Já tem um tempinho que a Apple vem ensaiando a integração de seu ecossistema com dispositivos domésticos inteligentes, e, como o mercado de inteligência artificial ()IA) está aquecido, aparentemente a empresa se convenceu a realmente tirar o projeto de smart displays e um novo sistema operacional chamado HomeOS.

Embora a Maçã tenha se aventurado de forma tímida quando os smart speakers se multiplicaram no mercado, há pouco mais de quatro anos, o HomePod nunca foi assim uma abertura de linha de dispositivos como o Amazon Echo e o Google Nest representaram para a ampliação do repertório das gigantes para casas inteligentes. 

Segundo o Bloomberg, relatórios internos da empresa sugerem que a Apple até pensa em dois dispositivos domésticos para o ano que vem, equipados com o novo HomeOS.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O primeiro, com o  codinome J595, é uma espécie de iPad combinado com um smart display, um aparelho que já esteve na boca dos fofoqueiros meses atrás. O chamariz desse produto seria um braço robótico capaz de mover sua tela para seguir a voz do usuário e manter sua biometria facial dentro do quadro da câmera.

Smart displays teriam um formato parecido com o de um iPad (Imagem: Pexels/Josh Sorensen)

O segundo dispositivo, de codinome J490, seria um smart display de entrada projetado para chamadas FaceTime e controle de dispositivos domésticos inteligentes. A previsão é de que também poderia ser lançado no próximo ano, com um preço ainda sem projeção, entretanto, claro, mais barato do que o J595, com probabilidade de chegar às prateleiras por cerca de US$ 1 mil.

Há ainda um relatório que apareceu dias atrás em conversinhas de corredor da empresa abordando um um display inteligente com com o código J490 e voltado para organização de tarefas pessoais. Seria uma espécie de hub com Calendário, Notas e comandos rápidos para atividades de casa inteligente que teria até um fixador magnético para grudá-lo em paredes — mas esse parece mais improvável.

Apple Intelligence será fundamental para a nova linha

O desenvolvimento do alardeado sistema de IA avançado que está chegando para turbinar os novos produtos da Maçã também teria um importante papel nos dispositivos de casa inteligente, a partir de um sistema operacional chamado HomeOS, supostamente construído a partir do atual software embutido nas Apple TVs, o tvOS.

O HomeOS já viria preparado para rodar o Apple Intelligence nos smart display inteligentes, que devem chegar ao mercado com um hardware muito mais poderoso que o Apple TV e Homepod. Isso porque os dispositivos atuais não tem capacidade para rodar essa IA avançada localmente, e as novidades já viriam com modelos de IA prontos para executar a maioria ou todos os recursos do Apple Intelligence.

Por enquanto, todos os sinais apontam que 2025 será o ano em que a Apple finalmente entrará no mercado de telas inteligentes.

Leia mais:

  • Apple Intelligence pode ser testado sem mudar a região do iPhone para os EUA
  • Apple Intelligence é o pacote de IA de iPhone, iPad e Mac; conheça as novidades

Leia mais matérias no ItechNews .