O aquecimento global deixou a Antártica verde, conforme alerta um estudo conduzido pelas universidades de Exeter e Hertfordshire e pelo British Antarctic Survey. O material traz imagens de satélite que mostram o local “irreconhecível”, em que o gelo deu lugar a uma vasta vegetação. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Antártida está se elevando e os efeitos podem ser catastróficos
  • Aquecimento global atinge ritmo sem precedentes e afeta o Brasil

Confirme diz o estudo da revista Nature Geoscience, a Antártica tem experimentado aumentos significativos na temperatura ao longo dos últimos 60 anos, com taxas de aquecimento mais altas na Península Antártica, e de forma muito mais rápida que o aquecimento médio global.

Apesar de uma pausa recente no aquecimento ligada à variabilidade climática de curto prazo, a estimativa dos cientistas é que a tendência continue em 0,34 °C por década até 2100.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As projeções sugerem que o aumento da temperatura regional permanecerá bem acima da média global. 

O material diz que a vegetação cobria menos de um quilômetro quadrado da Península Antártica em 1986, mas atingiu quase 13 quilômetros quadrados em 2021.

Vegetação na Antártica

Com mais de 90% das geleiras da Península Antártica perdendo massa desde a década de 1940, as avaliações dos impactos e feedbacks das mudanças climáticas da Antártida na região têm se concentrado amplamente na resposta criosférica.

“Embora as mudanças na criosfera sejam críticas para a mudança global do nível do mar, um potencial aumento de três vezes na área livre de gelo na Península Antártica até o final do século também significa que é fundamental entender as mudanças biológicas terrestres para esta região, que já detém a maioria da vegetação terrestre da Antártida”, diz a pesquisa.

Imagens de satélite mostram Antártica verde (Imagem: Roland et al, 2024/Nature Geoscience)

Os pesquisadores defendem a importância de abordar questões sobre a extensão e a mudança da vegetação: “A melhoria do clima da Península Antártica, juntamente com a redução associada na cobertura de gelo e neve, pode resultar em homogeneização ecológica em escala regional, reorganização de espécies e comunidades, aumento da produtividade e desenvolvimento do solo”.

Consequências do aquecimento global

O aquecimento global já ultrapassou o limite do Acordo de Paris de 2015, assinado por diversos países. As consequências têm formado um alerta cada vez maior para a comunidade científica.

Para se ter uma noção, o aquecimento global está desmoronando pontes. A elevação das temperaturas causa problemas envolvendo as estruturas de concreto, aço ou madeira.  Com o passar o tempo, o derretimento de gelo na Antártica quebra recordes.

Leia mais matérias no ItechNews .