Astrônomos e entusiastas da ciência espacial esperam com muita expectativa a aproximação do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS). O motivo? É que o cometa pode brilhar tanto que talvez seja visível a olho nu, inclusive nos céus do Brasil.  

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • NASA recria “aranhas” de Marte em laboratório

O Dr. Filipe Monteiro, astrônomo do Observatório Nacional, explicou que o C/2023 A3 deve se aproximar do Sol em 27 de setembro, ficando a 0,391 unidades astronômicas do nosso astro; cada unidade representa a distância entre o Sol e a Terra. 

Depois, ele vai realizar sua aproximação máxima da Terra em 13 de outubro de 2024, ficando a cerca de 70 milhões de quilômetros do nosso planeta. Dito isso, quando vai ser possível ver o cometa no céu? 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo Monteiro, é preciso aguardar mais um pouquinho. “Desde agosto até a última semana de setembro o cometa ficará ofuscado pelo brilho do Sol, pois está muito aparentemente muito próximo do Sol, dificultando a sua observação”, explicou ele. 

O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) pode ficar visível nos céus brasileiros — ou não (Imagem: Reprodução/C messier/CC BY-SA 4.0)

Por outro lado, por volta do dia 22 de setembro o cometa pode se tornar visível durante o amanhecer. Depois, ele volta a ficar perto demais do Sol entre os dias 7 e 11 de outubro, mas se afasta em seguida e volta a ficar visível. Se resistir ao encontro com o Sol, ele pode oferecer um espetáculo no céu durante a metade de outubro.

E, afinal, será que vai dar para ver o cometa a olho nu? Monteiro explica que é difícil saber ao certo, já que, quando o assunto é brilho, os cometas são imprevisíveis. Por isso, a dica é ter em mãos algum instrumento como binóculos e telescópios, que podem ajudar a encontrá-lo mesmo que seu brilho não seja tão significativo. 

A boa notícia é que observações de satélites e de astrônomos amadores indicam que o cometa segue em bom estado, e que inclusive vem ficando mais brilhante. É possível que ele chegue à magnitude 2 (quanto menor o número, mais brilhante) quando estiver na aproximação máxima da Terra em outubro; para comparação, saiba que Vênus, o segundo objeto mais brilhante do nosso céu, tem magnitude de -4,6. 

Como ver o cometa 

Para encontrar o C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), é preciso procurá-lo no oeste, na mesma direção do pôr do Sol; em setembro, o cometa vai estar visível pouco antes do amanhecer e logo após o pôr do Sol na direção da constelação de Virgem. Em outubro, ele segue para a constelação da Serpente. 

Caso você tenha dificuldade para encontrar as constelações, sem problemas. Existem diferentes apps para Android e iOS que revelam o nome das constelações e suas posições, mostrando também os planetas e até satélites que estejam passando no local naquele momento. 

O cometa pode ficar visível na direção da constelação de Virgem (Imagem: Stellarium/Captura de tela/Luciana Zaramela)

O local ideal para as observações deve ter o horizonte livre de obstáculos como árvores e prédios altos. “A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de até 30 graus”, ressaltou ele. 

Leia mais matérias no ItechNews .