Os alunos brasileiros tiveram a segunda maior pontuação em habilidades em tecnologia da América Latina e do Caribe, de acordo com o Relatório de Habilidades Globais 2024 divulgado pela plataforma de aprendizagem online Coursera. As habilidades tecnológicas alcançadas pelos alunos brasileiros, no último ano, incluem formação como Engenharia de Software, Programação de Computadores e Computação em Nuvem. O relatório também apontou um aumento de 1000% nas matrículas em cursos de inteligência artificial. 

A pesquisa, divulgada em julho deste ano, é feita anualmente, com dados colhidos do ano anterior. O levantamento também classificou Brasil como o país mais qualificado dentro do espaço da América Latina e do Caribe, e o apontou entre os 20 principais países em termos de proficiência geral em habilidades. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Google vai usar IA para organizar resultados na busca
  • Quem são os super-ricos da tecnologia no Brasil e no mundo em 2024?

Conheça iniciativas gratuitas

O dados da Cousera refletem um novo leque de capacitações disponibilizadas no país, impulsionado também pela Estratégia de Transformação Digital (E-digital), decretada em 2022.  Um exemplo de iniciativa, é a realizada pela Amazon Web Services (AWS) em parceria com a Flexa Cloud, empresa que fornece soluções em computação em nuvem, que promovem até dezembro workshops focados em inteligêcia artificial (IA) generativa, com a perspectiva de continuidade nos próximos anos.

Um próximo treinamento focado em criptografia de dados será no dia 16 de outubro, realizado pelo time da AWS. Os workshops em IA generativa terão novas datas divulgadas no site da Amazon AWS. 

De acordo com o speaker de treinamentos e capacitação da AWS Brasil, Fábio Filho, as iniciativas de capacitação acontecem em um cenário em que organizações estão adotando essas novas tecnologias e precisam de pessoas capacitadas.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Temos visto histórias que, graças aos treinamentos, alunos conseguem se introduzir no mercado de trabalho. Além disso, é importante que as pessoas sejam letradas nas novas tecnologias”, explica. 

Expansão das capacitações

Deivid Biiti, CEO da Flexa Cloud, apresentando durante workshop da AWS(Imagem: Juliano Bertaco/AWS)
A imersão contou apresentação do CEO da Flexa Cloud, e teve participação de especialistas na área de tecnologia, representantes de empresas e entusiastas do tema

A colaboração com organizações como o Sebrae continuou após as capacitações em tecnologias de nuvem e IA alcançarem 33 mil pessoas, de um número inicial de 25 mil alunos entre 2023 e 2024. Os treinamentos foram disponibilizados de forma gratuita, agora, serão 100% focados em IA generativa para profissionais de startups

Também neste ano, a empresa alcançou o número de 31 milhões de pessoas treinadas em computação de nuvem ao redor do mundo, com uma meta inicial de 29 milhões. 

Imersões para profissionais e entusiastas

O foi convidado a participar da “Imersão em IA Generativa com AWS” feita em parceria com a Flexa Cloud. O workshop foi realizado para pessoas com conhecimento básico, até avançado em IA. Dessa forma, inclui  participantes que atuam na área de TI, além de outras áreas como marketing e comercial. 

A capacitação tem foco no aprendizado básico do conceito de IA generativa, até a aplicação dela na vida e no trabalho dos participantes. Um dos objetivos é incetivar profissionais a compreenderem a incorporar a ferramenta na rotina da empresa, visando o aprimoramento dos serviços. 

O CEO da Flexa Cloud e palestrante do workshop, Deivid Bitti, comenta que as capacitações fazem parte de um processo de inovação das próprias empresas que promovem o evento.

“Somos parceiros da Amazon há mais de 12 anos, porém a iniciativa das capacitações vieram em meados de 2022, quando a IA generativa emergiu e recebemos a demanda de empresas e indivíduos de projetos que envolvam dados e IA. É uma inovação”, explica. 

Amanda Loverbeck, de 30 anos, é fundadora da Alva, uma consultoria de marketing e desenvolvimento de lideranças, participou do evento com o objetivo de entender os princípios básicos de uma IA, além de aprender como utilizá-la para tornar o trabalho mais otimizado.

“Quando você está fundando uma empresa, há muita coisa que você precisa saber. Agora, eu tento utilizar a IA para treiná-la a me ajudar na construção do meu empreendimento”, relata. 

Já Rodrigo Lima, de 21 anos, estudante e desenvolvedor freelancer, quis conhecer mais sobre o mercado de IA, para ajudar em uma pesquisa de iniciação científica que está fazendo.

“Não tenho muita experiência por ser estudante, porém estou sempre em busca de me aprimorar”, complementa. 

Confira outras iniciativas gratuitas: 

  • Bootcamp gratuito de IA generativa em colaboração com a Trybe; 
  • Escola da Nuvem, programa que prepara estudantes para carreiras na nuvem e os conecta com potenciais empregadores; 
  • Sebrae Startups, treinamentos gratuitos sobre os fundamentos de cloud e suas aplicações no negócio para empreendedores e profissionais de startups; 
  • AWS re/Start – Preparar indivíduos para carreiras na nuvem com treinamento baseado em coorte e gratuito para alunos. 

Veja outras matérias do :

  • 10 cursos de IA online do nível básico à especialização
  • Coursera e Microsoft oferecem 5 mil bolsas para novos cursos em TI e nuvem
  • 6 melhores aplicativos e plataformas de cursos online

VÍDEO: IA da Microsoft: VASA-1 | Quais os riscos desse uso da Inteligência Artificial

 

 

Leia mais matérias no ItechNews .