Chega ao catálogo da Max na próxima segunda-feira (27) a primeira novela brasileira feita pelo streaming, Beleza Fatal. Criada em parceria com a produtora Coração da Selva, a trama tem roteiro de Raphael Montes (co-escritor do romance e da adaptação de Bom Dia Verônica) e supervisão de ninguém menos do que o titã das telenovelas, Silvio de Abreu.
Protagonizada por três das maiores atrizes do país, Camila Pitanga (Paraíso Tropical), Giovanna Antonelli (O Clone) e Camila Queiroz (Verdades Secretas), a “novela que não tem vergonha de ser novela”, nas palavras do próprio autor, é um projeto ambientado no universo da beleza, das cirurgias plásticas e da pressão pelo corpo ideal.
Uma história de vingança no universo da beleza
Dirigida por Maria de Médicis, Beleza Fatal segue os passos de Sofia, uma garota que, quando pequena, vê a mãe Cléo (Vanessa Giácomo) ser presa e morta injustamente por um crime cometido por sua tia, a ambiciosa e sem escrúpulos, Lola (Camila Pitanga).
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Não muito longe dali, a trama segue também os passos dos Paixão, uma família humilde, comandada pela enérgica Elvira (Giovanna Antonelli), que vê a filha ir parar no hospital após uma cirurgia plástica mal sucedida, que a coloca entre a vida e a morte.
Com tragédias pessoais que destroem suas respectivas famílias e têm como culpados um mesmo núcleo de personagens, Sofia (Camila Queiroz) e os Paixão acabam se unindo na dor e, anos depois, colocam em prática um plano de vingança a fim de acabar com todos aqueles que os machucaram no passado.
“Eu fiz a novela que eu queria ver”, contou o criador Raphael Montes durante a coletiva de imprensa da novela. “Eu quis misturar thriller dos anos 1990 com uma pegada de novela clássica, mas ao mesmo tempo trazendo assuntos que são novos”.
Embora o tema da vingança seja um dos mais tradicionais entre os folhetins, o autor contou que quis brincar com o limite de até onde pode ir esse desejo de desforra e, dado o número de capítulos mais reduzidos da novela, mostrar a construção desse plano e o que vem depois dele de maneira ainda mais direta.
Um novo tipo de novela
Composta por 40 capítulos que tem em média 1h de duração, Beleza Fatal chegará ao streaming dividida em cinco blocos, que de acordo com Montes expõem no primeiro uma apresentação da trama e dos personagens e, nos restantes, uma trama que vai escalando em desdobramentos e reviravoltas.
“A gente cansou de fazer novelas de 180, 200 capítulos, e agora ter o mesmo tempo para fazer 40 capítulos é um privilégio. A novela não tem barriga, não tem repetição. É o formato dos sonhos”, contou o ator Caio Blat, que dá vida ao cirurgião Dr. Benjamin Argento e também atuou como diretor do folhetim.
A obra, que de acordo com Monica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Warner Bros Dicovery no Brasil, pretende “colocar a dramaturgia em outro patamar”, é indiscutivelmente inovadora em seu formato, não apenas pelo número reduzido de episódios, mas também por soar como um híbrido de novela, série e cinema.
Além de ser um projeto fechado, gravado toda de uma vez – algo muito diferente dos clássicos folhetins que vão sendo escritos e rodados enquanto a história é transmitida –, seu processo de produção levou seis meses, com cerca de 12 cenas gravadas por dia em contrapartida às 30 das novelas tradicionais.
“A Warner, a Max e a Georgia [presidente da Coração da Selva] foram geniais porque trouxeram gente que está acostumada a fazer cinema e séries, e pessoas com décadas de experiência em fazer novela. […] Esse foi o grande barato, a gente criar um novo formato, um novo modelo de produção. Tem estrutura de novela, todas as tramas, núcleos e viradas, mas tem qualidade, fotografia e cenografia de cinema”, revelou Caio Blat
Aposta de peso da Max, o projeto teve, segundo Monica um “investimento similar ao de grandes lançamentos internacionais como Casa do Dragão e Pinguim“, além de 650 cenários e um set onde circulavam diariamente cerca de 500 pessoas, com várias unidades filmando ao mesmo tempo.
Para quem ficou curioso, Beleza Fatal estreia nesta segunda-feira (27) em toda a América Latina, Estados Unidos e Portugal. Além dos atores já citados, a trama conta ainda com Murilo Rosa (Desejo Proibido), Marcelo Serrado (Crô – O Filme), Júlia Stockler (A Vida Invisível), Herson Capri (Tieta) e Augusto Madeira (Um Dia Qualquer) no elenco.
Leia também:
- Todas as Flores | Conheça a novela que é sucesso no Globoplay
- Tudo sobre Garota do Momento, nova novela das 18h da TV Globo
- Quem é quem em Volta Por Cima, nova novela das 19h da TV Globo
Leia mais matérias no ItechNews .