O aplicativo do Gemini no Android deve ganhar mais opções para controlar o aparelho em breve: o Google desenvolve extensões que permitem fazer ligações, tirar fotos e gerenciar dispositivos de casa inteligente pelo assistente de IA. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Google Fotos vai facilitar processo para esconder rostos de pessoas

A informação é do site AndroidAuthority, que encontrou dados sobre as novas extensões no código do app do Google. Ao todo, seis novas extensões devem chegar ao Gemini em breve, incluindo três opções que ainda não foram anunciadas pela empresa — Google Home, Telefone e Utilidades. 

Os complementos da Agenda, do Keep e do Tarefas completam a lista, mas já tinham sido anunciados pela Gigante de Mountain View anteriormente.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Gemini poderá ligar, tirar fotos e controlar a casa

A matéria original também publicou uma prévia de como cada novidade deve aparecer no Gemini. No caso do Google Home, seria possível usar o assistente de IA para controlar lâmpadas e interruptores, com prompts para acender ou desligar a luz de um ambiente ou ajustar a temperatura. 

Gemini pode receber extensões para controlar o celular (Imagem: Reprodução/Android Authority)

A extensão do Telefone permite iniciar chamadas a partir de uma conversa com a IA. Ainda não existem exemplos de prompts, mas é provável que a pessoa consiga pedir para o app ligar a um contato no mesmo estilo do antigo Google Assistente.

Por fim, o complemento Utilidades deve otimizar o Gemini para realizar tarefas básicas do aparelho, como tirar fotos, abrir apps ou ajustar o volume sem a necessidade de abrir outro aplicativo para isso.

Por enquanto, todos os recursos ainda estão em desenvolvimento, então não há uma previsão de chegada no app para Android.

Gemini com cara de assistente

As possíveis novidades levam muitas funções do antigo Google Assistente para o Gemini e preenchem uma lacuna que existe desde o lançamento do chatbot para Android. Vale lembrar que o sistema só permite ativar um assistente por vez, então as pessoas precisavam escolher entre usar o Gemini para acessar os recursos de IA generativa ou manter a versão antiga para controlar o celular com a voz. 

As novas extensões poderiam representar uma transição do Google Assistente para consolidar o Gemini como a IA definitiva do Android, combinando as respostas de IA generativa com funções para gerenciar o aparelho. 

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
  • Passar horas vendo memes e bobagens na internet deteriora o cérebro
  • 5 motivos para não comprar o Fastback Abarth
  • SDCC 2024 | Robert Downey Jr. será Dr. Destino em novo Vingadores
  • Apple Intelligence será lançado apenas no iOS 18.1, sugere vazamento
  • Como a CIA “sequestrou” uma sonda lunar soviética