O comércio eletrônico se consolidou como uma prática comum entre os brasileiros, com 74% dos consumidores comprando online ao menos uma vez por mês. É o que revela uma pesquisa da Akamai, realizada com mais de 900 pessoas para entender os hábitos de consumo, preferências de pagamento e preocupações com a segurança no comércio online.

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A metodologia da pesquisa incluiu um questionário aplicado a consumidores de várias regiões do Brasil. A amostra foi composta por 55% de mulheres e 45% de homens. Em termos de idade, 45% dos participantes tinham entre 18 e 34 anos, 37% entre 35 e 54 anos, e 18% tinham mais de 55 anos. Os respondentes eram das cinco regiões do Brasil: 27% do Sudeste, 21% do Sul e Nordeste, 18% do Centro-Oeste e 13% do Norte.

Frequência das compras online

A pesquisa mostrou que 43% dos consumidores brasileiros fazem compras online pelo menos uma vez por semana. Destes, 6% afirmaram realizar compras diárias, 20% compram semanalmente e 17% mais de uma vez por semana. Apenas 2% dos entrevistados declararam nunca fazer compras online.


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Quando analisados por faixa etária, os consumidores mais jovens são os mais assíduos no comércio eletrônico. Entre aqueles com idade entre 25 e 29 anos, 31% fazem compras mais de uma vez por semana, e 7% compram diariamente.

Entre 18 e 24 anos, 24% compram mais de uma vez por semana, enquanto 8% fazem compras todos os dias. A faixa de 30 a 39 anos se destacou como a de maior número de compradores diários, com 11% realizando compras online todos os dias.

11% dos consumidores na faixa de 30 a 39 anos afirmam fazer compras online todos os dias (Imagem: Reprodução/Akamai)
11% dos consumidores na faixa de 30 a 39 anos afirmam fazer compras online todos os dias (Imagem: Reprodução/Akamai)

Entre os consumidores com mais de 40 anos, a frequência de compras começa a diminuir. Entre 40 e 49 anos, 20% compram online mais de uma vez por semana, e esse percentual cai para 17% entre os que têm entre 50 e 59 anos. Para pessoas acima dos 60 anos, apenas 14% compram mais de uma vez por semana, e menos de 5% fazem compras diariamente.

A pesquisa também identificou um grupo de consumidores que só compram online quando têm uma necessidade específica. Entre os entrevistados com idade entre 50 e 59 anos, 17% afirmaram comprar ocasionalmente. Acima dos 60 anos, esse comportamento é ainda mais comum, com 23% dizendo que só compram quando precisam de algo específico.

Compra de eletrônicos e eletrodomésticos

No setor de eletrodomésticos, 45% dos consumidores afirmaram preferir comprar diretamente nos sites de grandes varejistas nacionais, como Magazine Luiza. O comportamento revela uma preferência por plataformas reconhecidas, que transmitem maior confiança.

Quando o produto em questão são eletrônicos, os entrevistados demonstraram uma divisão quase igual entre marketplaces internacionais e varejistas nacionais. Cerca de 32% preferem comprar em plataformas globais, como Amazon, eBay e AliExpress, enquanto 31% optam por sites de grandes varejistas nacionais, como a Magalu. No entanto, apenas 3% dos consumidores afirmaram comprar eletrônicos através de redes sociais, como Facebook ou Instagram.

Métodos de pagamento mais usados

Os cartões de crédito lideram como método de pagamento preferido por 71% dos consumidores brasileiros. O Pix, sistema de pagamento instantâneo, aparece em seguida, sendo escolhido por 65% dos entrevistados.

Os cartões de débito foram mencionados por 31%, os boletos por 19% e as carteiras digitais, como PayPal e MercadoPago, por 18%. O uso de cartões virtuais descartáveis, que oferecem maior proteção, foi citado por 16% dos participantes.

A pesquisa também apontou diferenças de preferência entre faixas etárias. Para consumidores entre 18 e 24 anos, o Pix é a escolha principal, sendo utilizado por 76% desse grupo, enquanto os cartões de crédito são usados por 56%. Já entre os que têm entre 30 e 39 anos, os cartões de crédito são o método preferido, sendo usados por 78% dos entrevistados, enquanto o Pix foi mencionado por 67%.

76% dos jovens entre 18 e 24 anos usam o Pix como forma de pagamento nas compras online (Imagem: Reprodução/Akamai)
76% dos jovens entre 18 e 24 anos usam o Pix como forma de pagamento nas compras online (Imagem: Reprodução/Akamai)

À medida que a idade dos consumidores aumenta, a preferência pelo cartão de crédito se torna mais evidente. Entre os consumidores com mais de 60 anos, 77% utilizam cartões de crédito, e apenas 48% fazem uso do Pix.

Preocupações com a segurança

A pesquisa da Akamai revelou que a segurança é uma das principais preocupações dos brasileiros ao comprar pela internet. 35% dos consumidores temem ter suas contas bancárias hackeadas durante uma compra online. Além disso, 31% manifestaram preocupação com a possibilidade de clonagem de seus cartões de crédito após uma transação.

Outros riscos citados pelos consumidores incluem o uso indevido de dados pessoais para fraudes (28%) e a possibilidade de terem seus dados roubados em ataques de phishing, como o clique em links maliciosos enviados por e-mail (20%). A fraude relacionada à não entrega de produtos também é uma preocupação para 22% dos consumidores.

35% dos consumidores temem ter suas contas bancárias hackeadas durante uma compra online (Imagem: Reprodução/Akamai)
35% dos consumidores temem ter suas contas bancárias hackeadas durante uma compra online (Imagem: Reprodução/Akamai)

Em termos de experiências reais, 24% dos entrevistados afirmaram que já pagaram por um produto que nunca receberam. A clonagem de cartões também foi um problema para 15% dos participantes. Além disso, 9% disseram que tiveram seus dispositivos infectados por vírus durante o processo de compra online, e 7% relataram ter sido vítimas de phishing, clonagem de celular ou outras fraudes telefônicas.

Desconfiança sobre lojas online

A falta de confiança nos sites de e-commerce levou muitos consumidores a desistirem de concluir uma compra. Cerca de 24% dos entrevistados afirmaram que desistiram de uma compra por falta de imagens ou especificações detalhadas do produto. Já 22% mencionaram a desconfiança nos métodos de pagamento como motivo para abandonar o carrinho de compras.

A ausência de selos ou certificados de segurança foi apontada como um fator de desistência por 20% dos consumidores. Outros 20% afirmaram que problemas no design das páginas, como lentidão no carregamento ou excesso de anúncios, também os levaram a interromper uma compra.

24% dos entrevistados afirmaram que desistiram de uma compra por falta de imagens ou especificações detalhadas do produto (Imagem: Reprodução/Akamai)
24% dos entrevistados afirmaram que desistiram de uma compra por falta de imagens ou especificações detalhadas do produto (Imagem: Reprodução/Akamai)

Além disso, 20% dos entrevistados disseram que não finalizaram compras nos últimos seis meses por medo de que seus dados pessoais fossem roubados. A dificuldade em preencher longos formulários de cadastro também foi um obstáculo para 13% dos consumidores.

Desafios e tendências do comércio online

A pesquisa da Akamai demonstra que, apesar da popularidade crescente do comércio eletrônico no Brasil, os consumidores ainda enfrentam desafios relacionados à segurança e desconfiança em sites e métodos de pagamento.

A segurança dos dados e a proteção contra fraudes são fatores determinantes para que os consumidores se sintam confiantes para fazer compras online. Para construir um relacionamento com os clientes, as empresas devem investir em medidas de segurança completas, como a proteção de dados pessoais e a adoção de protocolos de pagamento seguros.

Além disso, a preferência por cartões de crédito e o crescimento do uso do Pix, especialmente entre os mais jovens, indicam mudanças importantes nas formas de pagamento, que acompanham o avanço da tecnologia e a digitalização dos serviços financeiros no país.

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