A indústria automobilística nem sempre tem decisões sensatas. Prova disso é que existem carros feitos no Brasil, mas que são proibidos de serem vendidos por aqui. Parece algo estranho, mas é que as versões destinadas à exportação são adaptadas aos mercados de destino.

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Sendo assim, é comum que os modelos de exportação utilizem algum motor que não é usado no Brasil. Por muitos anos, o Volkswagen Fox foi exportado para a Europa com um propulsor 1.4 aspirado, que nunca foi utilizado no hatch. Na verdade, quem usou esse motor no mercado brasileiro, mas convertido para flex, foi a VW Kombi.

Por isso, confira a seguir mais alguns exemplos de carros fabricados no Brasil, mas que só são vendidos para o exterior


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7. Hyundai HB20 1.6 

Hyundai HB20 (Imagem: Divulgação/Hyundai)

Demorou 12 anos, mas enfim o Hyundai HB20 começou a ser vendido na Argentina. Mesmo sendo um dos principais exportadores do mercado brasileiro, o país vizinho passou a receber o hatch compacto somente nos últimos dias. Entretanto, o modelo tem uma importante diferença.

Mesmo sendo fabricado aqui e exportado para a Argentina, o Hyundai HB20 utiliza um propulsor que não é mais utilizado por aqui. Trata-se do 1.6 aspirado de 123 cv de potência, que já equipou o hatch por aqui, mas foi substituído pelo 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 120 cv. 

6. Jeep Commander 1.3 turbo a gasolina 

No caso do Jeep Commander, a alteração é mais discreta, mas ainda assim fez com que o SUV de sete lugares tivesse uma configuração exclusiva para o exterior. Vendido na Argentina e, recentemente, também no México, o SUV de sete lugares não tem motor flex nesses dois países.

Jeep Commander (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Sendo assim, as versões que utilizam o motor 1.3 turbo só queimam gasolina nesses países. Por só queimar gasolina, a potência foi um pouco reduzida, ficando em 175 cv, mas mantendo o torque de 27,5 kgfm. No Brasil, esse motor flex produz 180 cv, com gasolina, e 185 cv, com etanol, com o mesmo torque da versão de exportação.

5. Ram 700

Desde que Fiat e Chrysler se uniram, antes mesmo da criação da atual Stellantis, alguns mercados da América Latina recebem a Fiat Strada transformada em um modelo Ram. Vendida em alguns países da América do Sul, mas principalmente no México, a Ram 700 é uma Strada com logotipos trocados, em um processo também conhecido como engenharia de emblema.

Ram 700 (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Além dos logotipos da marca do carneiro, a picape compacta passa pelo menos processo que o Commander, só queimando gasolina. Com isso, os motores 1.0 turbo e 1.3 aspirado perdem um pouco de potência, desenvolvendo 118 cv e 98 cv, respectivamente.

4. Volkswagen Nivus 170 MT

Na Argentina, o Volkswagen Nivus tem uma versão exclusiva e que não é disponibilizada no Brasil. Mesmo sendo fabricado em território nacional, o Nivus é exportado para o país vizinho com a mesma configuração do motor 1.0 turbo TSI do Polo. 

Volkswagen Nivus (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Chamada de 170 TSI, essa configuração reduz a potência para 110 cv no Nivus vendido na Argentina, por só queimar gasolina. A transmissão também é exclusiva, sendo a manual de cinco marchas, caixa que nunca foi oferecida no SUV cupê no mercado brasileiro.

3. Volkswagen Polo 1.6

E já que o Polo foi citado no carro anterior, então nada melhor do que já falar dele. No Brasil, somente os motores 1.0 restaram nas versões civis do hatch, enquanto a GTS é a única que utiliza um motor maior, o 1.4 TSI turbo de 150 cv.

Volkswagen Polo Track (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Entretanto, os argentinos ainda podem comprar o Volkswagen Polo com um motor que já foi oferecido no Brasil. Trata-se do 1.6 MSI, motor aspirado que move a versão Track e a de entrada do Polo no país vizinho. Ou seja, mais um exemplo de carro feito aqui, mas proibido de ser vendido no território nacional.

2. Renault Kardian 1.6 MT

Projetado e fabricado no Brasil, o Renault Kardian é outro exemplo de modelo que tem uma versão exclusiva para o exterior. Novamente, a Argentina é o país que tem uma configuração não vendida no Brasil. Aqui, o SUV compacto até recebeu câmbio manual, mas sempre associado ao motor 1.0 turbo. No país vizinho, a versão manual utiliza o motor 1.6 aspirado a gasolina.

Renault Kardian MT (Imagem: Divulgação/Renault)

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1. Renault Oroch 1.3 turbo 4WD

Renault Oroch 4WD (Imagem: Divulgação/Renault)

A Renault Oroch pode estar esquecida no Brasil, mas o modelo tem uma versão bastante interessante na Argentina. Por lá, o modelo 1.3 turbo pode ser comprado com tração integral (4WD), enquanto por aqui a picape só é vendida com tração dianteira. Uma decisão da marca francesa que não dá para entender, já que a caminhonete é fabricada no Brasil.

Resumo: carros fabricados no Brasil, mas exclusivos para outros países:

  • Hyundai HB20 1.6

  • Jeep Commander 1.3 turbo a gasolina 

  • Ram 700

  • Volkswagen Nivus 170 MT

  • Volkswagen Polo 1.6

  • Renault Kardian 1.6 MT

  • Renault Oroch 1.3 turbo 4WD

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