Os smartwatches da Samsung chamam bastante atenção pela quantidade de recursos oferecidos e, na nova geração, o Galaxy Watch 7 consegue até detectar riscos de apneia do sono. Assim, mesmo quem não tem um celular da Samsung se interessa pelo relógio da sul-coreana.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Review Galaxy Watch 7 | O smartwatch da Samsung fica melhor a cada geração
- Review Galaxy Watch Ultra | O smartwatch mais robusto da Samsung
No entanto, algumas funções podem não funcionar corretamente se você conectar um Galaxy Watch 4, 5, 6 ou 7 a um celular “não-Galaxy”, por mais que ele seja Android. Neste texto, esclarecemos o que você perde e quais recursos do relógio sul-coreano funcionam apenas parcialmente se você não tiver um celular da Samsung.
Para os testes, usei um vestível conectado a um celular da OPPO, para testar quais recursos ainda funcionam. Ainda assim, é um bom indicativo para saber se o Galaxy Watch funciona com Motorola, Xiaomi, ou se é compatível com outras marcas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que funciona normalmente em um Galaxy Watch pareado a um celular de outra marca?
A maioria dos recursos de um Galaxy Watch funciona normalmente mesmo que você o utilize com um celular de outra marca. Isso inclui seus recursos de monitoramento de sono, saúde e rastreamento de atividades físicas ou esportivas.
Para quem quer um relógio para acompanhar os dados da saúde, é possível baixar o Samsung Health normalmente na Play Store e sincronizar os dados do relógio com o smartphone, para acompanhar informações como o tempo de sono — com estatísticas sobre cada fase e o tempo total, bem como dados sobre ronco ou oxigenação no sangue.
O relógio também pode verificar o nível de oxigenação do sangue (spO2) manualmente, a frequência cardíaca, nível de estresse e composição corporal. Sobre o monitoramento de atividades físicas, ele é capaz de funcionar da mesma forma que funcionaria em um celular Galaxy, monitorando dezenas de exercícios, além de contar automaticamente os passos ou o registro de caminhadas.
Você também pode usar a parte “inteligente” do relógio, como os aplicativos. Na Play Store, dá para baixar apps como Spotify, YouTube Music, WhatsApp, entre outros. Isso é possível com qualquer smartwatch desde o Galaxy Watch 4.
O que funciona parcialmente em um Galaxy Watch pareado a um celular de outra marca?
Uma das principais vantagens do Galaxy Watch é a possibilidade de usá-lo para realizar pagamentos por aproximação, graças à tecnologia NFC. Para isso, ele já vem com o app Samsung Wallet instalado, mas você ainda pode baixar a Carteira do Google, se preferir.
No entanto, o Samsung Wallet não é tão intuitivo quanto seria se estivesse pareado em um celular Galaxy. Primeiro, é preciso instalar um plug-in extra no celular para que o app funcione. Aliás, este é um problema recorrente ao usar um Galaxy Watch com Android de outra marca: é necessário baixar vários apps e plug-ins extras para o funcionamento.
Você também pode optar em usar a Carteira do Google como seu método de pagamento por aproximação. Com ele, você tem menos “dores de cabeça” para configurar e usar o aplicativo no relógio. Basta defini-lo como app padrão para pagamentos e configurar seus cartões.
No entanto, ele não funciona com o atalho no botão físico do relógio, como o Samsung Pay. Então você precisará abrir a aplicação normalmente no seu relógio para fazer suas transações.
O que não funciona em um Galaxy Watch pareado a um celular de outra marca?
Além das incompatibilidades parciais, há recursos que não funcionam de forma alguma ao conectar o um Galaxy Watch com um celular não-Galaxy. Isso porque algumas funções dependem do Samsung Health Monitor — um aplicativo exclusivo para smartphones Galaxy que não podem ser baixados na Play Store, apenas na Galaxy Store. Não confunda, porém, o Samsung Health Monitor com o Samsung Health. O segundo pode ser usado normalmente, mas não permite a execução de algumas funções.
Assim, você não poderá usar recursos que são os principais destaques do Galaxy Watch, como ECG e monitor de pressão arterial. Ao executar o app no relógio, ele já informa que só é compatível com celular da Samsung.
Alternativas de terceiros
Caso você tenha um celular de outra marca e queira usar esses recursos no seu Galaxy Watch, há algumas alternativas na Play Store do relógio, como o app “Welltory: frequência cardíaca” e o “cardiógrafo”.
No entanto, por serem apps de terceiros, não há como garantir o nível de confiança nos resultados obtidos por eles, já que não é possível comparar com os resultados dos apps oficiais da Samsung.
Leia mais:
- 7 smartwatches baratos que funcionam bem com o iPhone
- Review Echo Spot 2 | Um relógio de cabeceira com Alexa
- Dell quer que seu notebook dure mais e está tornando a troca de peças mais fácil
- Review Huawei Watch D2 | O smartwatch que mede sua pressão arterial
- Dá para usar o Galaxy Tab S10 Ultra como notebook para trabalhar?
- Quais são as melhores Alexa para comprar em 2025?
Leia mais matérias no ItechNews .