A camada de gelo da Groenlândia está rachando mais rapidamente do que nunca — apenas mais uma resposta à situação climática que tem preocupado tanto os especialistas. A informação vem de um estudo publicado na última segunda-feira (3).
- Fósseis da Groenlândia revelam que havia muito verde e flores por lá
- Derretimento de geleiras da Groenlândia terá consequências “drásticas”
Para o estudo, pesquisadores analisaram 8 mil mapas tridimensionais de imagens de satélite, avaliando a evolução de rachaduras na superfície da camada de gelo entre 2016 e 2021.
O estudo permitiu descobrir que as fendas aumentaram significativamente em tamanho e profundidade ao longo dos cinco anos e em um ritmo mais rápido do que o detectado antes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O aumento das rachaduras na camada de gelo
Desde 1992, a Groenlândia está por trás de cerca de 14 mm de elevação do nível do mar, por conta do aumento do derretimento do gelo em resposta ao clima mais quente e ao aumento do fluxo de gelo no oceano como resposta às temperaturas mais altas do oceano.
“O passo de tempo de cinco anos avaliado aqui fornece evidências do tempo de resposta da fenda a mudanças dinâmicas na Groenlândia uma ordem de magnitude mais rápida do que previamente identificada pela observação por satélite. É aparente que os campos de fenda responderam a eventos dinâmicos em uma gama de escalas de tempo multianuais”, aponta o estudo.
“Observamos aumentos significativos no volume de fendas em campos de fendas pré-existentes em baixas elevações. Essa mudança, que não podia ser avaliada anteriormente, destaca um caminho para acelerações dinâmicas forçadas externamente”, complementam os pesquisadores. O material está disponivel na Nature.
Derretimento de gelo
O derretimento das geleiras atrai preocupação no mundo inteiro. Para se ter uma noção, a Groenlândia já perdeu gelo suficiente para cobrir os EUA nos últimos 20 anos. Foram mais de 5,1 bilhões de toneladas de gelo nos últimos 20 anos.
E as próximas estimativas não são animadoras: a Groenlândia deve perder mais de 110 trilhões de toneladas de gelo até 2100.
Leia também:
- Gelo da Groenlândia já derreteu no passado com aumento de temperatura
- Predador gigante de meio bilhão de anos é achado na Groenlândia
VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?
Leia mais matérias no ItechNews .