Uma galáxia estranhamente parecida com a nossa se mostrou ainda mais misteriosa do que os astrônomos pensavam. Chamada REBELS-25, ela é formada pelo disco em rotação mais distante — e, portanto, mais antigo — já visto. Para completar, a galáxia tem braços espirais parecidos com aqueles observados em galáxias “modernas”, como a Via Láctea. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Como são as galáxias além da Via Láctea? Conheça os principais tipos
  • Galáxia evoluída “demais” no universo jovem intriga cientistas

Descoberta através dos radiotelescópios da rede Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile, esta galáxia “rebelde” é observada como era 700 milhões de anos após o Big Bang. O esperado é que, naquele período, as galáxias fossem pequenas e sem estrutura definida. 

Os astrônomos acreditam que estas galáxias primordiais desenvolveram o formato das contemporâneas ao longo de bilhões de anos através de colisões e fusões, que esculpem lentamente seus discos e braços espirais. É por isso que galáxias modernas, como a Via Láctea, tiveram bilhões de anos para desenvolver seus braços bem definidos e outras características. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

À esquerda, a distribuição de gás frio na galáxia; na direita, o movimento do gás nela. O azul indica o movimento em direção à Terra, e o vermelho, se afastando (Imagem: Reprodução/ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/L. Rowland et al)

O problema é que REBELS-25 mostra uma estrutura assim quando o universo tinha apenas 5% da idade atual de 13,5 bilhões de anos, desafiando esta escala temporal. “Ver uma galáxia com tais semelhanças com a nossa Via Láctea, que é fortemente dominada pela rotação, desafia nossa compreensão da velocidade com que as galáxias no universo primitivo evoluem para as galáxias estruturadas do cosmos atual”, observou Lucie Rowland, líder do estudo.

Quando os astrônomos observaram REBELS-25 com o ALMA pela primeira vez, ficaram intrigados pelos sinais de rotação, e novas observações confirmaram que ela realmente é a galáxia em rotação mais antiga e distante já vista. Ela também parece ter mais características parecidas com a da Via Láctea, como a “barra” central de estrelas. 

Se a presença da estrutura for confirmada, então REBELS-25 pode se tornar a galáxia espiral mais antiga já vista — por enquanto, o título pertence a cheers-2112, observada pelo James Webb. “Encontrar mais evidências de estruturas mais evoluídas seria uma descoberta empolgante, pois seria a galáxia mais distante com tais estruturas observadas até o momento”, finalizou ela. 

O artigo que descreve as observações foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Leia mais matérias no ItechNews .