Nos últimos anos, a Inteligência Artificial se tornou a principal ferramenta no mundo da tecnologia. Engana-se, no entanto, quem acredita que o uso da IA é limitado aos segmentos tecnológicos da sociedade.

Seja no trabalho, na saúde, na segurança ou no entretenimento, a ferramenta está presente em diversos segmentos da vida humana. Buscando explorar esse tema, o programa Fantástico exibe sua nova série Mentes Digitais – A Era da Inteligência Artificial.

O jornalista Álvaro Pereira Junior entrevista o enxadrista Garry Kasparov, derrotado pelo supercomputador Deep Blue, em 1997. (Imagem: Divulgação/Globo)

Ao longo de quatros domingos na Rede Globo, o jornalista Álvaro Pereira Júnior comanda reportagens especiais que investigam os avanços causados pela IA em diversas áreas e também questionam o futuro da tecnologia no Brasil e no mundo.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O primeiro capítulo, que estreia no programa de 24 de novembro, recorda acontecimentos históricos que marcaram o desenvolvimento da Inteligência Artificial. Um dos pontos de partida é a derrota de Garry Kasparov, mestre enxadrista russo, para o supercomputador Deep Blue em 1997.

Além do jogador de xadrez, que é considerado um dos atletas mais inteligentes da história, a série também conversa com especialistas como Geoffrey Hinton, vencedor do Nobel de Física, e o cientista da computação e escritor e investidor Kai-Fu Lee.

Leia mais:

  • Como o Brasil lida com a Inteligência Artificial? Globo Repórter investiga
  • Bilheteria Express usa IA para facilitar venda de ingressos via WhatsApp
  • Ainda Estou Aqui: Quantos filmes brasileiros já foram candidatos ao Oscar?

Leia mais matérias no ItechNews .