A Qualcomm anunciou que estenderá o suporte para atualizações do Android em celulares que tenham plataformas Snapdragon. Agora, será possível obter novas versões por até oito anos a partir do lançamento do dispositivo. 

  • Como atualizar o Android de um celular Samsung Galaxy
  • 15 novidades do Android 15

Segundo a empresa, a novidade valerá inicialmente para os aparelhos que tenham o processador Snapdragon 8 Elite, lançados com o Android 15. É o caso de modelos que incluem as linhas Galaxy S25 e Xiaomi 15, por exemplo. 

Contudo, a quantidade de atualizações ainda dependerá da política de cada fabricante, já que a Qualcomm garante apenas as condições para que os oito anos sejam possíveis. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Samsung, por exemplo, garante sete anos de atualizações para a linha Galaxy S25, o que já é considerado um longo período em comparação com a garantia vista em rivais. 

Celular Galaxy S25 Ultra
Celulares novos estarão liberados para terem mais atualizações (Imagem: Brenno Barreira/)

De acordo com a Qualcomm, as novas possibilidades têm como objetivo aumentar a vida útil dos celulares, o que traz resultados positivos em termos de sustentabilidade. 

Chris Patrick, vice-presidente e diretor de Mobile da Qualcomm, destacou a parceria da empresa com o Google para viabilizar a ampla longevidade:

“Com este avanço, estamos aumentando o nível, e oferecendo mais flexibilidade para as montadoras. Ficamos animados para ver mais dispositivos que suportem a longevidade do sistema operacional Android em breve”, disse ele. 

Celulares intermediários também ganharão oito anos de atualizações

No mesmo comunicado, a Qualcomm também garantiu que o suporte para extensão em até oito anos de atualizações também chegará aos dispositivos intermediários. Para isso, eles precisam trazer chips das linhas Snapdragon 7.

A política da Qualcomm também prevê o mesmo período de atualizações de segurança dos dispositivos, para mantê-los livres de novos ataques de malware que surjam ao longo do tempo. 

O contrato com o Google garante a manutenção da política de atualizações por, pelo menos, cinco gerações de plataformas Qualcomm em celulares Android. Contudo, nada impede que o acordo seja renovado quando for pertinente. 

Leia mais no :

  • Galaxy A56, A36 e A26 ganham imagens de capinhas com provável visual; veja fotos
  • Tela do iPhone dobrável não terá vinco algum, indica informante
  • Mais de 800 celulares foram furtados no pré-carnaval de SP

Conheça funções “escondidas” do seu celular:

 

Leia mais matérias no ItechNews .