A Audi do Brasil colocou, desde meados de setembro, o elétrico Q6 e-tron em regime de pré-venda no Brasil. Por ora, são duas variantes da mesma versão (Performance e Performance Black), mas apenas um valor: R$ 529.990.

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De fato, o Q6 e-tron é um dos lançamentos mais importantes da Audi em muito tempo, menos por ser um crossover de porte médio-grande movido a bateria, mais pelo que representa. É a nova porta de entrada para a linha de elétricos da marca premium alemã, antes a cargo do SUV grande Q8 e-tron, de R$ 699.990.

Q6 abre família elétrica média da Audi, que terá ainda Q6 Sportback e sedã A6 (Foto: Audi/Divulgação) 

Uma nova família elétrica

Além disso, apresentações da marca no Salão do Automóvel de Paris, que abriu as portas em 14 de outubro, deixam claro que o Q6 e-tron é o primeiro modelo de uma nova família: depois virão a variante acupezada Q6 e-tron Sportback, bem como o sedã A6 e-tron. Claro, haverá ainda as derivações esportivas SQ6 e S6 de cada um deles. Todas com o novo visual introduzido pelo Q6.


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Todos usam a mesma plataforma eletrificada, PPE (Premium Platform Electric, estreada no Grupo Volkswagen pelo Porsche Macan de 2ª geração), de 800V, que permite extrair bom desempenho de motores elétricos, mas promete também recargas velozes – no caso do Q6, 10 minutos 0-80% de recarga na bateria de 100 kWh em 21 minutos, com autonomia total de 411 km no ciclo brasileiro.

Nível de equipamentos também promete uma mini-revolução na marca, com a última geração de recursos semi-autônomos de segurança, bem como de conectividade e até uso de realidade aumentada com as novas telas e iluminação internas.

Com 4,77 metros de comprimento, 2,88 m de espaço entre-eixos, quase 2,20 m de largura e 2.470 kg, o Q6 e-tron é um modelo de porte considerável, mas com 2 motores elétricos somando 387 cavalos e 54,5 kgf/m de torque, tem aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, chegando à velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente).

5 alternativas ao Audi Q6 e-tron

Mas como as entregas devem ficar apenas para algum momento ainda indefinido no mês de novembro, que tal listar 5 opções à novidade elétrica da Audi?

Vamos à lista, que inclui marcas generalistas, rivais premium, bem como modelos com motor a combustão – mas em pacote híbrido:

5. Audi Q5 Performance Black 2.0 TFSIe S tronic quattro (PHEV): R$ 529.990

Sim, você não leu errado. Um dos SUVs mais antigos da linha da Audi é o principal rival do novíssimo Q6 e-tron. Importado do México (San José Chiapa), o Q5 híbrido plug-in acaba tendo o mesmo preço que o Q6 na versão de topo com nome gigantesco: Sportback Performance Black 2.0 TFSIe S tronic quattro (ou seja, acupezada, com tração integral e pacote de visual esportivo).

Audi Q5 híbrido é mais datado, mas tem mesmo preço (Foto: Felipe Ribeiro/)

Nela, o motor 2.0 TFSI, a gasolina, rende e 265 cv e com 37,72 kgf/m, mas é combinado a bateria de 17,9 kWh e motor-gerador de 130 cv (150 kw). Na soma, são 367 cv, quase 51 kgf/m e 0-100 km/h em 5,3 s. Por ser híbrido, o Q5 PHEV ainda elimina o medo de ficar a pé de muitos consumidores no Brasil. Apesar de mais antigo, é o modelo mais vendido da Audi no Brasil, trazendo boa parte dos recursos do Q6, até mesmo as lanternas de OLED com desenhos diferentes, mas em versão mais datada.


4. Porsche Macan 2025: R$ 560 mil

Depois da briga de irmãos, temos a batalha com o SUV médio de luxo, que pode ser chamado de primo do Audi Q6 e-tron. Ambos nasceram do mesmo projeto, com a plataforma PPE. Só que Porsche tem primazia de acerto esportivo.

Também em pré-venda, começa a ser entrega neste último trimestre pela marca de Stuttgart, Alemanha.

No Porsche Macan de 2ª geração, os 2 motores elétricos geram 408 cv e 66,3 kgfm, na versão básica, com à máxima de 220 km/h, 0-100 km/h em 5,2 s, para tração traseira — as demais versões, com tração integral, fogem da faixa de preço do Q6.

Macan 2 é primo de projeto do Q6 (Foto: Porsche/Divulgação)

A mesma bateria de 100 kWh foi homologada com um pouco mais de “caldo” pelo Inmetro: 443 km. O porte é de 4,78 m, com 2,89 m de entre-eixos, com o padrão de acabamento já conhecido dos SUV da Porsche.

3. Volvo XC60 Polestar Engineered R$ 525.950

Mais um híbrido, mas desta vez com pacote esportivo e personalidade mais clean, típica da fabricante sueca, que briga com Audi, Porsche e também BMW por vendas de eletrificados no no segmento premium.

O XC60 é um SUV médio já precisa de uma renovação, mas ainda entrega requinte, muita conectividade (com assinatura do Google Android) e espaço condizente com o do Q6. São 4,70 m de comprimento, 2,86 m de entre-eixos, 486 litros no porta-malas.

Projeto é mais antigo, mas entrega do XC60 pode ser até maior (Foto: Felipe Ribeiro/)

E, em termos de performance, o XC60 esportivo acaba superando o Q6. Motorização une o 2.0 a gasolina com bateria de 19 kWh, podendo rodar até 55 km mo modo 100% elétrico. No total, são 462 cv, 72,3 kgf/m, para aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8s.

2. BMW iX3 M Sport: R$ 500.950

Líder do segmento premium no Brasil e no mundo, a BMW tem uma das linhas mais completas, seja de modelos convencionais ou eletrificados. No caso de SUVs de porte médio e grande, o rival mais certeiro para o Q6 acaba sendo o iX3, totalmente elétrico.

No porte, são 4,73 m de comprimento, mas 2,86 m de entre-eixos, 410 l no porta-malas e peso de 2.185 kg.

Potência do motor elétrico é menor no iX3, mas nível de acabamento é condizente e força da marca, maior (Foto: Felipe Ribeiro/)

Em termos de motorização, o iX3 é um pouco acanhado perto do Q6, com bateria de 80 kWh, carregador de 150 kW, motor de 285cv e 40,8 kgf/m de torque, com 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Autonomia também é menor, com 381 km.

Mas o pacote de itens é parelho ao do Q6, no papel, com luzes adaptativas, telas digitais com ligação à internet (Connect Services), de conciérge (Teleservices). tração integral, suspensão adaptativa, além de sistemas de segurança com recursos semi-autônomos. A rede BMW também joga a favor do modelo.

1. Chevrolet Equinox EV: R$ 419 mil

Marcas generalistas podem jogar de forma parelha com modelos premium alemães? A General Motors acredita que sim, com sua nova linha de SUVs elétricos baseados na plataforma Ultium. Tanto Blazer EV, quanto Equinox EV poderiam ser elencados, já que o intervalo de preços entre ambos, de R$ 60 mil, ainda fica abaixo do patamar do Q6.

Mas o Equinox estará nas lojas ainda em outubro, com seu acabamento interessante, pacote de conectividade garantido pelo Google e excelente nível de segurança. E ainda tem porte maior: 4,95 m de comprimento, com 2,95 m de entre-eixos, garantindo mais espaço a bordo.

Equinox é elétrico? Agora também é e rivalizando com modelos premium (Foto: Paulo Amaral/)

Em versão única, traz 2 motores elétricos e tração integral. A potência prometida para o SUV médio é de 292 cv, com 47,8 kgf/m de torque instantâneo, configuração suficiente para fazer o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Roda até 443 km por ciclo de carga, por conta da capacidade do sistema de baterias de 85 kWh.

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