A Stellantis decidiu suspender a produção do Fiat 500e na fábrica de Mirafiori (região de Turim, Itália) até 11 de outubro, por conta das vendas baixíssimas do compacto elétrico na Europa, sobretudo na Itália, onde apenas 69 unidades foram vendidas em agosto.

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“A medida torna-se necessária pela atual falta de encomendas ligada à evolução do mercado elétrico na Europa, que está em dificuldades profundas para todos os produtores, especialmente os europeus”, declarou a Stellantis em comunicado.

Recentemente, a Volvo também anunciou recuo dos planos originais de eletrificação total da linha até o fim da década. A fabricante sueca voltará a produzir modelos híbridos por mais alguns anos em até 10% de suas versões.


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Stellantis vai ampliar bateria de modelos elétricos, mas também retomar híbridos (Imagem:  Divulgação/ Stellantis)

Carro elétrico fica mais tempo parado

De fato, o 500e não está fazendo água sozinho: todo o segmento de carros elétricos estagnou na Europa, sobretudo no 2º semestre. O tempo de estoque de unidades elétricas em pátios de montadoras é 52% maior do que para carros a combustão, de acordo com dados da consultoria Indicata, especializada no setor automotivo.

Considerando apenas a Itália, a venda de carros elétricos caiu 36% em agosto frente a julho, com um total de apenas 2.605 emplacamentos. De janeiro a agosto, foram vendidas 41.992 unidades, o que representa um avanço tímido de apenas 2,4% em comparação a 2023.

Fiat 500e tem baixa autonomia: 320 km no ciclo europeu, ou 270 km pela medição do Inmetro (Foto: Paulo Amaral/)

Fiat voltará a fazer 500 híbrido

Um dos pontos que podem explicar a baixa nas vendas de elétricos na Europa diz respeito à própria qualidade dos modelos, com preços elevados e baixa autonomia, na comparação com a oferta cada vez maior de modelos chineses.

Assim, a Stellantis programa mudanças, que incluem o retorno à vida de uma variante híbrida do Fiat 500, que deve ganhar vida entre 2025 e 2026, com a renovação da atual geração do modelo.

Além do modelo com motor a gasolina incorporado, o 500 elétrico deve ganhar também bateria com maior autonomia que os atuais 320 km no ciclo europeu (270 km nas medições do Inmetro).

Os investimentos já foram anunciados e giram em torno de 100 milhões de euros – mais de R$ 600 milhões diretos, sem impostos.

“Graças a um investimento de 100 milhões de euros, a produção do Fiat 500e será em breve reforçada com uma nova bateria de elevado potencial, integrando novas tecnologias para o tornar mais acessível e melhorar a experiência do cliente, bem como a produção, entre 2025 e 2026, do novo 500 Híbrido, que será construído com base no atual 500 elétrico”, concluiu a Stellantis.

No Brasil, o grupo também planeja incorporar modelos híbridos à linha de carros fabricados localmente pela Fiat: Pulse e Fastback eletrificados devem ser anunciados em breve.

Fiat 500 - 65 anos
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