A Meta começou a testar uma solução para evitar spam de empresas no WhatsApp. O novo experimento permite que o usuário cancele a assinatura de ofertas e anúncios enviados diretamente no mensageiro sem ter que bloquear o contato por completo.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Como funciona o Whatsapp Business | Etiquetas, ferramentas e vendas
- WhatsApp Business tem Meta AI? Chatbot ainda será liberado no app para empresas
Os detalhes foram revelados pelo portal TechCrunch nesta semana. Com o experimento, o aplicativo oferece uma opção para restringir tipos específicos de mensagens e mais opções de controle aos usuários.
O menu com os ajustes de limite é acionado através de uma mensagem enviada por uma conta comercial do WhatsApp. Ao acioná-lo, o usuário pode tanto indicar que não tem interesse nesse tipo de conteúdo quanto cancelar o envio de anúncios de lançamento, ofertas e afins.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A solução oferece uma alternativa ao botão de bloqueio, que veta todo e qualquer tipo de interação com o número. Especialmente ao considerar que algumas empresas utilizam o mesmo telefone para enviar anúncios e repassar informações importantes.
Por exemplo, se um banco entra em contato com os clientes pelo WhatsApp para notificar o fechamento da fatura do cartão de crédito, disparar avisos de segurança e afins, mas envia anúncios de produtos com frequência, basta desativar apenas as mensagens de marketing.
O mesmo é válido para lojas, operadoras de telefonia, prestadoras de serviços e muito mais.
Como a limitação de ofertas do WhatsApp funciona
O novo experimento tem como base as quatro categorias da API do WhatsApp, uma plataforma paga para desenvolvedores que permite automatizar e garantir um uso em larga escala do mensageiro:
- Marketing: ofertas e lançamentos de produtos e serviços;
- Utilidades: atualização de pedidos e informações de contas;
- Autenticação: compartilhamento de códigos de autenticação em duas etapas;
- Serviço: consultas de clientes.
Ao aplicar a limitação, o mensageiro restringe as mensagens de marketing, enquanto mantém o envio de conteúdos de outras categorias.
Contudo, a solução é voltada apenas para empresas que utilizam a API do WhatsApp. Ou seja, nem todos os contatos comerciais vão oferecer essa opção, pois não depende apenas do uso do WhatsApp Business.
Quando o ajuste será liberado aos usuários?
Segundo o portal, a Meta já começou a testar a nova opção do WhatsApp para restringir mensagens de ofertas e anúncios em todos os países. A liberação do recurso é realizada de forma gradual.
Confira outras matérias do :
- WhatsApp Business x Telegram Business: qual é melhor?
- Como usar o WhatsApp Business | Guia Prático
- Como ter dois WhatsApp no mesmo celular | Guia Prático
VÍDEO: CUIDADO com o seu WhatsApp
Leia mais matérias no ItechNews .