O buscador de passagens aéreas e hospedagens Kayak divulgou nesta sexta-feira (24) o relatório “WTF? Wow! Turismo do Futuro”, com tendências para o mercado de viagens e turismo pelos próximos cinco anos. Os avanços tecnológicos ocupam grande espaço, com destaque para agentes automatizados de IA e experiências de compras completas nas redes sociais.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 8 dicas para fazer reserva de hotel pela internet
  • Qual o valor do dólar hoje? Como acompanhar em tempo real

A pesquisa foi conduzida com a empresa de consultoria The Future Laboratory e consultou viajantes internacionais de oito países diferentes, incluindo o Brasil. O traz os principais pontos envolvendo aplicativos e IAs.

5 tendências de viagens até 2030

De acordo com o Kayak, algumas das tendências são:


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Agentes de IA
  2. Compras de passagens em redes sociais
  3. Passeios virtuais
  4. Maior conectividade e digitalização dos processos
  5. Múltiplos destinos e viagens espirituais

1. Agentes de IA

Agentes de IA funcionam como aplicações que executam tarefas automaticamente. No mercado de viagens, essas ferramentas poderão funcionar como assistentes que fazem todos os processos mais trabalhosos, como encontrar passagens, adiantar reservas e até remarcar um eventual voo com atrasos. 

De acordo com o Country Manager do Kayak no Brasil, Gustavo Vedovato, os agentes poderão atuar para buscar as passagens no lugar do consumidor.

“A IA pode fazer toda a parte manual e pesada de pesquisar [passagens aéreas]. Hoje você entra no site, coloca a data de ida e volta, compara preço. É muito mais fácil você falar ‘quero viajar para o Rio de Janeiro na semana que vem’”, comentou.

2. Compras de passagens em redes sociais

O relatório destaca um termo chamado “feedbooking”, usado para indicar que as experiências de compras de passagens e hospedagens poderão acontecer diretamente nas redes sociais. A previsão é de que as redes se tornem “superapps” capazes de viabilizar transações com valores altos, como os gastos envolvidos nas viagens.

A pesquisa informa que 62% dos entrevistados que fazem parte da geração Z buscam inspirações para viagens nas redes sociais. A expectativa, portanto, é de que marcas, influenciadores e agências passem a vender experiências através destas plataformas.

3. Passeios virtuais

Experiências imersivas devem tomar conta do mercado até 2030, impulsionadas por realidade virtual ou realidade aumentada. Hoteis poderão mostrar uma visita guiada virtual pelo quarto antes de uma reserva, por exemplo, enquanto viajantes poderão conhecer os lugares com antecedência pelo celular.

Experiências com realidade virtual podem ser exploradas pelo turismo nos próximos anos, segundo o Kayak (Imagem: Reprodução/Freepik)

4. Maior conectividade e digitalização dos processos

O relatório também menciona possíveis melhorias nos processos que envolvem todo o setor de turismo, partindo de ofertas acessíveis de Wi-Fi para voos e experiências mais ágeis (e sem documentos físicos) em hospedagens. As possíveis inovações são:

  • Wi-Fi gratuito e de alta velocidade em voos;
  • Passeios virtuais com realidade virtual;
  • Check-in e check-out digitais;
  • Reembolsos automáticos após mudança de valor das passagens;
  • QR Codes para identificação de bagagens despachadas.

5. Múltiplos destinos e viagens espirituais

Por fim, a pesquisa trouxe tendências para viagens que envolvam bem-estar e práticas dos turistas. Uma delas é a escolha por vários destinos de uma só vez, aproveitando pontes aéreas, stopovers e condições especiais para emendar mais de uma cidade ao planejar o trajeto.

O índice de bem-estar de um destino também será um fator cada vez mais crucial na decisão dos consumidores, principalmente entre pessoas com idade acima de 60 anos. Além disso, pode haver uma procura maior por viagens consideradas espirituais, como retiros e roteiros de autoconhecimento.

Leia também:

  • 7 aplicativos essenciais para viajar
  • Como usar o Tripsy para planejar viagem
  • 7 IAs para comprar passagens aéreas baratas

VÍDEO: VIAGEM NO TEMPO COM O GOOGLE MAPS | Curiosidades

 

Leia mais matérias no ItechNews .