Muitos fãs, atores, diretores e celebridade vem manifestando suas condolências e homenagens a
Maggie Smith, atriz britânica que viveu a Condessa Viúva de Grantham nos filmes de Harry Potter, e, entre dezenas de papeis, também ficou popular por interpretar Violet Crawley no seriado Downton Abbey. A artista morreu aos 89 anos e seu falecimento foi divulgado na sexta-feira (27). Desde então, ela tem sido lembrada com carinho por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Thompson, entre outros.

“A primeira vez que conheci Maggie Smith eu tinha 9 anos e estávamos lendo cenas para David Copperfield, que foi meu primeiro trabalho. Não sabia praticamente nada sobre ela, exceto que meus pais ficaram impressionados com o fato de que eu seria seu colega, apenas que era uma Dama [Dama Comandante da Ordem do Império Britânico, título honrado em 1990], então, a primeira coisa que perguntei quando nos conhecemos foi: ‘Você gostaria que eu a chamasse de Dama?’, ao que ela riu e disse algo como ‘Não seja ridículo!’”, recordou Daniel Radcliffe, o próprio intérprete de Harry Potter, em entrevista à Associated Press.

Lembro-me de ficar nervoso ao conhecê-la, e então ela me deixou imediatamente à vontade. Foi incrivelmente gentil comigo naquela filmagem, e então tive a sorte de continuar trabalhando com ela por mais 10 anos nos filmes de Harry Potter. Ela era um intelecto feroz, uma língua gloriosamente afiada, podia intimidar e encantar ao mesmo tempo; e era, como todos dirão, extremamente engraçada. Sempre me considerarei incrivelmente sortudo por ter podido trabalhar e passar tempo com ela no set. A palavra lenda é usada em excesso, mas é possveilse pode se aplicar a alguém em nossa indústria, então se aplica a ela. Obrigado, Maggie”, emocionou-se Radcliffe.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Já Rupert Grint, que viveu o ruivinho Ron Weasley em Harry Potter, publicou na rede social X, a seguinte declaração: “Fiquei com o coração partido ao ouvir sobre Maggie. Ela era tão especial, sempre hilária e sempre gentil. Sinto-me incrivelmente sortudo por ter compartilhado um set com ela e particularmente sortudo por ter compartilhado uma dança. Sentirei sua falta, Maggie. Enviando todo meu amor para sua família”.

Emma Watson afirmou que, inicialmente, não conhecia a trajetória de Maggie, contudo, sua admiração pela veterana só aumentou com o passar dos anos. “Quando eu era mais jovem, não tinha ideia da lenda de Maggie — a mulher com quem tive a sorte de dividir o espaço. Foi somente quando me tornei adulta que comecei a apreciar o fato de ter compartilhado a tela com uma verdadeira definição de grandeza. Ela era real, honesta, engraçada e auto-honrosa.”

Emma Watson se diz grata por ter atuado a o lado de Maggie Smith (Imagem: Reprodução/Warner Bros)

O eterno Draco Malfoy, Tom Felton disse que estava “profundamente triste ao acordar com a notícia de Maggie”, destacou. “Simplesmente não havia ninguém como ela. Obrigada por cuidar de nós literalmente desde o primeiro dia. Obrigada por não me expulsar do set quando eu não conseguia parar de rir durante sua aula de transfiguração. Obrigada por nos mostrar o caminho. Levantem suas varinhas, acrescentou.”

Quem também elogiou a atriz foi Whoopi Goldberg, estrela do filme Mudança de Hábito ao lado de Smith. “Maggie Smith foi uma grande mulher e uma atriz brilhante. Ainda não consigo acreditar que tive a sorte de trabalhar com a ‘única’. Minhas sinceras condolências à família… descanse em poder.”

Até o Rei Charles III dedicou algumas palavras. “Minha esposa e eu ficamos profundamente tristes ao saber da morte de Dame Maggie Smith. À medida que a cortina se fecha sobre um tesouro nacional, podemos nos juntar a todos ao redor do mundo para lembrar com a mais profunda admiração e afeição suas muitas grandes performances e seu calor e inteligência que brilharam tanto no palco quanto fora dele.”

Leia mais:

  • Atriz de Harry Potter e Downton Abbey, Maggie Smith morre aos 89 anos
  • Harry Potter é só para crianças?
  • Os 10 professores mais legais da ficção para assistir no streaming

Leia mais matérias no ItechNews .