Para evitar aquela terrível ressaca após uma noite de bebedeira e muitos goles de cerveja, vinho ou whisky, é comum escutar a recomendação de beber água entre os drinks alcoólicos. No entanto, um recente estudo publicado na revista Alcohol afirma que isso não vai impedir ou curar a ressaca por completo no dia seguinte, já que o efeito de ação é “modesto”.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Por que as pessoas sentem ressaca?

Tomar água com outras bebidas é uma ideia embasada cientificamente, ainda mais quando se considera que o álcool tem efeito diurético, aumenta a produção de urina e causa a desidratação do corpo. Então, é preciso manter o organismo hidratado. Para isso, vale intercalar e beber uma garrafinha de água durante à noite. Há quem tome a água toda de uma vez, quando chega em casa depois da balada.

O ponto é que a ressaca e a desidratação são dois problemas diferentes que afetam o corpo após o consumo excessivo de álcool, segundo a equipe internacional de pesquisadores, incluindo membros da Universidade de Utrecht (Países Baixos). Logicamente, a água desempenha um papel maior contra a desidratação, mas não impede a dor de cabeça, o mal-estar e as náuseas típicas. Afinal, o álcool causa outros efeitos no organismo.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Efeito da desidratação e da ressaca

Para chegar a conclusão que a ressaca e a desidratação são dois problemas diferentes que acometem o organismo após a ingestão de álcool, o grupo de pesquisa analisou outros 13 estudos sobre o mesmo tema na revisão sistemática.

Beber água entre os drinks com álcool não impede por completo o risco de ressaca no dia seguinte (Imagem: Kelsey Chance/Unsplash)

“Esta revisão conclui que ressaca e desidratação são duas consequências concomitantes, mas independentes, do consumo de álcool”, reforçam os cientistas, no artigo.

Nesse cenário, “o consumo de água durante ou imediatamente após o consumo de álcool teve apenas um efeito modesto na prevenção da ressaca no dia seguinte. Além disso, a quantidade de água consumida durante a ressaca não estava relacionada a mudanças na gravidade da ressaca e na sede”, acrescentam. 

Durante as análises, a equipe também percebeu que as ressacas causam efeitos mais fortes e mais duradouros do que a desidratação, que é normalmente mais leve e de curta duração.

Como curar ressaca?

Para evitar uma terrível ressaca, a resposta mais simples é não beber. Até o momento, não existe um remédio ou uma receita infalível que impeça, com 100% de eficácia, a dor de cabeça no dia seguinte. Existem alguns suplementos que prometem prevenir ressaca, mas há pouco embasamento científico nas alegações.

De forma geral, são recomendadas quatro ações para conter os danos e para auxiliar no processo de curar a ressaca:

  1. Ingerir açúcar, já que os níveis de glicose podem baixar com o álcool. Então, vale tomar um suco ou comer uma fruta; 
  2. Descansar é fundamental para ajudar o corpo a se recuperar durante a ressaca;
  3. Se a dor de cabeça for muito intensa, é possível recorrer a um analgésico;
  4. Manter o corpo hidratado, bebendo água, o que evita a desidratação e impede efeitos secundários da noite agitada.

Leia mais matérias no ItechNews .