O astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS). Eles viajaram a bordo de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, lançada no sábado (28) por um foguete Falcon 9, que foi acoplada ao laboratório orbital por volta das 18h30 de domingo (29). Segundo a SpaceX, houve uma anomalia no lançador.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Por dentro da Crew Dragon, nave que vai resgatar astronautas na ISS

Hague e Gorbunov são os tripulantes da Crew-9, missão lançada da plataforma SLC-40, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). De acordo com informações da SpaceX, a anomalia no Falcon 9 ocorreu somente depois do lançamento. 

“Após o sucesso do lançamento da Crew-9 hoje, o segundo estágio do Falcon 9 foi descartado no oceano como planejado, mas durante a desórbita sofreu um acionamento de motores não nominal”, escreveram em uma publicação no X, o antigo Twitter. “Como resultado, o segundo estágio pousou no oceano, mas fora da área desejada”.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em outra publicação, a empresa sugeriu que deve pausar por algum tempo os lançamentos com o Falcon 9, o foguete mais usado atualmente, enquanto investiga o que aconteceu. “Vamos retomar os lançamentos após entendermos melhor a raiz do problema”, acrescentaram.

SpaceX relata falha no segundo estágio do Falcon 9 (Imagem: Captura de tela/X/SpaceX)

A escotilha da cápsula foi aberta às 20h04 no horário de Brasília, quando Hague e Gorbunov entraram na estação. Eles foram recebidos por uma cerimônia de boas-vindas conduzida pelos demais tripulantes do laboratório orbital.

Missão Crew-9

Normalmente, as Crew Dragon são ocupadas por quatro tripulantes, mas a Crew-9 levou apenas dois astronautas à estação. O motivo? Bem, foi preciso deixar livres os outros dois assentos para Butch Wilmore e Suni Williams, a dupla de astronautas que já está em órbita e que precisa de uma carona de volta para casa. 

Eles chegaram na ISS em junho com o primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing, para uma estadia de apenas 10 dias, aproximadamente. No entanto, os problemas ocorridos na espaçonave levaram a NASA a estender a estadia deles no espaço, e no fim, a agência espacial decidiu que seria mais seguro trazê-los de volta com a Crew Dragon. 

Por isso, eles devem retornar só em fevereiro de 2025, que é quando a missão Crew-9 vai acabar. Agora, eles estão acompanhados por Michael Barratt, Matthew Dominick, Jeanette Epps e Donald Pettit, todos da NASA, além de Alexander Grebenkin, Aleksey Ovchinin e Ivan Wagner, da agência espacial russa Roscosmos.

Leia mais matérias no ItechNews .