O combate ao compartilhamento de senhas de assinantes de plataformas de streaming com terceiros sempre foi considerado prioridade na Netflix, e, no ano passado, também começou a ser monitorado de maneira mais rigorosa pelo HBO Max, atualmente Max. E a Disney, que sempre “pegou mais leve” sobre o assunto, agora diz que a repressão a essa atividade começará “a sério” em setembro. 

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Até o começo deste ano, a Disney parecia até nem ligar para o compartilhamento de senhas. Contudo, a competição está cada vez mais acirrada no setor, e o mundo ainda vive um momento de recessão pós-pandemia. 

De acordo com o The Verge, nesta quarta-feira (7), durante uma teleconferência de resultados, o chefão Bob Iger, além de anunciar o aumento dos planos do Disney+ e do Hulu nos Estados Unidos, avisou que o monitoramento será mais severo a partir do próximo mês.


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Em fevereiro, a Disney anunciou planos para lançar o compartilhamento pago e também começou a notificar os usuários sobre a mudança, e, depois disso, testou essa mesma novidade em “alguns países”, sem avisar quando chegaria aos Estados Unidos. Vale destacar que a tática segue o mesmo modelo realizado pela Netflix no ano passado, quando passou a cobrar US$ 7,99 extras por mês para adicionar outra pessoa à sua conta.

O compartilhamento pago foi bem aceito nos países testados, de acordo com o chefão da Disney, Bob Iger (Imagem: Reprodução/Disney)

Agora fica mais claro que a fase de testes acabou. “Não tivemos nenhuma reação negativa às notificações [de compartilhamento pago] que foram enviadas e ao trabalho que já estávamos fazendo”, disse Iger na reunião de hoje. Ou seja, deveremos ter muito em breve a opção de compartilhamento pago sendo amplamente adicionada no Disney+ em todo o mundo. 

Ainda não há mais detalhes de como será esse monitoramento, com mais possível aumento de notificações sobre a atividade; e as possíveis punições, a exemplo de restrição de uso ou até suspensão de conta em identificação positiva. Isso deve ser comentado em breve.

O objetivo, claro, é aumentar a receita.Com Disney Plus, Hulu e ESPN Plus apresentando lucro pela primeira vez neste trimestre, a Disney provavelmente busca manter essa lucratividade com aumentos de preços e compartilhamento pago.

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