A SpaceX deve lançar a missão HERA, da Agência Espacial Europeia (ESA), nesta segunda (7). A sonda vai visitar Dimorphos, o asteroide atingido pela missão DART, da NASA, para investigar a “cena do crime” e analisar os resultados do impacto.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Como a ESA estudará asteroide que terá sua órbita alterada pela NASA
  • Fragmentos de asteroide da missão DART podem atingir a Terra em 10 anos

 

O foguete Falcon 9 deve deixar a plataforma da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 11h52 no horário de Brasília. Para acompanhar ao vivo, é só assistir a transmissão da agência espacial acima. 

Dimorphos é o asteroide que orbita Didymos e, juntos, eles formam um sistema binário. A dupla foi visitada pela sonda DART, da NASA, em 2022, que se chocou propositalmente com Dimorphos e alterou o tempo que ele leva para orbitar seu vizinho. O procedimento é uma técnica de defesa planetária que pode ajudar a proteger a Terra contra asteroides perigosos, caso algum seja identificado. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Imagens de Dimorphos pouco antes do impacto (Imagem: Reprodução/NASA/John Hopkins APL)

Agora, a ideia é que a sonda europeia estude o tamanho e profundidade da cratera que a DART formou em Dimorphos, revelando também os detalhes da superfície e estrutura interna da rocha espacial. Para isso, a missão conta com a Hera, a sonda principal, e os cubesats Milani e Juventas, que vão estudar o interior do asteroide, minerais e sua gravidade.

Se tudo correr bem, o grupo de sondas deve chegar a Dimorphos em 2026. Os dados obtidos devem ajudar os pesquisadores a entenderem melhor como o impacto afetou Dimorphos, ajudando também no desenvolvimento de missões futuras.

Leia mais matérias no ItechNews .