A inteligência artificial (IA) será um grande fator de transformações nos e-commerces. Além de incrementar a busca por produtos de acordo com as necessidades dos consumidores, soluções, como uma plataforma para experimentar roupas online, tendem a ser diferenciais para a jornada do cliente.

  • Gemini libera opção de criar assistente de IA para todos; veja o que mudou
  • Google Assistente será substituído pelo Gemini; entenda a mudança

Parte dessa visão foi compartilhada em um evento do Google Cloud nesta terça-feira (18), em São Paulo (SP), durante a apresentação da pesquisa anual FlashBack, com insights dos principais sites de varejo na última Black Friday, e tendências de IA nos e-commerces que movimentam o setor.

5 tendências de IA no varejo

Confira os detalhes das seguintes tendências de IA no e-commerce: 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • IA Multimodal
  • Assistente de compras
  • Catalogação de produtos
  • “Experimentando” roupas online
  • Agendamento de entregas

IA Multimodal

A principal tendência de tecnologia para e-commerces é a IA multimodal, que entende e processa informações enviadas em múltiplos formatos. Além do tradicional texto, ela pode receber imagens, vídeos, áudios e mais, o que garante uma capacidade maior de entender o usuário e entregar melhores resultados. 

No e-commerce, a IA multimodal abre um leque de opções que enriquece a experiência do usuário e torna a pesquisa mais acessível para qualquer tipo de cliente, trazendo ferramentas como:

  • Pesquisa de produtos por imagem ou vídeo;
  • Sistema de recomendação de produtos com base na análise de mensagens com o usuário e seu histórico de navegação;
  • Aprimoramento da pesquisa no e-commerce, minimizando falhas de busca por erros de digitação.
palco do evento
Lideranças do Google Cloud apresentaram os insights da análise de 31 e-commerces na última Black Friday (Imagem: Marcelo Salvatico/)

Assistente de compras

Durante o evento de apresentação da FlashBlack, a head de Varejo do Google Cloud Brasil, Silvia Somazz, pontuou que a jornada do cliente já não é mais linear, e não se pode traçar um caminho exato que o usuário fará no e-commerce.

Nesse sentido, muitas vezes, o usuário não busca exatamente pelo produto, mas pela sua necessidade, com pesquisas como “quero um tênis para fazer caminhadas” e “quero uma camisa para ir ao trabalho”, por exemplo.

O assistente é um caminho para auxiliar nessa jornada. Além das descobertas, a solução ajuda o usuário a encontrar seções do e-commerce com mais facilidade, e também é uma oportunidade de aumentar a acessibilidade, já que pode ter uma IA multimodal embutida para compreender imagens, vídeos e áudio.

A experiência personalizada dentro do seu site faz com que o cliente não precise usar, por exemplo, o ChatGPT ou Gemini para receber centenas de recomendações em outras lojas.

Catalogação de produtos em instantes

Uma das novidades que mais chamou a atenção durante o evento do Google Cloud foi a catalogação de produtos a partir de fotos. A ferramenta serve principalmente para facilitar e agilizar a logística de registro de novos produtos em e-commerces.

A tecnologia utiliza uma API que identifica qual o produto, seu modelo, dá sugestões de preço, descreve suas particularidades, cria tags e textos para descrição, mostra o público-alvo e traz avaliações de clientes.

As descrições dos produtos, inclusive, são um dos fatores de decisão de compra do cliente, como comentou a gerente sênior de marketing do Google Cloud Brasil, Marisa Kinoshita. Além do fator de confiança dos clientes, as descrições são importantes para o ranqueamento dos produtos nos buscadores.

“Experimentando” roupas online

Outra novidade apresentada pelo Google foi o provador online, ferramenta que utiliza IA para juntar uma foto do cliente e do produto, dando uma previsão de como ficaria no corpo do usuário.

O recurso auxilia a tirar a desconfiança de muitas pessoas que não gostam de comprar roupas pela internet por não poderem provar antes.

Além de provador online, o recurso também ajuda os varejistas. Com ele, você pode utilizar uma foto com modelos e colocá-los com diversas peças de roupas diferentes, aumentando a eficiência com um resultado quase que igual ao original.

foto da tela
Para receber a imagem criada por IA, basta enviar uma foto do produto e uma foto da pessoa (Imagem: Marcelo Salvatico/)

Agendamento de entregas

A pesquisa E-commerce Trends 2025 mostra que o prazo de entrega é fator decisivo para 48% dos consumidores, e saber quando você receberá seu pedido é essencial, principalmente para quem mora em casa ou em prédios sem portaria. 

No entanto, na última Black Friday, boa parte dos e-commerces analisados na pesquisa do Google Cloud não tinham o agendamento de entregas como uma opção. 

Com IA integrada em sistemas de logística, é possível rearranjar entregas de forma automática, e garantir as vendas de clientes que necessitam de prazos específicos de entrega.

Veja mais:

  • Magalu começa a vender tecnologia de e-commerce para outras lojas
  • Metade dos brasileiros ignoram riscos de segurança online, revela estudo
  • Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los

VÍDEO: Vale a Pena Comprar o iPhone 16e? Sim e não

 

Leia mais matérias no ItechNews .