A BYD chegou ao Brasil com uma proposta bem diferente da atual. Se hoje em dia a montadora chinesa ganhou fama por dominar o mercado e por “inundar” o consumidor com diversos modelos populares, em 2022 o foco principal era o segmento de luxo.
- BYD registra superesportivo para desafiar Porsche Taycan no Brasil
- 10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em fevereiro de 2025
No início daquele ano, foram lançados por aqui os dois primeiros carros da “dinastia” chinesa: o Han, sedan que é um verdadeiro “foguete sobre rodas”, e o Tan, SUV elétrico que entrega mais de 500 cavalos de potência nas mãos do motorista.
“Esquecido” pelos consumidores, que agora focam em modelos mais acessíveis, como o Song Pro, o King e, principalmente, o Dolphin Mini, o Tan segue disponível no portfólio da marca, mas não tem emplacado do jeito que a marca queria. Literalmente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo os relatórios da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o BYD Tan vendeu somente 14 unidades 0km em 2025 — 5 em fevereiro e 9 no primeiro mês do ano. Para mudar a situação, a marca resolveu apelar e adotar estratégia similar à feita com a Shark, recentemente: oferecer um desconto absurdo.

BYD dá “um Basalt” de desconto no Tan
A BYD deu, recentemente, R$ 40 mil de desconto para tentar “desencalhar” a Shark, picape híbrida que chegou ao Brasil para tentar desbancar as principais representantes do segmento, mas, por conta do preço elevado, não decolou nas vendas.
No caso do Tan, a marca chinesa foi além: a BYD resolveu dar “um Basalt” de desconto. O que isso significa? Na prática, que o Tan, hoje, está custando R$ 100 mil a menos que o preço de tabela; valor aproximado que a marca chinesa cobra pelo SUV em sua versão com motor aspirado.
Em números puros, o descontão da BYD é o seguinte: o Tan, que custava R$ 536,8 mil, está à venda por R$ 436,8 mil até o próximo dia 31 de março. Dá para comprar o luxuoso SUV elétrico e, com os R$ 100 mil economizados (e mais um pouquinho), passar na Citroën e levar também o Basalt Feel, que custa R$ 100.490.
Leia também:
- Carrinho de bebê da Lamborghini custa o dobro de uma moto elétrica
- Por que não é possível rebocar um carro elétrico?
Vídeo: Qual foi o 1º carro elétrico do mundo?
Leia mais matérias no ItechNews .