O ex-presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, afirma que o PS6 deve ser lançado em 2028. Para o executivo, a falta de componentes durante o período de pandemia do covid-19 será o principal responsável por prolongar a vida útil desta atual geração.
- 30 anos de PlayStation: qual é o melhor console?
- Quem é Hideaki Nishino, o novo CEO da PlayStation?
Apesar de ser esperado para 2027, levando em consideração o tempo de sete anos entre as últimas gerações, Yoshida revela que essa previsão pode soar “cedo demais”.
“A geração do PS5 desacelerou por causa dos problemas para a fabricação. 2028 parece o certo para mim. As companhias investiram muito, incluindo nós mesmos. Então tivemos de encarar a realidade e fazer ajustes. Se levar em consideração os anos de covid, você terá um crescimento suave de alguns anos para cá”, reforça o executivo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Com a estreia do PS5 Pro, o PS6 é o próximo “alvo” de rumores e especulações. Porém, a Sony ainda está aproveitando a geração atual: as festas de fim de ano foi a melhor do PS5 até o momento, com 9,5 milhões de unidades vendidas (quase alcançando o melhor período de vendas do PS4 em 2017).
Atualmente o PlayStation 5 contabiliza 75 milhões de unidades vendidas desde 2020, enquanto o Xbox Series está com cerca de 28 milhões (e mostrando um leve crescimento anual). O lançamento recente do PS5 Pro e a chegada do Nintendo Switch 2 podem trazer mudanças para este cenário, algo que deve ser visto com mais clareza a partir do 2º semestre de 2025.

Shuhei Yoshida também aponta que a estratégia da Sony para o PS6 está alinhada com o que é visto nos últimos rumores sobre a próxima geração do Xbox – que também está previsto para ser lançado no ano de 2028. Ainda assim, tanto a Sony quanto a Microsoft não confirmaram esta informação.
Os ciclos da PlayStation
Cada geração de consoles passou por um ciclo, de acordo com as tecnologias de sua época e estratégias comerciais. Com os videogames PlayStation, algumas mudanças ocorreram desde o seu lançamento, 30 anos atrás.

Enquanto vimos o primeiro console vir em 1995, levou apenas cinco anos para a chegada de sua próxima geração: PS2 (2000). O PS3 lançou seis anos depois (2006), enquanto o PS4 chegou sete anos depois. Levou também sete anos para o PS5 chegar ao mercado, gerando expectativas para a próxima geração manter este período.
Os rumores em torno do PS6
Em janeiro, um insider afirmou que o chip principal do PS6 já estaria completo e pronto para entrar em estágio de produção. Levando em consideração a montagem de componentes, etapas de produção em massa e distribuição, foi reforçado que seu lançamento ocorreria no ano de 2027.
Ele também afirmou que a Sony estava trabalhando com dois SoCs, um provavelmente sendo direcionado para o próximo console de mesa e o outro destinado para um possível modelo portátil da próxima geração – uma versão “menos potente” do PlayStation 6.
Levando em consideração o sucesso do Nintendo Switch, consoles portáteis e o recente anúncio da Microsoft Gaming de estar trabalhando em uma versão portátil do Xbox, não seria estranho ver a companhia também se direcionando para este caminho.
Vídeo: O PS5 Pro chegou e no YouTube discutimos quem é o público-alvo da nova versão do videogame
Leia mais matérias no ItechNews .