A NVIDIA confirmou nesta terça-feira (8) que fará a palestra de abertura da CES 2025 em janeiro. A apresentação será conduzida pelo CEO da companhia, Jensen Huang, na segunda-feira, 6 de janeiro, um dia antes da abertura do evento.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • CEO da NVIDIA poderia comprar Intel e ainda ter US$ 13 bilhões de troco
  • Como a NVIDIA foi do anonimato a uma das empresas mais valiosas do mundo

Apesar de a companhia se manter em silêncio a respeito do que mostrará na ocasião, o anúncio reforçou os diversos rumores sobre a estreia das novas placas de vídeo da série RTX 50 voltadas para gaming.

Obviamente, nenhum detalhe foi confirmado oficialmente, mas leakers já anteciparam que a NVIDIA apresentará os dois modelos topo de linha dessa nova família: a GeForce RTX 5090 e a GeForce RTX 5080. As placas devem ser lançadas simultaneamente já em fevereiro, inaugurando uma nova era performance gráfica na indústria do PC gaming.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como serão as GeForce RTX 5090 e RTX 5080?

Se os boatos se confirmarem, as novas GeForce RTX 50 terão um visual diferente do que estamos acostumados a ver desde as GeForce RTX 30. Além disso, os componentes devem inaugurar um novo design baseado em 3 PCBs individuais que abrigarão, cada um, partes específicas da placa de vídeo.

GeForce RTX 50 deve inaugurar um novo fator de forma com 3 PCBs desagregadas (Imagem: Reprodução/overclock3d)

Na RTX 5090, a PCB principal virá com o chip da GPU e 16 módulos de memória GDDR7, cada um com 3 GB de capacidade, totalizando 32 GB de VRAM GDDR7 em interface 512-bit e largura de banda de 2 TB/s.

Além disso, o modelo topo de linha deve vir com um sistema de resfriamento baseado em duas fans compactas, se diferenciando das turbinas que foram apresentadas com a RTX 4090 Founders Edition. Para além disso, algumas fabricantes parceiras da NVIDIA garantiram que a grande maioria dos modelos que chegarão ao mercado terão apenas um conector de energia 12V-2×6.

Outra novidade é que as GeForce RTX 50 serão lançadas com suporte nativo aos padrões PCIe 5.0 e DisplayPort 2.1a. No primeiro caso, a adição do novo padrão de comunicação permitirá que as placas tenham desempenho expecional em cargas de trabalho que demandam muito poder de processamento, mais notadamente inteligência artificial.

Visual das novas RTX 50 deve ser diferente do que vimos nas GeForce RTX 30 e RTX 40 (Imagem: Divulgação/NVIDIA)

Já o novo padrão de imagens permitirá a transferência de até 80 Gbps, o dobro do popular HDMI 2.1. Na prática, isso significa que as novas soluções gráficas da NVIDIA trarão suporte nativo a resoluções de até 16K com HDR e 60Hz, podendo alcançar taxas de atualizações insanas em resoluções mais baixas.

O anúncio reforçou rumores de que a NVIDIA apresenterá as novas placas de vídeo da série RTX 50 no evento que acontece em Las Vegas dos dias 7 a 10 de janeiro. Obviamente, a empresa se mantém em silêncio a respeito do que mostrará na ocasião.

  • Leia mais: GeForce RTX 5090 e 5080 serão anunciadas na CES 2025; veja especificações

Quais outras novidades a NVIDIA pode apresentar na CES?

Além da nova família de placas de vídeo focadas em jogos para desktops, há a possibilidade de a NVIDIA apresentar as variantes mobile dessas GPUs. Apesar de historicamente a companhia usar a CES como palco para essas soluções, desta vez há certa desconfiança de que isso ocorra em um segundo momento, sobretudo devido à falta de concorrência da AMD — que recentemente mudou seus planos e tentará uma nova abordagem de mercado.

Outra possibilidade é que Jensen Huang use parte do tempo da palestra para apresentar novas GPUs focadas em inteligência artificial. A empresa já confirmou que lançará uma nova linha de GPUs de IA para suceder as atuais H100 e H200 da família Hopper, extremamente bem-sucedidas na indústria.

Se for esse o caso, devemos ter o primeiro vislumbre de como serão as novas GPUs para IA baseadas na arquitetura Rubin. Com estreia marcada para 2025, essa nova arquitetura também deve ser empregada em placas de vídeo gamer em 2026, sucedendo as vindouras RTX 50.

Jensen Huang e sua jaqueta de couro podem apresentar mais novidades da NVIDIA além das aguardadas RTX 50 (Imagem: Divulgação/NVIDIA)

Quando será a palestra da NVIDIA na CES 2025?

A palestra de abertura da CES 2025 conduzida pelo CEO da NVIDIA, Jensen Huang, acontecerá na segunda-feira, dia 6 de janeiro de 2025. A apresentação está marcada para começar às 22h30 no Horário de Brasília.

Ainda não foi divulgado se a keynote será exibida online, nem em quais plataformas isso poderia acontecer. A expectativa é que isso seja anunciado nas próximas semanas, à medida que nos aproximamos da CES 2025.

A CES 2025 acontece em Las Vegas nos dias 7 a 10 de janeiro de 2025.

Leia mais matérias no ItechNews .