Várias missões vão ser enviadas à Lua em 2025. Muitas delas são de empresas privadas, que vão tentar pousar suas respectivas espaçonaves na superfície do nosso satélite natural. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025 
  • Calendário lunar de 2025: confira as fases da Lua durante o ano

A missão Artemis II, da NASA, seria originalmente lançada neste ano, levando quatro tripulantes à órbita lunar. Entretanto, a agência espacial norte-americana precisou adiá-la para 2026. 

Mas não se frustre, pois várias missões robóticas vão ser lançadas à Lua nos próximos meses. Para garantir que você não vai perder nada, o  selecionou algumas das missões mais importantes dos próximos meses. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Veja abaixo:  

Landers Blue Ghost e Hakuto-R

Um foguete Falcon 9, da SpaceX, deve ser lançado em janeiro. Um dos seus “passageiros” é o lander Blue Ghost, da Firefly Aeroespace, que vai ser enviado em uma missão de 60 dias com destino à bacia Mare Crisium. Se tudo correr bem, o lander deve passar duas conduzindo atividades científicas por lá. 

Lander Blue Ghost (Imagem: Firefly Aerospace)

O Blue Ghost vai viajar acompanhado do lander Hakuto-R, da japonesa ispace. A ideia é que o lander pouse na região de Mare Frigoris de quatro a cinco meses após o lançamento, viajando em uma trajetória de baixo consumo energético.  

IM-2, da Intuitive Machines

Também em janeiro, a Intuitive Machines deve lançar sua missão IM-2 com destino ao polo sul lunar. Em seu interior, a missão leva rovers e robôs com capacidade de saltos de parceiros dos Estados Unidos, Finlândia e Japão, além de cargas úteis do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), da NASA. 

A Intuitive Machines deve lançar seu lander IM-2 à Lua nos próximos meses (Imagem: Intuitive Machines)

Mais ao fim do ano, a Intuitive Machines planeja lançar o lander IM-3 para estudar uma anomalia magnética em nosso satélite natural. 

Lander Griffin, da Astrobotics

Em setembro, chega a vez de o lander Griffin, da Astrobotics, ser lançado com destino à cratera Nobile. Originalmente, o lander levaria o rover VIPER, da NASA, que iria procurar água no polo sul da Lua; no entanto, a missão foi cancelada. 

Representação do rover VIPER, da NASA (Imagem: NASA/Daniel Rutter)

Se o cronograma sofrer alguma mudança, a missão pode ser lançada mais ao fim do ano. 

Beresheet 2, da SpaceIL

A israelense SpaceIL vai enviar sua missão Beresheet-2 à Lua, que promete explorar duas diferentes regiões na superfície do nosso satélite natural. Antes, a missão estava programada para ser lançada em 2024. 

Esta missão marca a segunda tentativa de pouso robótico da SpaceIL em nosso satélite natural. A primeira aconteceu em 2019 com a primeira missão Beresheet, que acabou colidindo com a superfície da Lua.

Leia também:

O que esperar do futuro da exploração lunar?

Preservação da Lua: quem vai criar as regras e quais são elas?

5 fatos sobre a Lua que vão te surpreender

Vídeo: Como tirar foto da Lua

 

Leia mais matérias no ItechNews .