Água mineral ou água com gás? Essa questão é enfrentada cotidianamente para quem frequenta restaurantes ou cafeterias, e, normalmente, se resume ao gosto pessoal do freguês. Mas será que existe alguma diferença entre esses “tipos” de água para a saúde, mesmo que a dentária?

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Para que serve a água com gás que acompanha o café?

A resposta simples é “não”, mas, como tudo na ciência, há maneiras mais complexas de se responder à pergunta. A água carbonatada — ou gaseificada —, vale lembrar, é diferente de sodas, águas minerais, tônicas ou saborizadas.

Qual a diferença da água com gás?

Suas bolhas são criadas ao adicionar dióxido de carbono à água filtrada, e a reação resultante produz ácido carbônico, que torna a água com gás mais ácida, ou seja, com um pH de cerca de 3,5. Na água mineral sem gás, o pH costuma ser neutro, entre 6,5 e 8,5.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A água com gás é um acompanhamento comum para o café, e sempre é sugerida em restaurantes (Imagem: Tamas Marton/Domínio Público)
A água com gás é um acompanhamento comum para o café, e sempre é sugerida em restaurantes (Imagem: Tamas Marton/Domínio Público)

Segundo estudos, a água com gás hidrata da mesma maneira que a água comum, sem diferença na eficiência. Ambas são melhores do que sucos, refrigerantes ou águas saborizadas artificialmente. Quanto aos dentes, não há evidência de que a água com gás danifique os dentes, ao contrário do que alguns mitos dizem.

Beber refrigerantes está ligado, sim, ao risco aumentado de fraturas ósseas, mas a correlação está, segundo dados de estudos envolvendo essas bebidas, a problemas de obesidade, e não ao gás da bebida em si. É verdade, no entanto, que a acidez maior da água carbonatada pode amolecer o esmalte dos dentes — não a ponto de fazer mal, a menos que a água esteja misturada com açúcar ou limão, que são muito mais ácidos e podem ameaçar os dentes.

Se você tem bruxismo ou morde muito os dentes, o dano causado pode aumentar, e, caso faça clareamento dental em casa, a água com gás pode descolorir os dentes. Fora estes casos, você teria que beber muita água com gás por muito tempo seguido para ter quaisquer danos aos ossos, então uma água gaseificada de vez em quando não é motivo para preocupação.

A água com gás não afeta os dentes, a menos que tenha limão ou açúcar, ou que seja tomada em enorme quantidade (Imagem: Asierromero/ Freepik)
A água com gás não afeta os dentes, a menos que tenha limão ou açúcar, ou que seja tomada em enorme quantidade (Imagem: Asierromero/ Freepik)

Algumas pessoas podem sentir desconforto ao consumir qualquer bebida gaseificada por conta do acúmulo de gases, que podem causar inchaço, cãibras e desconforto, e, para quem tem bexiga hiperativa, a acidez pode piorar sintomas urinários.

Do contrário, caso a preocupação seja apenas com os dentes, uma dica é alternar a água com gás com água mineral, que ajuda a limpar os dentes e normalizar a acidez bucal.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Quais são os melhores celulares até R$ 2.500? Confira 4 opções
  • Pavel Durov diz que Telegram não é “paraíso anárquico” e inicia mudanças no app
  • Samsung libera One UI 6.1.1 para Galaxy S24 e anuncia update para outros modelos
  • Drone DJI Neo chega ao Brasil com apenas 135 g e gravação em 4K
  • Telegram alcança 10 milhões de assinantes e desativa a função Pessoas Próximas
  • Tubarão de 2 metros teria sido engolido por outro maior ainda