Criado há mais de noventa anos, o Oscar tem muita história para contar. Embora ao longo dos anos, inúmeros filmes tenham ficado conhecidos por fazerem história na premiação, faturando diversas estatuetas em uma única noite, há também aqueles que ficaram famosos exatamente por terem tido muitas indicações, mas saírem de mãos abanando do evento.
- Como são escolhidos os indicados e os vencedores do Oscar?
- 6 filmes que perderam o Oscar mas se tornaram clássicos
Longa-metragens como A Cor Púrpura (1985), Trapaça (2013) e O Irlandês (2019 ) ficaram conhecidos exatamente por não passarem despercebidos pela Academia, mas ao mesmo tempo não se sobressaíram em nenhuma das categorias em que concorreram.
Para lembrar com mais detalhes quem foram esses filmes e por quais títulos eles foram ofuscados, o montou uma lista dos oito filmes mais indicados ao Oscar, mas que saíram sem nenhuma vitória na competição. Os títulos estão listados pelo número de nomeações que receberam e têm indicação se estão ou não disponíveis em plataformas de streaming no Brasil.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Filmes mais indicados ao Oscar sem vitória
Veja a lista completa dos filmes mais indicados ao Oscar, sem nenhuma vitória:
- A Cor Púrpura (1985)
- Momento de Decisão (1977)
- Gangues de Nova York (2002)
- Bravura Indômita (2010)
- Trapaça (2013)
- O Irlandês (2019)
- Vestígios do Dia (1993)
- O Homem Elefante (1980)
1. A Cor Púrpura – 11 indicações
Filme que divide com Momento de Decisão o topo do ranking, A Cor Púrpura é um longa de 1985 baseado no romance epistolar de mesmo nome de Alice Walker. Um filme de Steven Spielberg, o título se passa no início do século XX e conta a história de Celie, uma jovem órfã negra, que cresce em um cenário de violência e solidão, enquanto escreve cartas para a irmã desaparecida a fim de amenizar sua dor.
Indicado a 11 categorias do Oscar, entre elas a de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz (Whoopi Goldberg) e Melhor Atriz Coadjuvante (Margaret Avery), o filme não levou nenhuma estatueta para casa. O grande destaque da 58ª edição, na realidade, acabou ficando com Entre Dois Amores (1985), drama de Sydney Pollack que faturou sete prêmios.
A Cor Púrpura pode ser visto na Max.
2. Momento de Decisão – 11 indicações
Outro grande esnobado da lista, Momento de Decisão é um drama de 1977 dirigido por Herbert Ross. Inspirado livremente na história das bailarinas Isabel Mirrow Brown e Nora Kaye, o filme segue os passos de duas proeminentes dançarinas, que tomam rumos opostos na vida, mas reencontram-se quando a filha de uma delas tem a oportunidade de dançar na academia em que faziam balé.
Também indicado a 11 estatuetas, o longa concorreu em categorias como Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz (Ana Bancroft e Shirley MacLaine). A cerimônia de 1978, no entanto, ficou marcada pelas inúmeras vitórias de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977).
Atualmente, Momento de Decisão não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
3. Gangues de Nova York – 10 indicações
Baseado no livro de mesmo nome de Herbert Asbury, Gangues de Nova York é um drama histórico dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio. Ambientado em 1863, o longa segue os passos de um jovem consumido pela vingança, que torna-se braço direito do líder de uma gangue de foras-da-lei a fim de buscar desforra pela morte do pai.
Na 75ª edição do Oscar, o filme foi indicado a 10 categorias, dentre elas a de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Roteiro Original. Embora Gangues de Nova York não tenha levado nada para casa, Chicago e O Pianista (2002) foram os mais premiados da noite.
Atualmente, Gangues de Nova York não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
4. Bravura Indômita – 10 indicações
Filme dos irmãos Coen, Bravura Indômita é um longa-metragem de faroeste que adapta o romance de mesmo nome escrito por Charles Portis. Segunda adaptação do livro para os cinemas, o título de 2010 conta a história de uma garota de 14 anos, que contrata um xerife alcoólatra, mas muito bom de mira, para ir atrás do assassino de seu pai.
Sucesso de bilheteria, o filme recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Jeff Bridges) e Melhor Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld). As produções O Discurso do Rei (2010) e A Origem (2010) foram, no entanto, as grandes estrelas da 83ª edição do Oscar.
Bravura Indômita está disponível para compra e locação no iTunes, Amazon e Microsoft Store.
5. Trapaça – 10 indicações
Baseado em uma operação policial verídica, Trapaça é um filme policial de comédia sombria lançado em 2013. Dirigido por David O. Russell, o título gira em torno de dois vigaristas, forçados por um agente do FBI a infiltrarem-se em meio a um grupo de políticos corruptos. Uma missão que parece caminhar bem, até a chegada da imprevisível esposa de um dos farsantes.
Aclamado por seu elenco estrelado, o longa-metragem foi indicado a 10 estatuetas da premiação, entre elas de Melhor Filme e Melhor Direção, e as quatro de atuação: Melhor Atriz (Amy Adams), Melhor Ator (Christian Bale), Melhor Ator Coadjuvante (Bradley Cooper) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Lawrence). Esnobado pela Academia na cerimônia de 2013, o título perdeu para concorrentes como 12 Anos de Escravidão (2013) e Gravidade (2013).
Trapaça está disponível para compra e locação no iTunes e Amazon.
6. O Irlandês – 10 indicações
Mais um título dessa lista de Martin Scorsese, O Irlandês é um filme de gângster lançado em 2019, com base em um livro de Charles Brandt. Mais uma colaboração entre o cineasta e o ator Robert de Niro, o longa segue os passos de um caminhoneiro que trabalha como assassino de aluguel da máfia e se torna o suspeito número um do desaparecimento de um líder sindical.
Também nomeado a dez categorias do Oscar, O Irlandês concorreu a prêmios como o de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Al Pacino e Joe Pesci). O Oscar 2019, porém, ficou marcado como a noite do sul-coreano Parasita, que ganhou quatro estatuetas e se tornou o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar a estatueta de Melhor Filme.
O Irlandês faz parte do catálogo da Netflix.
7. Vestígios do Dia – 8 indicações
Adaptação do romance de mesmo nome de Kazuo Ishiguro, Vestígios do Dia é um filme de drama de James Ivory lançado em 1993. Considerado um dos maiores títulos britânicos do século XX pelo British Film Institute, o longa-metragem segue os passos de Stevens, um mordomo-chefe que trabalha em uma enorme propriedade e vive em função dos afazeres profissionais, sacrificando sua própria vida pessoal no processo.
Nomeado a oito categorias do Oscar, o drama não levou nenhuma estatueta para casa, embora estivesse concorrendo para os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Anthony Hopkins) e Melhor Atriz (Emma Thompson). No ano em que concorreu, no entanto, A Lista de Schindler (1993) levou sete prêmios para casa, inclusive o Oscar de Melhor Filme.
Vestígios do Dia pode ser assistido na Max.
8. O Homem Elefante – 8 indicações
Baseado na história real de Joseph Merrick, O Homem Elefante é um drama biográfico lançado em 1980. Dirigido por David Lynch, o longa retrata a história de John, portador do caso mais grave de neurofibromatose já registrado, com 90% do corpo deformado. Tratado como intelectualmente deficiente em um show de horrores, John é salvo pelo médico Frederick Treves, que, aos poucos, consegue ajudá-lo a se desenvolver emocional e intelectualmente.
Com uma maquiagem tão impactante que fez com a Academia criar o Oscar de Melhor Maquiagem no ano seguinte, o longa foi indicado a oito categorias, dentre elas a de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (John Hurt). A 53ª edição da premiação, porém, teve como filme mais premiado Gente Como a Gente (1980), que venceu em quatro categorias da noite.
O Homem Elefante está disponível para compra e locação na Amazon e iTunes.
Leia mais matérias no ItechNews .