Nesta quinta-feira (27), a Agência Espacial Europeia (ESA) confirma a passagem de um asteroide do tamanho de uma montanha próximo ao planeta Terra. Apesar das dimensões do 2011 UL21, não há nenhuma probabilidade de colisão com esse potencial “assassino de planetas”.

  • Asteroide passará pela Terra e será visível no fim de semana
  • NASA simula cenário em que asteroide vai colidir com a Terra

Os astrônomos calculam que o 2011 UL21 tenha 2,3 km de diâmetro, ou seja, chega a ser maior que várias montanhas terrestres. Considerando o cenário espacial, é maior do que 99% de todos os objetos próximos da Terra conhecidos. Isso o faz ser classificado como um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA).

A “sorte” é que ele passará próximo, mas não tão perto do planeta. No seu ponto de maior proximidade, nesta tarde, o asteroide estará a 6,6 milhões de km da Terra. Isso é cerca de 17 vezes a distância entre a Terra e a Lua.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do em seu agregador de notícias favorito.

Asteroide “assassino de planetas”?

No caso do 2011 UL21, a nomenclatura de PHA está longe de ser exagero, como explica Gianluca Masi, astrofísico e diretor científico do Virtual Telescope Project, em nota.

Asteroide maior que uma montanha passa próximo ao planeta Terra nesta quinta-feira (27), segundo astrônomos (Imagem: Reprodução/ESA)

“O termo PHA é uma definição formal precisa, referindo-se a planetas menores [pequenos corpos do sistema solar que não são classificados como cometas], maiores que aproximadamente 140 metros [de diâmetro], que podem chegar a 7,5 milhões de km da Terra”, pontua Masi.

“Em outras palavras, apenas os maiores asteroides capazes de se aproximarem o suficiente do nosso planeta são sinalizados como PHAs, o que não significa que eles vão atingir a Terra, mas eles ainda assim demandam monitoramento”, pontua o astrofísico.

Segundo Masi, o 2011 UL21 está na lista dos 10 maiores asteroides que passaram a até 7,5 milhões de km da Terra desde o dia primeiro de janeiro de 1900.

Assista ao asteroide 2011 UL21

Nesta tarde, começa a ser possível observar o asteroide “assassino de planetas” passando próximo ao planeta Terra. Apesar de um pouco mais longe, o brilho aparente máximo do asteroide será alcançado na noite do dia 28 para o dia 29 de junho.

A observação da passagem vista do Observatório Astronômico Bellatrix, na Itália, é compartilhada pelo canal de Youtube do Virtual Telescope Project:

 

Passagem de asteroides pela Terra

De forma bastante incomum, o asteroide 2011 UL21 não é o único que está próximo ao nosso planeta nesta semana. No sábado (29), os astrônomos da ESA também projetam a passagem de outro asteroide classificado como “assassino de planetas” por causa de suas dimensões. É o 2024 MK.

A diferença entre as duas presenças é que o 2011 UL21 já era conhecido no campo da astronomia e foi observado anteriormente. No caso do 2024 MK, ele foi descoberto bem recentemente (16 de junho), sendo esta a sua primeira passagem. 

Apesar da sensação de elevada “incidência” de asteroides, não há chances de colisão de nenhum dos dois asteroides com a Terra. Na verdade, não há previsão de nenhuma colisão do tipo nos próximos 100 anos.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • WhatsApp com instabilidade: usuários relatam problemas nesta quinta (27)
  • Cromossomo Y está evoluindo muito mais rápido que o X
  • Amazon abrirá seção de produtos baratos importados da China, aponta site
  • Waze ganha tema dos Minions com humor e bananas nas rotas
  • OMS alerta sobre nova variante de mpox e pede urgência
  • Remédio que faz dente nascer de novo será testado no Japão