As marcas japonesas ficaram para trás na disputa pelos carros elétricos, principalmente a Honda e a Toyota. Coincidentemente, as duas se mantiveram bastante céticas quanto ao desenvolvimento desses modelos, mas nos últimos anos as empresas têm corrido atrás do tempo perdido.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Rodízio de carros em SP: saiba quando será a suspensão e a volta
  • Os 5 carros mais seguros do Brasil, segundo o Latin NCAP

E, segundo informações do site InsideEVs, a Honda tem trabalhado em uma bateria de estado sólido, que seria uma inovação perto da tecnologia utilizada atualmente. Além de utilizar uma outra construção, essas baterias podem aumentar consideravelmente a autonomia dos carros elétricos, o que pode resolver essa questão do alcance dos modelos a bateria.

De acordo com o site, a expectativa da Honda é ter uma bateria com autonomia para quase 1.000 km. E a fabricante japonesa acredita que a capacidade poderia ser ainda mais ampliada na próxima década, chegando perto dos 1.300 km. Dessa forma, a capacidade de rodagem aumentaria consideravelmente, praticamente dobrando a autonomia dos carros elétricos.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Outra vantagem das baterias de estado sólido seria o tamanho menor delas, além de serem mais leves. As estimativas é que o peso seria reduzido em 35%, enquanto o tamanho diminuiria pela metade. O custo de fabricação também seria menor, sendo reduzido em cerca de 25%.

Honda N Van e: é um dos poucos carros elétricos que a marca produz (Imagem: Divulgação/Honda)

Carros elétricos da Honda com nova bateria

Esse plano da Honda foi apresentado durante uma reunião no Japão no fim de novembro. A ideia da fabricante é lançar um veículo com baterias de estado sólido até o final desta década, para inaugurar a nova tecnologia. No entanto, há alguns desafios.

Conceito Honda Saloon EV foi apresentado na CES 2024 (Imagem: Divulgação/Honda)

Recentemente, a Honda fez um protótipo para testar a tecnologia. O problema é que a marca só conseguiu fazer uma bateria bastante pequena. Para um carro de produção, ela teria que ser pelo menos 100 vezes maior. Por isso, a fabricante está estudando como vai conseguir aumentar o tamanho da sua bateria de estado sólido, para ser realmente funcional em um veículo de produção.

Leia também:

  • 10 carros elétricos com maior autonomia à venda no Brasil
  • Como funciona um carro elétrico?

Leia mais matérias no ItechNews .