O Porsche Macan chegou ao Brasil em sua segunda geração com quatro versões disponíveis no portfólio, todas elas com motor elétrico — um ou dois, dependendo da configuração.
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Se você não é fã da eletrificação e prefere ouvir o ronco do motor a cada acelerada, porém, não precisa torcer o nariz, pois, segundo a marca, a família a combustão, também composta por quatro versões distintas, continuará sendo oferecida aos clientes no mercado brasileiro.
Agora, se você está disposto a “trocar de time” e ficou curioso para saber quais as principais diferenças entre o Porsche Macan elétrico e a versão a combustão, está no lugar certo. Confira a seguir quais são as 5 elencadas pelo CT Auto:
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5. Potência
A primeira diferença entre o Porsche Macan elétrico e a variante tradicional, a combustão, que testamos brevemente em 2023, diz respeito à potência do motor (ou dos motores, no caso das versões eletrificadas topo de linha).
Enquanto a família a combustão do Macan entrega de 265 cv a 440 cv em suas quatro versões (a maior delas na GTS), o portfólio elétrico parte de 360 cv na mais básica e chega a impressionantes 639 cv na topo de linha, Turbo Electric (com overboost).
4. 0 a 100 km/h e velocidade máxima
O segundo item em nossa lista de 5 diferenças entre o Porsche Macan elétrico e o tradicional, a combustão, na verdade diz respeito a dois pontos que caminham praticamente juntos: o 0 a 100 km/h e a velocidade máxima.
Para a comparação ser mais justa, vamos pegar as versões topo de linha de ambas as famílias — GTS com o motor a combustão e Turbo na eletrificada. No caso do Macan GTS, ele entrega 272 km/h de velocidade máxima e chega aos 100 km/h em 4,3 segundos. O Turbo Electric, por sua vez, perde na velocidade máxima final (260 km/h), mas é 1 segundo mais rápido para alcançar os 100 km/h (3,3 segundos), e faz isso com um torque absurdo de 115,2 kgf/m entregue de forma imediata.
3. Design
O design é outra diferença marcante entre o Porsche Macan a combustão e o elétrico. E a principal razão para os engenheiros diferenciarem as versões não foi puramente estética, e sim “física” — exceção, claro, ao que diz respeito ao conjunto óptico dianteiro, agora dividido em duas peças, com destaque para os DRLs em LED.
Segundo os executivos da marca, o coeficiente de arrasto do Macan elétrico é de 0,25, enquanto o do modelo a combustão é de 0,35. E o que isso significa? De acordo com os responsáveis pelo projeto, se o coeficiente da variante a combustão fosse mantida, o Macan elétrico entregaria cerca de 85 quilômetros a menos de autonomia por carga.
2. Head up display inédito (e gigante)
Uma diferença gigante (e põe gigante nisso) está no inédito head up display que é vendido como opcional apenas para as versões elétricas do Porsche Macan.
O sistema da Porsche que estreia na família elétrica do Macan conta com realidade aumentada, que projeta no parabrisas uma supertela de 87 polegadas com informações da via, como limites de velocidade e distância até a próxima conversão.
1. Preços
A quinta e última diferença em relação à família a combustão e a elétrica do Porsche Macan diz respeito aos preços cobrados pela marca premium alemã por cada variante do portfólio.
No caso dos modelos com motor térmico, os valores variam entre R$ 490 mil e R$ 735 mil, enquanto as variantes elétricas partem de R$ 560 mil e chegam a R$ 770 mil na topo de linha.
Porsche Macan: versões e preços no Brasil
- Macan (combustão): R$ 490.000,00
- Macan T (combustão): R$ 540.000,00
- Macan S (combustão): R$ 645.000,00
- Macan GTS (combustão): R$ 735.000,00
- Macan Electric: R$ 560.000,00
- Macan 4 Electric: R$ 580.000,00
- Macan 4S Electric: R$ 630.000,00
- Macan Turbo Electric: 770.000,00
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