A Apple pode reforçar seus investimentos no segmento de casas inteligentes, área em que não tem grande participação no momento. De acordo com novas informações do analista Mark Gurman, da Bloomberg, a nova estratégia é estruturada em torno de três pilares principais: inteligência artificial (IA), telas e software.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 7 capinhas para proteger o seu iPhone 16
  • Celular da OPPO terá botão de captura que funciona debaixo d’água; veja vídeo

Para isso, a empresa estaria em processo de criar uma equipe chamada de Home Ecosystem. Ela deve contar com engenheiros remanejados de seu projeto de veículos autônomos, cujo cancelamento foi noticiado pelo no último domingo (13).

O primeiro componente da estratégia é a Apple Intelligence, tecnologia que será utilizada para aprimorar automações domésticas. A IA permitirá controle preciso de aplicações, dispositivos de smart home, mídia e mais.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A segunda parte, de desenvolvimento de telas inteligentes, já apareceu em rumores anteriores sob a forma de uma nova geração do alto-falante inteligente HomePod. Ele deve ser apresentado com um novo display inteligente, descrito por Gurman como uma versão mais acessível do iPad.

Novo HomePod pode ter tela tipo iPad integrada (Imagem: Victor Carvalho/)

Portanto, é possível que ele traga uma filosofia parecida com o Pixel Tablet, que é um tablet e uma central de casa inteligente ao mesmo tempo. No entanto, se for uma tela fixa, ele pode competir com produtos como a linha Echo Show, da Amazon.

O novo dispositivo da Apple permitiria streaming do Apple TV Plus, chamadas FaceTime, navegação na web e acesso a aplicativos como Calendário e Notas.

A empresa também teria em desenvolvimento um robô de mesa, equipado com uma tela inteligente e um braço giratório. Ele seria capaz de detectar a presença de usuários, identificar atividades e reconhecer vozes.

Ele ainda serviria para monitorar de segurança residencial, realizar videoconferências e reproduzir mídia com áudio de alta qualidade. Seu preço pode ficar na casa dos US$ 1.000 (cerca de R$ 5.612 em conversão direta), algo próximo da linha iPhone 16.

O último pilar da estratégia é o desenvolvimento de um novo sistema operacional para automação residencial. Chamado de homeOS, ele seria construído com base no tvOS, sistema utilizado no Apple TV.

Ainda não se sabe quando os novos dispositivos de casa inteligente da Apple serão lançados, mas rumores e outras novidades devem surgir ao longo das próximas semanas.

Leia mais matérias no ItechNews .