O Volkswagen Tera está quase entre nós, já que o lançamento do modelo será durante o Carnaval deste ano. Porém, antes de desfilar na Sapucaí, o SUV foi visto abrindo alas em um cenário bem mais gelado. O site CarScoops flagrou o modelo sendo testado em um local com neve pesada, provavelmente na Europa e para as últimas validações em uma condição de frio severo.

  • Nova lei traz mudança radical para os veículos de autoescola
  • Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso por três dias; veja datas

Montado sobre a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, o SUV será o utilitário mais barato da Volkswagen no Brasil, sendo concebido para brigar com o Fiat Pulse e o Renault Kardian. E, nas imagens flagradas, é possível ver que o Tera compartilha diversos elementos com outros carros da marca.

Dianteira do Volkswagen Tera será semelhante a do novo Tiguan (Imagem: Reprodução/CarScoops)

Na dianteira, há adesivos que disfarçam a entrada de ar frontal, abaixo do para-choque. Mesmo assim, é possível notar que a frente é semelhante a do novo Tiguan dos Estados Unidos, vendido como Tayron na Europa. Isso mostra que o VW Tera vai estrear a nova identidade frontal da marca no país.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No restante da carroceria, o SUV será uma espécie de mini T-Cross, incluindo a traseira com lanternas integradas. Mesmo sendo um primo do Skoda Kylaq, o Tera não vai compartilhar nenhum elemento de carroceria com o modelo. Seu desenho é completamente diferente, dando mais personalidade aos dois carros.

Motor do Volkswagen Tera

Este é um ponto que segue sendo um mistério. Ao que tudo indica, o Volkswagen Tera será movido pelo motor 1.0 TSI 170, na configuração de 116 cv utilizado no Polo. O câmbio será manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

No restante da carroceria, o VW Tera será um mini T-Cross (Imagem: Reprodução/CarScoops)

No entanto, há boatos que o SUV pode ter uma versão de entrada com o propulsor 1.0 aspirado de 84 cv, para brigar em preço com o Citroën Basalt. Porém, somente no lançamento é que esse mistério será revelado.

Leia também:

  • Ar condicionado do carro não gela: saiba motivos e como resolver
  • Bicicleta elétrica com preço de iPhone roda mais de 100 km por carga
  • Pedágio sem cancelas vai mudar em breve; entenda

Leia mais matérias no ItechNews .