A AMD lançou nesta semana uma nova atualização de BIOS das placas-mãe que acrescentam suporte oficial ao TDP de 105W para os processadores Ryzen 7 9700X e Ryzen 5 9600X.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • AMD muda estratégia e agora vai apostar apenas em GPUs mainstream
  • AMD começará a usar substrato de vidro em CPUs até 2026

Com o AGESA 1.2.0.2, essas CPUs não só ganham suporte ao novo perfil energético, como também passam a estar cobertas pela garantia. Ou seja: se o usuário selecionar a nova faixa de TDP e o componente apresentar defeito, ele poderá ser trocado pela AMD sem prejuízos.

O update do AGESA também reduz a latência de comunicação entre os núcleos dos Ryzen 9 9900X e Ryzen 9 9950X. Os dois modelos operam com dois CCDs distintos, espécies de ilhas que abrigam os núcleos de processamento. Essas duas estruturas “conversam” entre si e a latência dessa comunicação foi bastante criticada pela comunidade.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com a atualização liberada nesta semana, a AMD espera reduzir a latência e melhorar a velocidade de comunicação entre os núcleos das CPUs. “Estamos trabalhando para otimizar isso desde o lançamento dos Ryzen 9000”, disse a companhia em comunicado à imprensa. “No novo update de BIOS 1.2.0.2, reduzimos o número de transações pela metade nesses casos, o que ajuda a reduzir a latência de núcleo a núcleo em modelos com múltiplos CCDs”.

Como update afeta desempenho na prática?

Quando a AMD liberou o perfil de TDP de 105W para os Ryzen 9 9900X e 9 9950X, também foi criticada pela comunidade, que disse que o incremento de desempenho foi tímido, quase imperceptível.

Desta vez, a companhia se antecipou ao julgamento alheio e explicoiu que nem todo benchmark irá apontar ganhos sensíveis de performance e latência entre os núcleos. Num tom até que defensivo, ela explicou que a melhoria de desempenho é sentido mais no dia a dia, em usos específicos.

“A melhoria [de latência de núcleo para núcleo] é mais notável em cenários bem específicos em jogos, sobretudo aqueles que usam muitas threads e não ativam o core parking. Nossos testes em laboratório mostram que Metro Exodus, Starfield e Borderlands 3 podem mostrar alguma melhoria, bem como testes sintéticos como 3DMark Time Spy”.

Ryzen 9 9900X e 9 9950X foram os primeiros processadores a receber suporte a TDP de 105W (Foto: Jones Oliveira/)

Como atualizar a placa-mãe?

A nova versão do AGESA 1.2.0.2 já está disponível para download. Para atualizar a sua placa-mãe e liberar o novo TDP de 105W para o seu Ryzen 7 9700X ou Ryzen 5 9600X, acesse o site oficial da fabricante da sua placa-mãe.

Por lá, procure pelo menu de Suporte e baixe a última versão disponível da BIOS do modelo da sua placa-mãe. Siga as instruções fornecidas pela fabricante e, finalmente, atualize seu componente.

Leia mais matérias no ItechNews .