A Apple trouxe a linha iPhone 16 ao mercado em setembro de 2024 e, como de costume, as mudanças em relação à geração passada foram bem tímidas. Fora o visual, o iPhone 16 segue muito parecido com o iPhone 15. Mas, o que, de fato, mudou? Neste comparativo, mostramos as principais evoluções entre os modelos mais simples de cada geração.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Review iPhone 16 | O primeiro celular da Apple com botão de captura
- Review iPhone 15 | o celular básico da Apple para 2023
Novo módulo de câmeras e botão obturador
Visualmente, o iPhone 16 mudou bem pouco em relação ao iPhone 15. Ele ainda mantém o design bem limpo, com bordas retas e tela plana. O módulo de câmeras é a principal diferença. Em vez do quadro em formato de “cooktop”, que foi inaugurado ainda no iPhone 11, agora o celular tem uma organização vertical das lentes.
- Compre o iPhone 16 no Magalu
- Compre o iPhone 16 no Mercado Livre
- Compre o iPhone 16 na Amazon
A Maçã também trouxe um novo botão para a lateral do celular, que serve como um atalho para a câmera. Não só isso, essa tecla também permite clicar fotos e alterar de forma rápida algumas configurações do aplicativo, como zoom, exposição, efeitos, entre outros.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O botão silenciador mantém a mudança introduzida na geração passada, que aboliu o slider e deu espaço para uma tecla personalizável.
- Compre o iPhone 15 no Magalu
- Compre o iPhone 15 no Mercado Livre
- Compre o iPhone 15 na Amazon
Novo chip, mesmo desempenho
A cada ano, a Apple traz uma nova geração de chip, e a “evolução” foi do A16 Bionic do iPhone 15 para o A18 no iPhone 16. Apesar da mudança geracional, o desempenho não é tão diferente entre eles.
Na verdade, em um uso cotidiano é praticamente imperceptível e você provavelmente não notará diferença entre eles em relação à velocidade de processamento. No nosso teste no AnTuTu Benchmark, por exemplo, o iPhone 15 chegou a 1.450.760, enquanto o modelo deste ano marcou 1.517.806 pontos — uma diferença bem singela.
Uma mudança importante, porém, é que o iPhone 16 agora traz 8 GB de memória RAM, enquanto o iPhone 15 tem 6 GB. Na prática, isso quer dizer que o modelo mais recente pode executar mais apps em segundo plano, com mais velocidade para alternar entre eles.
Apesar de o desempenho ser bem parecido, o iPhone 16 tem suporte a um recurso que pode fazer muita falta no iPhone 15: o Apple Intelligence. Com isso, o modelo da atual geração traz muito mais funcionalidade — com o uso de inteligência artificial (IA), é possível interagir de forma mais inteligente com a Siri, revisar, resumir ou formatar textos, criar imagens e ter mais controle de privacidade e segurança.
Câmera ultrawide com mais qualidade
Assim como em outros “departamentos”, a mudança nas câmeras também foi discreta entre as duas gerações. Na verdade, há uma única grande diferença, mas que melhora muito a qualidade de imagens com ângulo maior.
A resolução dos sensores permanece a mesma, com uma câmera principal de 48 MP, uma ultrawide de 12 MP e uma frontal de 12 MP. Porém, o sensor ultra-angular agora consegue tirar fotos tão boas quanto o principal.
Até a geração passada, as fotos tiradas pela ultrawide ficavam levemente desbotadas, com cores menos intensas. Agora, é possível fotografar com um ângulo maior sem abdicar de uma boa definição e vivacidade de cores.
Já para gravação de vídeo e as fotos com os demais sensores, não há diferenças notáveis entre o iPhone 15 e o iPhone 16, assim como para selfies. Os dois celulares também lidam muito bem com bastante iluminação, mas pecam um pouco em ambientes fechados.
Bateria quase igual
A bateria mudou um pouco nas especificações, mas a autonomia é quase a mesma. O iPhone 15 possui 3.349 mAh, enquanto o iPhone 16 chegou com 3.561. Na prática, porém, o desempenho é bem equivalente.
No nosso teste padrão — que consiste no uso de vários apps durante seis horas — a diferença foi de apenas 1% no consumo: o iPhone 15 gastou 31% de sua carga durante a análise, enquanto o iPhone 16 foi “mais econômico”, com um consumo de 30%. Nestes cenários, eles podem chegar a aproximadamente 20 e 19 horas de duração, respectivamente.
Vale a pena o upgrade do iPhone 15 para o iPhone 16?
Se você já tem um iPhone 15 e está pensando em trocar para o iPhone 16, aqui está um spoiler: não vale a pena. As mudanças entre as duas gerações são muito discretas e não justifica trocar um pelo outro.
- Compre o iPhone 16 no Magalu
- Compre o iPhone 16 no Mercado Livre
- Compre o iPhone 16 na Amazon
No entanto, se você ainda está em uma geração mais antiga do iPhone e está pensando em comprar um dos dois, a diferença é de cerca de R$ 1.000 e, dependendo de quais são as suas prioridades, vale a pena pegar o modelo mais recente. Ele entrega um sensor ultrawide com mais qualidade, tem o visual renovado e o botão obturador ajuda a ter um controle maior sobre a fotografia.
Porém, se essas características não pesam tanto para você, é melhor economizar os R$ 1.000 e levar o modelo antecessor, que ainda entrega basicamente o mesmo desempenho.
Por fim, é importante destacar que alguns usuários do iPhone 16 têm relatado falhas com seus smartphones, como travamentos ou lentidão. Isso é algo que também aconteceu com o iPhone 15 no lançamento e corrigido posteriormente com uma atualização. Dessa forma, é provável que a Apple libere um update corretivo em breve, mas não há nenhuma garantia a respeito no momento.
- Compre o iPhone 15 no Magalu
- Compre o iPhone 15 no Mercado Livre
- Compre o iPhone 15 na Amazon
ASSISTA: Análise Completa do iPhone 16: Vale a Pena o Investimento?
Leia mais matérias no ItechNews .