Uma nova atualização do Google Drive promete tornar mais ágil o processo de sincronização de arquivos com a nuvem no desktop, especialmente para arquivos mais pesados. A novidade foi publicada pelo próprio Google no blog Workspace Updates. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • IA do Google ganha integração com PDFs no Drive; veja como usar
  • Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático

Com essa atualização — exclusiva para a versão desktop, ou seja, apenas para computadores —, o Google Drive recebe suporte para a função “differential uploads”, ou “uploads diferenciais”. Isso permite que apenas partes alteradas de um arquivo sejam sincronizadas com a nuvem, tornando o envio mais ágil, principalmente para arquivos maiores. 

Em termos mais simples, o Drive passa a sincronizar apenas a parte modificada de um arquivo. Isso permite que apenas uma parcela do upload seja necessária, não o arquivo na totalidade. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Essa função é aguardada há tempos pelos usuários e está disponível para todos os usuários, desde clientes do Workspaces até contas pessoais. No entanto, o update é válido apenas para a versão desktop, e não há previsão para ser disponibilizada em outras plataformas ou dispositivos. 

Uploads diferenciais tornará a sincronização com a nuvem mais ágil (Imagem: Divulgação/Google)

Apesar de a novidade só chegar agora para os usuários do Google Drive, o recurso de uploads diferenciais não é nenhuma novidade, e quem usa o Microsoft OneDrive, por exemplo, já tem acesso a este recurso desde 2020. 

No documento de atualização, o Google complementa que o recurso está em fase de implementação e pode levar alguns dias até que todos os usuários do Drive sejam contemplados com a novidade. 

 

Leia mais matérias no ItechNews .