Barry Allen é um velocista único com poderes incríveis que o permitiam (ele perdeu isso recentemente) viajar pelo Multiverso DC, enquanto Wally West, além de transitar mais facilmente pelas linhas temporais, ganhou recentemente habilidades ainda mais brilhantes, a exemplo de sua nova capacidade de se dividir em dois em lugares diferentes por conta de sua manipulação do tempo. Ainda assim, os Flash têm também fraquezas, e West é criticado há décadas por uma razão que se confirma novamente como sua maior falha.
Atenção para spoilers de The Flash #16!
O mais curioso de falha de Wally West é que ela é recorrentemente lembrada por todos os heróis que criticam essa fraqueza no Universo DC — tudo bem, até porque defensores não são e nem deveriam ser infalíveis, até mesmo os mais poderosos, a exemplo do Flash.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Wally cresceu com um péssimo hábito que aprendeu com a própria Liga da Justiça, e, agora, essa falha escalou para níveis desagradáveis. Os heróis da Liga da Justiça costumam seguir aquela lógica bárbara de homens das cavernas de “bata primeiro, pergunte depois”. Então, não importa quem esteja errado ou fazendo mal para quem, em absolutamente todas as situações o Batman, o Superman e a Mulher-Maravilha descem o cacete primeiro para só então se comunicar com envolvidos na treta.
Assim, Wally é constantemente criticado pelos outros heróis devido à sua ansiedade e impulsividade, que na grande maioria das vezes faz com que ele nem pense em se comunicar antes de atacar. Em The Flash #5, lançado há pouco mais de um ano, quando o Velocista Escarlate interroga Grodd, Wally se recusa a ver sua perspectiva.
Jai, o filho do Flash, tem que intervir e ajudá-lo a perceber que a comunicação é vital para resolver conflitos civilmente. Wally está falhando com vilões como Grodd ao negligenciar ouvir seu lado da história, e seus colegas da Liga da Justiça não são diferentes a esse respeito.
Outro exemplo recente pode ser encontrado em The Flash 2024 Annual, lançado no ano passado. A trama mostra o herói atravessa planos dimensionais com seu poder de desvio e descobre o segredo da dimensão “blobsphere” para a qual ele cruzou.
Robôs limpando a área explicam que as entidades peculiares de bolhas são manifestações de sentimentos, e o Flash fica chocado ao descobrir sua verdadeira natureza após destruir impulsivamente muitas delas à vista. Se Wally tivesse tirado um tempo para estudar as bolhas e aprender mais sobre elas, poderia ter evitado matar as emoções de pessoas inocentes. Seu desejo por uma luta obscurece seu julgamento, no entanto, e essa supervisão flagrante afeta inocentes e criminosos igualmente.
Como a DC confirma essa fraqueza?
The Flash #16, lançado recentemente, começa com a esposa de Wally, Linda Park-West, comparando cada um dos membros da família a personagens do desenho animado Caverna do Dragão (ou Dungeons & Dragons). Quando é a vez herói receber uma função em seu grupo hipotético, ela o chama de “bárbaro arrastador de dedos que corre, brandindo seu porrete”.
Essa fraqueza o impede de atingir seu potencial máximo, e o mesmo pode ser dito para a maioria dos super-heróis na história da DC. Os modos bárbaros do Flash estão em plena exibição ao longo desta edição, provando o ponto de Linda.
O Mago do Tempo, um dos vilões mais fortes do herói, interrompe as férias da família de Wally e propõe uma batalha, com Linda encerrando a disputa de forma amigável. Ela acredita que o Flash e o e vilão se beneficiariam ao compartilhar informações um com o outro sobre as propriedades mágicas de Skartaris.
Wally passa correndo por sua esposa para lutar contra o Mago do Tempo ignorando seu apelo por paz. Sua atitude imprudente lhe custa a chance de entender de onde seu oponente está vindo e, portanto, valida a crítica de Linda.
A batalha entre o herói e o vilão progride, e logo uma força misteriosa faz com que o Flash seja dominado pela raiva da mesma forma que o Mago do Tempo. Antes que o controle mental possa aumentar ainda mais, Linda coloca algum juízo nos dois.
“Chegou a hora temida em que você deve enfrentar a única coisa que todos os heróis e vilões realmente temem: o diálogo construtivo.” As palavras de Linda apontam uma falha que inibiu o heroísmo do Flash: na maioria das vezes, ele resolve problemas por meio de combate em vez de conversa.
Leia mais:
- Flash começa nova fase perdendo uma de suas habilidades mais poderosas
- Flash revela forma chocante após inúmeras várias viagens temporais
- Flash desenvolve habilidade que o torna um dos seres mais poderosos da DC
Leia mais matérias no ItechNews .