Quando a gente acha que a natureza não pode surpreender mais, vem um estudo mostrar que é possível sim. É o caso da nova descoberta da University of Manchester, da última segunda-feira (25): as habilidades de um pepino que atira a própria casca a 10 metros. A espécie atira as sementes a uma distância de cerca de 250 vezes o comprimento do próprio fruto.
- Clique e siga o no WhatsApp
- É mais saudável comer frutas e legumes com ou sem casca?
- Para que servem os pelos na casca do pêssego?
É uma técnica que o pepino Ecballium elaterium usa para espalhar suas sementes: um lançamento em alta velocidade, com um jato pressurizado. Até então, o mecanismo exato e os benefícios dessa tática não estavam claros para a ciência.
Para a nova pesquisa, publicada na revista científica PNAS, os pesquisadores usam uma técnica chamada videografia de alta velocidade, além de análise de imagens, experimentos de laboratório e modelagem matemática para examinar cada fase do processo de ejeção do pepino.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como o pepino se atira
Os cientistas descobriram o seguinte: à medida que o pepino amadurece, o fluido é espremido para dentro do caule, fazendo com que ele endureça e endireite, e mudando a inclinação da para que ela seja mais adequada para lançar sementes a longas distâncias.
“A pressão interna na fruta é tão alta que, uma vez que ela se desprende do caule, o fluido e as sementes dentro da casca são lançados explosivamente em um jato poderoso”, descreve o comunicado da University of Manchester. Veja você mesmo esse intrigante processo:
Segundo um dos pesquisadores, Finn Box, a dispersão de sementes é incrivelmente importante para a sobrevivência e população das plantas. “Vemos uma ampla gama de estratégias de dispersão em todo o reino vegetal, cada uma adaptada a diferentes necessidades ecológicas”, explica.
“Esta pesquisa é a primeira explicação mecânica abrangente de como a planta do pepino lança suas sementes com velocidade e precisão notáveis, um processo quase inédito no mundo das plantas”, complementa.
Evolução do lançamento de pepino
O artigo menciona que o lançamento explosivo do pepino evoluiu ao longo de gerações para ajudar a planta a sobreviver, e a maneira como o caule é capaz de se reposicionar no ângulo perfeito e criar pressão suficiente para maximizar a propagação tem sido justamente essencial para ajudar a regular a população da planta.
“Esses mecanismos permitem que a planta disperse sementes por uma área ampla e reduza a superlotação e a competição entre descendentes e outras plantas vizinhas, garantindo uma melhor chance de sobrevivência para a próxima geração”, conclui o especialista. É uma habilidade tão intrigante quanto a planta que pode suportar 20 vezes a força de gravidade da Terra.
Leia também:
- Versões silvestres de legumes, frutas e cereais viralizam; veja fotos!
- Quais são os vegetais e frutas mais saudáveis?
- Árvore bíblica germina de semente de 1.000 anos encontrada na Judeia
VÍDEO | É melhor para a saúde comer frutas e legumes com casca?
Leia mais matérias no ItechNews .