- Vendas totais: 87,40 milhões de unidades vendidas
- Posição geral no ranking de vendas: 8º
3. PlayStation
O primeiro PlayStation fez parte da própria História, marcando não apenas a separação entre a Sony e a Nintendo, mas também o início do que seria uma das marcas mais bem-sucedidas da indústria de videogames.
É impossível citar apenas um jogo de sucesso daquela época, com Final Fantasy VII, Crash Bandicoot, Gran Turismo, Tony Hawk’s Pro Skater, Castlevania: Symphony of the Night, Metal Gear Solid, Resident Evil, Silent Hill e diversos outros se tornando experiências que marcaram toda uma geração e que seguem relevantes até os dias atuais.
Mesmo com as vendas na terceira posição deste ranking, não existiria sequer uma lista de melhores PlayStation sem a presença do primeiro – que ajudou a mover toda a indústria gamer adiante. Para muitos, o PlayStation foi mais do que “mais um” videogame, e sim o seu primeiro – ou aquele que fez as pessoas se apaixonarem pelo universo digital.
Tudo nele é visto hoje como “nostálgico”, de suas cores que se tornaram tão icônicas até a existência de acessórios como os Memory Cards, essenciais para armazenar o progresso das gameplays em uma época que os videogames sequer possuíam armazenamento próprio.
- Data de lançamento: 3 de dezembro de 1994
- Vendas totais: 102,49 milhões de unidades vendidas
- Posição geral no ranking de vendas: 6º
2. PlayStation 4
Aprimorando o que já era visto no PS3, o PlayStation 4 surgiu como um dos melhores videogames da Sony, conquistando uma legião de fãs desde seu lançamento, em 2013. Um vasto catálogo de lançamentos, uma presença ainda maior de jogos indies, popularização dos “jogos como serviço” e um ambiente online mais forte foram alguns dos elementos que chamaram a atenção do público.
E não é apenas o videogame que trouxe novidades, mas também seus acessórios: o DualShock 4 permite o uso de touch e ainda conta com sons – um grande avanço em comparação ao antecessor. Isso sem falar no lançamento do PlayStation VR, permitindo usar o PS4 como um dispositivo que roda games feitos para realidade virtual.
As grandes franquias também fizeram história no PlayStation 4. O surgimento de Marvel’s Spider-Man, o retorno de Final Fantasy VII como um remake, a presença de experiências vastas como The Witcher III, Cyberpunk 2077 e Red Dead Redemption 2, e o “fim” de franquias importantes e consagradas como FIFA e Pro Evolution Soccer marcaram o quarto console de mesa da Sony.
A relevância do PS4 ainda é gigantesca, considerando que o console continua ativo – recebendo lançamentos e atualizações com frequência. Se levar em conta que o PS5 tem compatibilidade com seus títulos, assim como a sua chegada ter ocorrido há mais de 10 anos, surpreende ele manter a sua força nos dias atuais e alcançar a segunda posição nesta lista.
- Data de lançamento: 15 de novembro de 2013
- Vendas totais: 117,19 milhões de unidades vendidas (em andamento)
- Posição geral no ranking de vendas: 5º
1. PlayStation 2
A primeira posição não podia pertencer a qualquer outro videogame da Sony que não fosse o PlayStation 2. Além de ser o “melhor PlayStation” de todos os tempos, ele também é o console mais vendido da História. Lançado em 2000, sua proposta era aprimorar tudo que foi visto no PlayStation original e dar sequência a grandes franquias.
Porém, todos sabemos que ele foi muito além disso. É fácil falar de Final Fantasy X, Mega Man X7, GTA 3, Silent Hill 2 e outros, mas na verdade o PS2 se tornou o berço de histórias tão grandes quanto as do antecessor. Devil May Cry, God of War, Kingdom Hearts, Okami, ICO & Shadow of the Colossus, Bully, Guitar Hero e diversas outras franquias surgiram noi PS2 e divertiram os jogadores por muitos anos.
Um aspecto muito importante sobre a história do PlayStation 2 é a pirataria. A possibilidade de desbloquear o console fez sua popularidade ser ainda maior do que o primeiro videogame da Sony, atraindo um número expressivo de jogadores com o passar dos anos. Se isso já chamava a atenção antes, no PS2 representava a chance de adquirir um videogame e ter os maiores games e lançamentos por questão de R$ 10 ou R$ 15.
Isso sem contar sua história com diversos tipos de acessórios. O jogador não precisava mais se limitar a um controle, podendo se divertir com seu PlayStation 2 com uma guitarra, bateria, tapete de dança e milhares de outras variantes – que expandem a experiência além do que era considerado clássico e abrindo as portas para uma abordagem mais imersiva.
- Data de lançamento: 4 de março de 2000
- Vendas totais: 160,01 milhões de unidades vendidas
- Posição geral no ranking de vendas: 1º
Conclusão
Ainda que o PlayStation 2 tenha levado o troféu de “platina” desta lista e das vendas, a verdade é que muitos de nós começamos em gerações diferentes e podemos ter outro videogame da Sony como nosso favorito.
O importante é se divertir com seus principais recursos e jogos. Cada um dos melhores consoles PlayStation trouxe novidades e uma notável evolução ao longo dos anos, assim como títulos e franquias, abrindo o caminho para uma extensa jornada – tanto para a companhia quanto para nós.
Não podemos falar por todos, mas é possível que ao menos um deles tenha feito você jogar até de madrugada – seja intrigando com sua história ou enfrentando aquele chefão quase impossível de ser vencido; servindo como um ponto de encontro com seus amigos e reforçando seus laços – tanto no sofá quanto no multiplayer online; ou até mesmo um ponto de apoio em sua vida – como conforto emocional, psicológico e apenas para descansar a cabeça dos desafios cotidianos.
O ponto importante é que eles não fizeram parte apenas da história dos videogames, mas também da nossa história. Atingiu diferentes faixas etárias, públicos e gostos, sempre evoluindo e mostrando que não era apenas um dispositivo “para crianças”, mas uma forte ferramenta cultural.
Dos pixels que todos chamavam de realistas nos anos 1990 com o primeiro PlayStation até a resolução 8K – atingida pelo PS5 Pro -, de uma coisa temos certeza: em algum momento, seja no passado, presente ou no futuro, um console ou tecnologia interativa do PlayStation estará em nossas vidas. Parabéns PlayStation, por seus 30 anos. E parabéns para você, fã, que acompanhou parte disso ou todas essas gerações.
Leia outras matérias do :
- Os 10 melhores jogos do PS1
- PlayStation 4: ainda vale a pena comprar?
- Pai do PlayStation diz que Sony não acreditava no sucesso do console
Leia mais matérias no ItechNews .