O Banco Central (BC) comunicou o vazamento de dados cadastrais vinculados a 174 chaves Pix de três cooperativas da Unicred do Brasil nesta segunda-feira (29). Segundo a autoridade monetária, a exposição ocorreu “em razão de falhas pontuais em sistemas” da instituição financeira e não foram expostos dados sensíveis dos clientes afetados. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Pix | O que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

Entre as informações vazadas pelo incidente ocorrido entre 5 e 8 de julho, estão o nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta. 

O BC ressalta ainda que nenhum dado de alto risco, como senha, informações de movimentações e saldos financeiros, ou qualquer outra informação sob sigilo bancário, foi exposto. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz a nota à imprensa.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Diante do ocorrido, os clientes das cooperativas do sistema da Unicred que tiveram os dados vazados serão notificados pelo app ou internet banking da instituição de relacionamento. 

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, reforça o Banco Central.

O que diz a Unicred?

O entrou em contato com a Unicred, mas não teve retorno até o momento da publicação. A matéria será atualizada em caso de resposta.

 

Vazamento atingiu 39 mil chaves Pix em julho

A exposição das cooperativas da Unicred acontece poucos dias após o vazamento de 39 mil chaves Pix do 99Pay. O caso foi notificado pelo BC em julho e envolveu o vazamento de informações relacionadas à plataforma de transferências bancárias, como o nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número de conta.

“Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo”, disse o 99Pay na época. “A empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio.”

A lista de registro de incidentes com dados pessoais do BC reúne mais casos de vazamento em 2024, como a exposição de informações cadastrais vinculadas a chaves Pix das instituições Iugu, Pagcerto e Fidúcia. 

Outras situações similares envolvendo o Banpará e a SumUp, também sem expôr dados sensíveis, foram comunicadas pela autoridade monetária nos últimos meses.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
  • Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas começa nesta segunda (29)
  • 1º coração artificial feito de titânio é implantado em paciente humano
  • Blade revela por que traiu os Vingadores na saga Blood Hunt
  • MEI tem até quarta (31) para cadastrar dados no DET; saiba como
  • Liga da Justiça finalmente volta a trabalhar e em dois mundos