Manter a bebida gelada durante os bloquinhos no Carnaval pode ser uma tarefa difícil, principalmente com a onda de calor que assola o país. No entanto, truques que usam conceitos de química podem solucionar esse problema com métodos simples e eficazes.
- Como encontrar pontos de hidratação nos blocos de Carnaval
- Carnaval 2025: veja os golpes mais praticados na folia e como se proteger
Um truque que costuma viralizar na internet com alguma frequência envolve três ingredientes que todo mundo tem em casa: gelo, sal e álcool. A mistura dos componentes em um recipiente com bebidas — como um cooler, por exemplo — é capaz de resfriar a bebida mais rapidamente, e a dica tem embasamento científico.
Segundo Brenda de Moraes Cordeiro, bacharel em Química Industrial, a explicação por trás do truque envolve os conceitos de ponto de fusão, troca de calor e depressão crioscópica. “O gelo puro normalmente está a 0°C e resfria a bebida porque absorve calor dela, derretendo no processo. No entanto, o gelo sozinho não consegue resfriar a bebida para temperaturas muito abaixo de 0°C”, descreve a especialista.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
E é aí, que, segundo ela, o sal entra na equação para que a “mágica” aconteça e a bebida esfrie mais rápido: “o sal atua baixando o ponto de fusão do gelo. Quando adicionamos sal ao gelo, ocorre um fenômeno chamado depressão do ponto de fusão. O sal faz com que o gelo derreta a temperaturas mais baixas do que 0°C, criando uma mistura de água e gelo que pode atingir temperaturas negativas. Isso faz com que a bebida esfrie mais rápido e atinja temperaturas mais baixas.”

“O álcool, por sua vez, age acelerando o processo e também interfere na temperatura de fusão do gelo, reduzindo ainda mais a temperatura da mistura”, explica Brenda. Além disso, mais um ponto tem de ser considerado: como a mistura está em estado líquido, a superfície de contato do composto com as embalagens da bebida é maior se comparada ao gelo sólido, o que também contribui na rapidez do processo.
“Ao aumentar a superfície de contato, aumenta-se a troca de calor permitindo que a bebida gele mais rapidamente”, completa Brenda.
3 dicas para manter a bebida gelada no Carnaval
Além do truque com gelo, sal e álcool, também existem outras técnicas cientificamente comprovadas que podem gelar a bebida mais rapidamente. Confira algumas dicas a seguir:
Utilize copos e garrafas térmicas
Os copos e garrafas térmicas são ótimas opções para manter a temperatura da bebida gelada por mais tempo. Os utensílios reduzem a transferência de calor entre o ambiente e o líquido, mantendo, então, a bebida fria por mais tempo e retardando o aquecimento.
Dica do papel toalha molhado
Outro truque que pode ajudar a esfriar a bebida rápido consiste em enrolar a latinha ou a garrafa em uma toalha de papel ou guardanapo molhado antes de colocá-la no congelador. Segundo Brenda, a dica funciona porque a água é um melhor condutor térmico que o ar ao redor e, por isso, é capaz de acelerar o resfriamento da bebida por facilitar a transferência de calor entre a latinha e o congelador.
Prefira bebidas comercializadas em latas
A lata, diferentemente do vidro, é um material que troca calor com o ambiente mais facilmente e, por isso, pode gelar mais rápido. As latinhas, inclusive, favorecem o uso das dicas de misturas com gelo, sal e álcool e o truque do papel toalha.
No entanto, Brenda também atenta que assim como o material pode esfriar mais rapidamente, ele também pode esquentar mais facilmente. “Se a ideia é gelar a bebida mais rápido, a lata, por ser um material que troca o calor mais facilmente, ao mesmo tempo que esquenta mais rápido, ela vai gelar mais rapidamente”, destaca.
Veja mais do :
- Ressaca no Carnaval | Como se cuidar se exagerar na bebida?
- Carnaval | Saiba usar o banheiro químico com segurança
- Doença do beijo | Entenda os riscos da mononucleose no carnaval
Assista ao vídeo e entenda se vale a pena assinar um seguro de celular para o Carnaval
Leia mais matérias no ItechNews .