O número de casos graves da covid-19 e de rinovírus estão aumentando no Brasil, segundo levantamento realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É o que indica os registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), analisados na última edição do InfoGripe.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Anticorpo recém-descoberto protege contra todas variantes da covid

Em especial, o boletim da Fiocruz destaca o aumento de casos graves da covid-19 nos estados de São Paulo e de Goiás. Nas próximas semanas, a situação poderá ser observada em outras regiões do país. 

“Devido ao alto fluxo de pessoas entre o estado de São Paulo e os demais estados, o aumento de casos de SRAG por covid-19 em São Paulo pode impulsionar a disseminação e o aumento de casos do vírus para outras regiões do país nas próximas semanas”, aponta o boletim, divulgado na última quinta-feira (29).


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

De modo geral, os casos graves de covid-19 são observados entre os idosos, enquanto os quadros de infecção pelo rinovírus são mais comuns entre crianças e adolescentes, de 2 a 14 anos.

Casos de covid no Brasil

Considerando as quatro últimas semanas epidemiológicas, os seguintes vírus foram os mais associados à SRAG, respectivamente:

  • 24,8% dos quadros foi causado pelo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19;
  • 15,9% dos casos pelo vírus sincicial respiratório (VSR);
  • 14,6% dos quadros pelo vírus da Influenza A;
  • 2,1% dos quadros pelo vírus da Influenza B.

“Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária apontam para a manutenção do aumento dos casos de SARS-CoV-2 entre os idosos e para um sinal de início de aumento na faixa etária entre 15 e 64 anos”, afirma o boletim. 

Cabe destacar que o vírus da covid-19 foi responsável por 44,5% dos óbitos associados à SRAG no mesmo período.

Vacina de reforço contra covid

Diante do novo aumento de casos da covid-19, as doses anuais de reforço da vacina se tornam ainda mais importantes — é um esquema semelhante ao que ocorre todos os anos com a gripe. 

No momento, o Ministério da Saúde disponibiliza essas doses da vacina para idosos, pessoas imunossuprimidas com mais de 5 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e outros grupos de risco. 

Com aumento de casos graves da covid-19 no Brasil, especialistas da Fiocruz destacam importância das vacinas de reforço (Imagem: Freepik)

“Chamamos a atenção para a importância da vacinação contra a covid-19, especialmente para as pessoas do grupo de risco, como idosos, crianças pequenas e pessoas com comorbidades, que têm uma chance maior de desenvolver um quadro mais grave da doença”, reforça Tatiana Portella, pesquisadora do InfoGripe, em vídeo divulgado pela Fiocruz.

Além disso, a vacinação gratuita contra a covid-19 está disponível, no Sistema Único de Saúde (SUS), para crianças de 6 meses a 4 anos, com duas doses do imunizante atualizado.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Vaporização do plástico torna processo de reciclagem quase infinito
  • Aplicativos bloqueados no Brasil: relembre casos semelhantes ao X
  • Quarteto Fantástico ganha nova origem aterrorizante no Universo Ultimate
  • Milhares de tubarões repousam no fundo do mar e ninguém sabe por quê
  • Quanto cada investidor do X perdeu com a gestão de Elon Musk
  • Quando o preço do iPhone 15 Pro Max vai baixar?