O The Game Awards iniciou suas atividades em 2014, se tornando um dos principais eventos da indústria gamer com o passar dos anos. Os prêmios são um dos grandes destaques, porém você sabe como funciona a votação que dá os troféus em uma das noites mais esperadas pelos jogadores de todo o mundo? 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 4 maiores polêmicas do The Game Awards
  • 6 recursos úteis para otimizar o Windows 11 para gamers

É importante notar que não é o público e nem o apresentador Geoff Keighley quem seleciona os títulos que concorrem à uma das 29 categorias do The Game Awards, muito menos os que ganham. Os jurados são selecionados de forma bem transparente e sempre alinhados com nomes que são relevantes na cobertura de lançamentos e na produção de conteúdo sobre videogames. 

Ou seja, antes de xingar Geoff nas redes sociais ou reclamar de jogo X ou Y ter vencido algum dos prêmios, vale ressaltar que o The Game Awards segue um caminho diferente e mais neutro – até porque o profissional tem amizade com grandes diretores e produtores da indústria gaming, o que colocaria toda a estrutura em risco.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como é a votação do The Game Awards?

Desde a primeira edição do The Game Awards, o júri é composto por redatores e editores de sites e revistas tradicionais, assim como influencers. Eles se reúnem e decidem quem será nomeado em alguma categoria, assim como qual deles vencerá o troféu naquele ano. 

A primeira edição reuniu apenas 28 indivíduos participando das indicações e votações; hoje esse número é de mais de 100 profissionais envolvidos no processo. Todos passam por uma análise de sua reputação e do histórico de análises na indústria gaming. Os membros não se restringem a países como EUA, Japão ou algum território europeu – na verdade, eles vêm de mais de 30 países.  

De acordo com a organização do The Game Awards, cada um deles recebe um cartão confidencial, onde pode indicar cinco jogos ou profissionais de cada categoria. 

No fim, todos os cartões são reunidos e os cinco que mais tiverem recebido votos são incluídos entre os indicados. Em caso de empates, seis ou mais indicados serão anunciados dentro da categoria. 

 

Para votar nos vencedores, o formato é o mesmo. Profissionais e influencers têm de votar entre os cinco indicados – onde é decidido quem venceu naquela categoria. Neste aspecto, o trabalho de Geoff Keighley e de sua equipe é de apenas reunir as informações, ver quem recebeu mais votos e declarar em sua apresentação. 

As categorias relacionadas a eSports e acessibilidade são as únicas “diferentes”, com um júri especializado e separado dos outros para votar. 

Como o público ajuda a escolher os vencedores do The Game Awards?

Você pode ajudar a escolher os vencedores de todas as categorias, mas é bom compreender que os votos públicos no The Game Awards são bem “limitados”. De que forma? O júri compõe 90% da contagem para determinar quem vencerá ou não, enquanto os fãs representam apenas 10%.

A intenção da organização do evento é que a votação não se torne um “concurso de popularidade” ou uma “disputa de ideais”. 

Ou seja, ainda que o público possa se tornar decisivo em alguns casos, eles não têm o “poder definitivo” para determinar quem ganhará em alguma categoria ou não. No entanto, existe uma categoria própria chamada de “Player’s Voice” – introduzida em 2019 -, que é decidida completamente pelo público.

Leia outras matérias do :

  • 30 anos de PlayStation: qual é o melhor console?
  • 10 melhores jogos grátis para PC e consoles
  • Upgrade no PC: quais peças fazem diferença para jogos?

Leia mais matérias no ItechNews .